Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

Sim, é possível transformar seus arquivos em .EXE

Dicas dos mais variados tipos, necessidades, angústias, enfim
Guima
Consultor
Consultor
Mensagens: 242
Registrado em: Sex Out 30, 2009 6:10 am

Sim, é possível transformar seus arquivos em .EXE

Mensagem por Guima »

Para quem conhece, já devem saber que é uma ótima ferramenta. Para quem não conhece, vai ficar tão surpreso quanto eu ao descobrir que é sim possível criar um .EXE de um arquivo em Excel, FANTÁSTICO !!! Acessem o link e baixem a versão trial.


http://xcellcompiler.com/


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: Sim, é possível transformar seus arquivos em .EXE

Mensagem por webmaster »

Bola dentro Guima!

Mais uma para a série "Projeta seus aplicativos em VBA". Gostaria de colocar no blog?

Abraços


Avatar do usuário
Mauro Coutinho
Jedi
Jedi
Mensagens: 1561
Registrado em: Sáb Mar 13, 2010 8:10 pm
Localização: São José dos Pinhais - Pr

Re: Sim, é possível transformar seus arquivos em .EXE

Mensagem por Mauro Coutinho »

Guima, uma outra opção em Portugues e Gratuita para pessoas fisicas, é um que indiquei no Forum da Info, não sei se você chegou a testa-lo, pois não obtivemos mais respostas da solicitante.

Como abrir planilha excel a partir de um arquivo batch
http://info.abril.com.br/forum/viewtopi ... ndo#p26470

CONVERSOR DE XL PARA EXE
http://cpap.com.br/orlando/XLtoEXEMais.asp

Este utilitário converte arquivos do Excel de formato XL original para formato EXE (converte XLS para EXE, converte XLA para EXE, converte Excel para EXE). Como os arquivos XLs, os arquivos EXEs criados não são independentes do Excel, mas permitem que você defina propriedades do Excel antes de abrir, e melhore a portabilidade e funcionalidade de suas Pastas de Trabalho com ou sem macros e sem alerta de macros.
O conversor e qualquer arquivo convertido são auto-suficientes na presença da biblioteca do Office, nenhuma biblioteca extra é necessária e nem alterações na configuração de seu Excel ou Windows.


Testado no Microsoft Excel para Windows, versões 97 (Veja Obs.), 2000, 2002(XP), 2003, 2007 e 2010.

[]s


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: Sim, é possível transformar seus arquivos em .EXE

Mensagem por webmaster »

Pessoal,

Não cheguei a testar tais aplicativos, mas, para tirar a cisma, já tentaram abrir o .EXE produzido num programa como o WINRAR ou 7z? Qual o resultado?

Abraços


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Guima
Consultor
Consultor
Mensagens: 242
Registrado em: Sex Out 30, 2009 6:10 am

Re: Sim, é possível transformar seus arquivos em .EXE

Mensagem por Guima »

Mais uma para a série "Projeta seus aplicativos em VBA". Gostaria de colocar no blog?
Claro Tomás, vamos propagar o conhecimento e as informações !!!

Pessoal,

Não cheguei a testar tais aplicativos, mas, para tirar a cisma, já tentaram abrir o .EXE produzido num programa como o WINRAR ou 7z? Qual o resultado?
Tomás, eu já testei pelo Inno e WinRAR, mas o problema é sempre o mesmo. Eles criam um executável apenas para a instalação, depois o .xls fica exposto.

Guima, uma outra opção em Portugues e Gratuita para pessoas fisicas, é um que indiquei no Forum da Info, não sei se você chegou a testa-lo, pois não obtivemos mais respostas da solicitante.
Mauro eu me recordo que na época testei sim, mas lembro que esse do Orlando criava um setup apenas pra instalação, após isso, os arquivos continuavam como .xls. Por isso naquela época optei pelo InnoSetup.

Não sei se vc chegou a ver esse que citei. Mas ele converte VBA para código binário. Sendo que o arquivo .xls não fica instalado em local algum da máquina, apenas um arquivo executável. Sendo, agora sim posso dizer...rs, impossível quebrar a proteção.

Fui até o link que vc passou novamente para baixar e realizar novos testes, uma vez que o do Orlando é gratuito e o XCell Compilator é TRIAL, mas não encontrei o link para baixar, vc encontrou ?

Abraços


Avatar do usuário
Mauro Coutinho
Jedi
Jedi
Mensagens: 1561
Registrado em: Sáb Mar 13, 2010 8:10 pm
Localização: São José dos Pinhais - Pr

Re: Sim, é possível transformar seus arquivos em .EXE

Mensagem por Mauro Coutinho »

Guima, se rolar a pagina irá ver uma figura (triangulo) escrito Download e em frente o link, no serviço este tipo de link não é permitido, então não tenho como testa-lo :
Baixe a versão portuguesa aqui
http://cpap.com.br/orlando/includes/CDo ... p?Title=XL para EXE&File=XLtoEXE.exe

Eu não posso dizer muito sobre o mesmo pois não cheguei a testar, dei uma olhada rápida no link que sugeriu, assim que possivel vejo com mais calma.

