Consulta CEP Correios usando Selenium VBA

Olá a todos amigos do blog.

Antes de entrarmos ao assunto, quero agradecer ao Tomás. Uma das coisas que eu acho muito bacana nesse fórum e, por esse motivo sempre estou presente, é a forma como o Webmaster Tomás administra a relação com os usuários. Quando damos sugestões sobre determinado assunto, ele não finge interesse não, ele abraça a causa, desde que seja nobre. Muito obrigado pela consideração com os usuários.

Voltando ao assunto deste tópico, no mês passado o Tomás publicou exemplos com artigos e vídeos, da ferramenta Selenium VBA, onde é possível substituir a velha conhecida biblioteca Microsoft Internet Control, o que torna o uso dessa biblioteca muito interessante.

Então, com o objetivo de aprender um pouco mais sobre esta ferramenta, além de desenvolver melhor conhecimento sobre a Plataforma Web, resolvi desenvolver uma planilha modelo, para acessar o site dos correios e realizar a consulta de CEP´s e Logradouros. Os resultados da consulta são retornados para o formulário, alimentando o nosso velho conhecido ListView.

Em relação aos controles e componentes do MS Excel, não tem nenhuma novidade. O intuito mesmo foi o de explorar todas as possibilidades do Selenium VBA, para automatização de procedimentos/processos envolvendo integração do MS Excel com ferramentas/aplicações Web.

Para os usuário que ainda não tiveram o contato direto com o material falando sobre o Selenium VBA, seguem os links:

– Fórum: http://www.tomasvasquez.com.br/forum/viewtopic.php?f=23&t=4161
– Blog: https://www.tomasvasquez.com.br/blog/microsoft-office/excel/vba-interagindo-com-paginas-web-com-o-selenium-webdriver
– YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=hk-65p2ivvQ&feature=youtu.be

Espero que gostem do modelo e discutam muito sobre sua utilização.

Abaixo algumas capturas de tela da aplicação:

Screenshot 2016-01-08 11.34.21

Screenshot 2016-01-08 11.36.03

Selenium VBA – Busca Cep Correios.zip
Ferramenta de Consulta a CEP´s/Logradouros, direto do site dos Correios.(47.46 KiB)

Comentários

comentários