Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

Comparativo

wolmyneto
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 7
Registrado em: Qui Fev 18, 2010 12:34 pm

Comparativo

Mensagem por wolmyneto »

Bom dia a todos!!
Estou com um problema e imaginei que alguem aqui poderia me ajudar.
Estou construindo uma base de dados e antes de começa-la efetivamente eu preciso escolher o software a usar.
Na minha empresa eu tenho disponiveis os:
Excel
Access
ORACLE
BDBDesigner 4
File Make Pro
OpenOffice.org
Preciso, antes de começar, apresentar um quadro comparativo entre eles. Procurei na internet informações, mas não é muito facil de encontar.
Entao a pergunta é, se alguem trabalha, ou jah trabalhou com algum destes e sabe me informar detalhes referentes à:
Velociade de operação
Facilidade de adicionar colunas e tabelas (apos termino do programa)
simplicidade de operação
Entradas e Saidas possiveis

Eu sei que é muita coisa, mas qualquer informaçãozinha que alguem tiver ja sera excelente.
Muito Obrigado
Abraços
Wolmy Neto


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: Comparativo

Mensagem por webmaster »

Wolmy,

Realmente, é muita coisa. Na verdade, a comparação entre eles nem é válida, já que em alguns casos são softwares com propósitos diferentes. Outros, apesar de serem para o mesmo propósito, são dimensionalmente incompatíveis. Vamos separar:

Excel
Open Office

São suítes de escritório. Diferenciam em muito das outras em concepção. Apesar do fórum e os exemplos do site tratarem o Excel como banco de dados, seu uso é recomendado para pequenos negócios.

Access
ORACLE
BDBDesigner 4
File Maker Pro

Aqui temos uma homogeneidade de propósito, mas não de dimensões. Minha opinião em cada um deles:

Access - Para pequenos negócios. Suficiente para empresas até 50 a 100 funcionários, apesar de suportar 255 usuários simultâneos, mas bancos de dados muito grandes começam a falhar. Recomendaria 1 programador Access para cada 30 usuários do sistema. O preço para rodar é ter a licença do Access na máquina do cliente. Há a alternativa de instalar um client nas máquinas clientes reduzindo o custo, mas as ferramentas de desenvolvimento ficam um pouco mais caras. Um programador Access tem um custo médio do mercado atualmente.
ORACLE - Não tem comparação. É um sistema gerenciador de banco de dados de peso, o melhor do mercado por assim dizer. Sua licença é caríssima, e se for o caso da sua empresa possuí-la, usaria-o sem pensar. Ele goza de uma série de recursos de administração. O problema é que, para usar o Oracle, você precisa saber usar o Oracle, MESMO! Um profissional Oracle é muito caro no mercado de trabalho, mas tem bastante, e caso for interesse da empresa, é possível formar um através de cursos oficiais e certificações. Porém, sua empresa jamais terá problemas com quantidade, velocidade e indisponibilidade, tamanha a estabilidade do sistema. Claro, isso depende de um bom servidor que o sustente, e precisa ser um belo servidor. Ele tem a possibilidade de programar diretamente nele via Oracle Forms (algumas pitadas de Java), mas o mais comum é usar uma linguagem externa, mantendo-o como a camada de persitência. Seria a primeira escolha sem pensar.
BDBDesigner 4 - Nunca ouvi falar. Avalie o número de profissionais do mercado que conhecem a ferramenta.
File Maker Pro - Parece bom. Ficou famoso por ser um dos primeiros a ser portado para MAC OS. Até me arriscaria explorá-lo, mas com o Oracle em mãos, não faria sentido. Faça a mesma consideração o mercado acima.

Esse é um panorama geral. Não se prenda a isso. Considere a realidade da empresa, os profissionais e competências disponíveis e principalmente outras opiniões a respeito.

Espero ter colaborado.

Abraços


Responder