Já que irá fazer os testes, pergunto, quando convertemos um Arquivo XLS para executável, fica uma cópia como Fonte ? Se precisar implementar o aplicativo com alterações nos códigos ou formulas, teremos que edita-lo e compilar novamente, então existe uma opção contrária para desconverte-lo para podermos fazer as alterações sem perder os registrois que já foram lançados ?

[]s


Guima
Consultor
Consultor
Mensagens: 242
Registrado em: Sex Out 30, 2009 6:10 am

Re: Sim, é possível transformar seus arquivos em .EXE

Mensagem por Guima »

Olá Mauro,
Guima, se rolar a pagina irá ver uma figura (triangulo) escrito Download e em frente o link, no serviço este tipo de link não é permitido, então não tenho como testa-lo :
Baixe a versão portuguesa aqui
http://cpap.com.br/orlando/includes/CDo ... p?Title=XL para EXE&File=XLtoEXE.exe
Sim, já havia visto, mas o link não leva a nenhum dowload, lembro até que naquela época que vc me mostrou havia, mas agora, não. Vc conseguiu baixar dessa vez ?

Já que irá fazer os testes, pergunto, quando convertemos um Arquivo XLS para executável, fica uma cópia como Fonte ? Se precisar implementar o aplicativo com alterações nos códigos ou formulas, teremos que edita-lo e compilar novamente, então existe uma opção contrária para desconverte-lo para podermos fazer as alterações sem perder os registrois que já foram lançados ?
Não sei se na versão paga isso é possível, mas na Trial infelizmente, não. Toda vez que implementar algo deverá compilar novamente. Caso não haja, penso que uma forma de diminuir a dor de cabeça nessa hora é criar dois arquivos, um como banco de dados e o outro como programa.

Depois poste seus comentários sobre seus testes. Eu estou testando e ficando cada vez mais surpreso, até mesmo simulando erros de compilação o arquivo se torna seguro. Uma falha que percebi é utilizando o "Application.Quit" e "ThisWorkbook.Close" e a forma de salvamento do arquivo. Dessa forma, o arquivo sempre criava uma cópia de recuperação do arquivo em .xls. Enviei o problema para o suporte deles e fui atendido absurdamente rápido. Me orientaram a trocar "Application.Quit" e "ThisWorkbook.Close" por:

Código: Selecionar todos

If Not frm is Nothing Then
frm.Hide
Unload.frm
End IF
Ps. Frm foi definido na função pública como um objeto

e utilizar o método "ThisWorbook.Saved = True" para salvamento.

O motivo eu não sei, caso alguém saiba, por favor esclareça, pois fiquei curioso....rs

Abraço a todos


Avatar do usuário
deciorocha
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 2
Registrado em: Sex Mai 13, 2016 12:24 pm
Contato:

Re: Sim, é possível transformar seus arquivos em .EXE

Mensagem por deciorocha »

Olá pessoal, tudo bem?
Pelo que entendi, o arquivo executável só funciona onde tem o Excel instalado, correto?
Supondo que vou distribuir uma planilha, com a intenção que haja uma data de vencimento para que a pessoa possa acessa-la até um determinado período, seria possível utilizar um executável em um arquivo que não contenha o Excel?


Avatar do usuário
Mikel Silveira Fraga
Jedi
Jedi
Mensagens: 1173
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 3:27 pm
Localização: Governador Valadares - MG
Contato:

Re: Sim, é possível transformar seus arquivos em .EXE

Mensagem por Mikel Silveira Fraga »

Décio Rocha, boa noite e seja bem vindo ao fórum.

Olha, não conheço as ferramentas que foram discutidas acima, mas sobre executar um arquivo do Excel sem o mesmo instalado, não é possível até onde sei.

No Access, existe um copilador em tempo real (MS Access RunTime). Esse pacote é instalado para simular os recursos existentes no aplicativo, sem que o mesmo seja instalado. Infelizmente isso serve apenas para Access.

Ainda não vi nada desse tipo para o Excel. Por outro lado, não duvido que algo desse nível possa ser criado. Existem muitos desenvolvedores que sacam muito, criando muita ferramenta de apoio para os aplicativos do MS Office.

Talvez em sites gringos, você consiga encontrar algo nesse sentido.


Avatar do usuário
deciorocha
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 2
Registrado em: Sex Mai 13, 2016 12:24 pm
Contato:

Re: Sim, é possível transformar seus arquivos em .EXE

Mensagem por deciorocha »

Mikel, obrigado por responder!!!

Entendo. Isto põe por terra minha ideia de enviar uma planilha para ser usada em máquinas que não contenham Excel.

Bom, por enquanto agradeço e vou testar bem o programa de conversão para EXE para chegar a alguma conclusão.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder