Excel – Conversão para arquivo CSV

O que é

O CSV é um implementação particular de arquivos de texto separados por um delimitador, que usa a vírgula e a quebra de linha para separar os valores. O formato também usa as aspas em campos no qual são usados os caracteres reservados (vírgula e quebra de linha). Essa robustez no formato torna o CSV mais amplo que outros formatos digitais do mesmo segmento.

O tornou-se uma alternativa mais estruturada frente aos arquivos textos tradicionais e binários, usados em aplicações legadas, geralmente escritas em C, C++ e outras linguagens da época. Esse formato não segue o formalismo de apresentação de arquivos separados por tabulação, sendo mais direcionados para troca de dados entre sistemas.

Exemplo

O Excel suporta nativamente leitura de arquivos no formato CSV. Um arquivo CSV em um computador Windows com o Excel instalado geralmente aparece da seguinte forma:

conversaocvs1

Este arquivo aberto no bloco de notas tem o seguinte formato:

conversaocvs4

Abra este arquivo no Microsoft Excel para ver o resultado:

conversaocvs2

Abrir o arquivo pode ser feito tanto pelo Windows como através da caixa de diálogo Arquivo->Abrir, selecionando na caixa Arquivos do Tipo a opção “Arquivos de texto (*.prn;*.txt;*.csv)”. A edição do arquivo transcorre normalmente. Porém, ao tentar salvá-lo, o Excel apresenta a seguinte mensagem:

conversaocvs3

Naturalmente como em arquivos texto, ao tentar salva os dados no formato CSV, este não poderá manter funcionalidades como fórmulas e outros recursos disponibilizados pelo Microsoft Excel. Também da mesma forma que faz com arquivos XML, o Excel trabalha com o arquivo desvinculado, ou seja, ele faz uma importação dos dados do arquivo CSV para possibilitar o trabalho dentro de uma planilha, sendo necessário salvá-lo explicitamente como CSV porteriormente.

Da mesma forma que importa, o Excel também exporta arquivos para o formato CSV, seguindo as mesmas regras de limitação já descritas.

Para fazê-lo, crie o seguinte arquivo no Excel:

conversaocvs6

Para salvar este arquivo como CSV, vá até o menu Arquivo->Savlar como. Na caixa salvar como tipo, selecione a opção CSV (separado por vírgulas) (*.csv).

conversaocvs7

Dê o nome de arquivo e salve-o em alguma pasta de seu disco. Abrir este arquivo no bloco de notas nos mostrará o seguinte resultado:

conversaocvs5

Conclusão

Desta forma, vemos que o Excel possibilita o trabalho completo com arquivos CSV. Ainda é comum encontrar sistemas que trabalham com este tipo de arquivo, ou até mesmo sistemas atuais. Aplicativos de WebMail por exemplo, costumam exportar listas de contato para arquivos o tipo CSV.

Este também pode ser uma opção para transmitir informações para outros usuários que por ventura não possuam o Microsoft Excel instalado.

Comentários

comentários