Dicas – Localizando o Processo que está usando o arquivo

Sabe aquelas vezes em que você tenta excluir uma pasta ou arquivo no Windows e recebe a famosa mensagem de erro:

Ótimo. Em alguns casos, até conseguimos resolver o problema pois é óbvio saber qual programa está travando o arquivo, como um arquivo .doc que pode ser o Word, ou um .mp3 que o Media Player ou Winamp estejam “segurando”.

Mas em alguns casos não há santo que ajude a saber quem está segurando o arquivo.  A solução quase infalível é reiniciar o computador, o que em algumas situações é inviável. Bom, um programinha conhecido da maior parte dos MSGeeks, o Process Explorer, ajuda a encontrar o dito processo que bloqueia o arquivo.

Abrindo um parênteses sobre o Process Explorer, ele faz parte do Windows Sysinternals, um conhecido pacote de aplicativos disponibilizado pela Microsoft focado para administradores de rede que disponibiliza ferramentas de análise avançadas. No caso, o Process Explorer pode ser considerar um Gerenciador de Tarefas “tunado”. Existe várias ferramentas, mas vamos nos ater a ele. Para saber mais:

http://technet.microsoft.com/en-us/sysinternals/bb896653.aspx

Na janela do Process Explorer, basta ir ao menu Find->Find Handle or DLL… Uma caixa de diálogo de busca é aberta. Basta digitar o nome do arquivo ou pasta que quer excluir para ser mostrada uma lista dos aplicativos que estão travando o arquivo:

Um duplo clique na linha fará com que você vá para uma janela em que todos os arquivos processo que bloqueiam arquivos podem ser vistos. Nele, basta seleciona o processo que está travando o arquivo, clicar com o direito e selecionar Close Handle:

Voilá! Seu arquivo está livre!

Bom proveito!

Referências:

http://windowsxp.mvps.org/processlock.htm