Bom dia a todos!!
Estou com um problema e imaginei que alguem aqui poderia me ajudar.
Estou construindo uma base de dados e antes de começa-la efetivamente eu preciso escolher o software a usar.
Na minha empresa eu tenho disponiveis os:
Excel
Access
ORACLE
BDBDesigner 4
File Make Pro
OpenOffice.org
Preciso, antes de começar, apresentar um quadro comparativo entre eles. Procurei na internet informações, mas não é muito facil de encontar.
Entao a pergunta é, se alguem trabalha, ou jah trabalhou com algum destes e sabe me informar detalhes referentes à:
Velociade de operação
Facilidade de adicionar colunas e tabelas (apos termino do programa)
simplicidade de operação
Entradas e Saidas possiveis
Eu sei que é muita coisa, mas qualquer informaçãozinha que alguem tiver ja sera excelente.
Muito Obrigado
Abraços
Wolmy Neto
Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E
https://youtu.be/diWPPPhW-9E
Comparativo
Re: Comparativo
Wolmy,
Realmente, é muita coisa. Na verdade, a comparação entre eles nem é válida, já que em alguns casos são softwares com propósitos diferentes. Outros, apesar de serem para o mesmo propósito, são dimensionalmente incompatíveis. Vamos separar:
Excel
Open Office
São suítes de escritório. Diferenciam em muito das outras em concepção. Apesar do fórum e os exemplos do site tratarem o Excel como banco de dados, seu uso é recomendado para pequenos negócios.
Access
ORACLE
BDBDesigner 4
File Maker Pro
Aqui temos uma homogeneidade de propósito, mas não de dimensões. Minha opinião em cada um deles:
Access - Para pequenos negócios. Suficiente para empresas até 50 a 100 funcionários, apesar de suportar 255 usuários simultâneos, mas bancos de dados muito grandes começam a falhar. Recomendaria 1 programador Access para cada 30 usuários do sistema. O preço para rodar é ter a licença do Access na máquina do cliente. Há a alternativa de instalar um client nas máquinas clientes reduzindo o custo, mas as ferramentas de desenvolvimento ficam um pouco mais caras. Um programador Access tem um custo médio do mercado atualmente.
ORACLE - Não tem comparação. É um sistema gerenciador de banco de dados de peso, o melhor do mercado por assim dizer. Sua licença é caríssima, e se for o caso da sua empresa possuí-la, usaria-o sem pensar. Ele goza de uma série de recursos de administração. O problema é que, para usar o Oracle, você precisa saber usar o Oracle, MESMO! Um profissional Oracle é muito caro no mercado de trabalho, mas tem bastante, e caso for interesse da empresa, é possível formar um através de cursos oficiais e certificações. Porém, sua empresa jamais terá problemas com quantidade, velocidade e indisponibilidade, tamanha a estabilidade do sistema. Claro, isso depende de um bom servidor que o sustente, e precisa ser um belo servidor. Ele tem a possibilidade de programar diretamente nele via Oracle Forms (algumas pitadas de Java), mas o mais comum é usar uma linguagem externa, mantendo-o como a camada de persitência. Seria a primeira escolha sem pensar.
BDBDesigner 4 - Nunca ouvi falar. Avalie o número de profissionais do mercado que conhecem a ferramenta.
File Maker Pro - Parece bom. Ficou famoso por ser um dos primeiros a ser portado para MAC OS. Até me arriscaria explorá-lo, mas com o Oracle em mãos, não faria sentido. Faça a mesma consideração o mercado acima.
Esse é um panorama geral. Não se prenda a isso. Considere a realidade da empresa, os profissionais e competências disponíveis e principalmente outras opiniões a respeito.
Espero ter colaborado.
Abraços
Realmente, é muita coisa. Na verdade, a comparação entre eles nem é válida, já que em alguns casos são softwares com propósitos diferentes. Outros, apesar de serem para o mesmo propósito, são dimensionalmente incompatíveis. Vamos separar:
Excel
Open Office
São suítes de escritório. Diferenciam em muito das outras em concepção. Apesar do fórum e os exemplos do site tratarem o Excel como banco de dados, seu uso é recomendado para pequenos negócios.
Access
ORACLE
BDBDesigner 4
File Maker Pro
Aqui temos uma homogeneidade de propósito, mas não de dimensões. Minha opinião em cada um deles:
Access - Para pequenos negócios. Suficiente para empresas até 50 a 100 funcionários, apesar de suportar 255 usuários simultâneos, mas bancos de dados muito grandes começam a falhar. Recomendaria 1 programador Access para cada 30 usuários do sistema. O preço para rodar é ter a licença do Access na máquina do cliente. Há a alternativa de instalar um client nas máquinas clientes reduzindo o custo, mas as ferramentas de desenvolvimento ficam um pouco mais caras. Um programador Access tem um custo médio do mercado atualmente.
ORACLE - Não tem comparação. É um sistema gerenciador de banco de dados de peso, o melhor do mercado por assim dizer. Sua licença é caríssima, e se for o caso da sua empresa possuí-la, usaria-o sem pensar. Ele goza de uma série de recursos de administração. O problema é que, para usar o Oracle, você precisa saber usar o Oracle, MESMO! Um profissional Oracle é muito caro no mercado de trabalho, mas tem bastante, e caso for interesse da empresa, é possível formar um através de cursos oficiais e certificações. Porém, sua empresa jamais terá problemas com quantidade, velocidade e indisponibilidade, tamanha a estabilidade do sistema. Claro, isso depende de um bom servidor que o sustente, e precisa ser um belo servidor. Ele tem a possibilidade de programar diretamente nele via Oracle Forms (algumas pitadas de Java), mas o mais comum é usar uma linguagem externa, mantendo-o como a camada de persitência. Seria a primeira escolha sem pensar.
BDBDesigner 4 - Nunca ouvi falar. Avalie o número de profissionais do mercado que conhecem a ferramenta.
File Maker Pro - Parece bom. Ficou famoso por ser um dos primeiros a ser portado para MAC OS. Até me arriscaria explorá-lo, mas com o Oracle em mãos, não faria sentido. Faça a mesma consideração o mercado acima.
Esse é um panorama geral. Não se prenda a isso. Considere a realidade da empresa, os profissionais e competências disponíveis e principalmente outras opiniões a respeito.
Espero ter colaborado.
Abraços