Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

Log com as Alterações nas Planilhas v 2003 - v 2007

Dicas dos mais variados tipos, necessidades, angústias, enfim
Avatar do usuário
Mauro Coutinho
Jedi
Jedi
Mensagens: 1561
Registrado em: Sáb Mar 13, 2010 8:10 pm
Localização: São José dos Pinhais - Pr

Re: Log com as Alterações nas Planilhas

Mensagem por Mauro Coutinho »

Anderson, o arquivo atualizado está perfeito, e funciona corretamente no Excel 2003, quanto a versão 2007, como eu já citei acima, não tenho esta versão para poder testar, então a maneira que encontrei foi pesquisar sobre a mesma e postei um link que poderia ser em relação a "Propriedade FileSearch", vou ver se consigo uma cópia ou algum PC que tenha o 2007 e ver o que dá para fazer.

Quanto a sua dica, a mesma é valida, e o que postei foi um de vários exemplos que podemos fazer, lógico que o arquivo texto criado teria de ficar em um diretório diferente, e o projeto VBA protegido, coisa que mesmo com as gravações na própria planilha não são 100%, se não me engano aqui no Forum, já teve colegas que implementaram esse código em outro aplicativo da maneira que sugeriu, vou ver se encontro o link e posto aqui.

[]s


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
Mauro Coutinho
Jedi
Jedi
Mensagens: 1561
Registrado em: Sáb Mar 13, 2010 8:10 pm
Localização: São José dos Pinhais - Pr

Re: Log com as Alterações nas Planilhas

Mensagem por Mauro Coutinho »

joseA escreveu:Baixei hoje e abriu normalmente, agora quanto aos arquivos do tópico viewtopic.php?f=6&t=768&hilit=Log+Altera%C3%A7%C3%A3o não estão abrindo, na sua maioria. Mauro não terias como atualizar??
José, em uma procura rápida não encontrei cópia destes arquivos no PC que estou usando no momento, depois vou dar uma olhada em outros Pcs que costumo usar e ver se encontro, se não só pedindo em PVT aos colegas que postaram os mesmos.

Anderson, neste tópico que o José mencionou os arquivos gravavam os logs em uma aba na propria pasta, vou ver se consigo estes arquivos.

abraços


sousa.bts
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 1
Registrado em: Seg Mai 09, 2011 1:27 pm

Re: Log com as Alterações nas Planilhas

Mensagem por sousa.bts »

Olá pessoal, primeiramente boa tarde....

Estava pesquisando na NET sobre log's em planilhas, semelhante estas que estão em discurssão aqui no forum, então baixei essa planilha e funcionou corretamente. Só que quando eu copio o código dessa macro e crio uma nova em outra planilha da um erro "424" qndo eu executo a macro. oq será q esta acontecendo?? (desculpe mas tenho pouco conhecimento).

Fato é que tenho umas planilhas que eu disponibilizo em rede e esse código de logs pra mim seria perfeito pois seria muito bom eu saber qm fez alguma alteração por ultimo e como são muitas pessoas e muitos pcs, essa macro seria ótimo.

Será q alguem poderia me ensinar como proceder?

Desde ja agradeço grandemente....

abraços


Avatar do usuário
Mauro Coutinho
Jedi
Jedi
Mensagens: 1561
Registrado em: Sáb Mar 13, 2010 8:10 pm
Localização: São José dos Pinhais - Pr

Re: Log com as Alterações nas Planilhas

Mensagem por Mauro Coutinho »

Souza, como diz que o exemplo está funcionando, então deve estar usando o excel 2003.
Quanto ao erro, pelo que entendi de sua postagem, você está criando um novo arquivo e, não deve estar copiando todas as rotinas, alem dos Módulos e o Formulário, você tem de copiar as rotinas que estão nos Eventos das Abas e no Evento do Workbook.

[]s


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
Mauro Coutinho
Jedi
Jedi
Mensagens: 1561
Registrado em: Sáb Mar 13, 2010 8:10 pm
Localização: São José dos Pinhais - Pr

Re: Log com as Alterações nas Planilhas v 2003 - v 2007

Mensagem por Mauro Coutinho »

Colegas,

Com a colaboração do colega Edson Faria do Forum Planilhando, cheguei a concluir uma versão para funcionar no Excel 2007, alias, se precisar que esta versão funcione no Excel 2003 e tambem no excel 2007, é usar a Opção "SALVAR COMO", e em Tipo, selecionar "PASTA DE TRABALHO EXCEL 97 - 2003 XLS", o novo arquivo irá funcionar em ambas as versões sem precisar alterar as rotinas.

Fiz outra adaptação , alterando o LISTBOX para LISTVIEW.
LogAlteracao v2007.rar
Cria Arquivos Logs das alterações nas planilhas
(39.06 KiB) Baixado 1122 vezes

Façam os testes e qualquer coisa retornem.

abraços


Miguel Souza
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 2
Registrado em: Qui Nov 17, 2011 9:17 am

Re: Log com as Alterações nas Planilhas v 2003 - v 2007

Mensagem por Miguel Souza »

Thomas,Mauro, Edson e demais membros do forum.
Bom dia,

Trabalho com planilhas excel 2007 e tenho perdido dados com frequencia.Encontrei esta rotina, mas desculpem-me pela absoluta ignorancia e falta de contato com macros. Baixei o arquivo com a planilha "Log de alteracoes 2007" mas realmente nao consegui implanta-la no minha planilha atual. Duvidas:
E possivel implantar esta rotina na minha planilha atual?
Quando eu solicito para exibir o log copio e coloco onde?

Desculpe, sei que sao duvidas muito incipientes e iniciais. Ficaria grato se puderem me ajudar com um be-a-ba basico tipo tutorial.

abcs,

Miguel


Avatar do usuário
Mauro Coutinho
Jedi
Jedi
Mensagens: 1561
Registrado em: Sáb Mar 13, 2010 8:10 pm
Localização: São José dos Pinhais - Pr

Re: Log com as Alterações nas Planilhas v 2003 - v 2007

Mensagem por Mauro Coutinho »

Miguel, desculpe a demora em responder.

Como diz não ter initmidade com VBA - MACROS, vou tentar explicar passo a passo como proceder :

Primeiro : Abra os dois arquivos, o seu e o que baixou (LogAlteracao v2007.xlsm), nesta fase pode ignorar a opção do aviso de segurança, não precisa Habiltar o Conteúdo:

Segundo : tecle ALT + F11 e aparecerá a Janela do VBA conforme abaixo, onde temos os nomes dos dois arquivos:
Tela1.JPG
Tela1.JPG (47.55 KiB) Exibido 22985 vezes
Terceiro : Veja que do lado esquerdo em VBAProject(LogAlteracao v2007.xlsm) temos Formulário e Modulos, então selecione um por um e arraste para VBAProject(TesteNovo.xlsm), ficando :
Tela2.JPG
Tela2.JPG (45.9 KiB) Exibido 22985 vezes
Feito isto, de dois Cliques em EstaPasta_de_Trabalho em VBAProject(LogAlteracao v2007.xlsm), e copie todas as linhas, depois de dois Cliques novamente EstaPasta_de_Trabalho mas agora em VBAProject(TesteNovo.xlsm) e cole os códigos.
Com isto copiamos os códigos que serão executados quando abrirmos e fechamos o Arquivo.

Agora, para podermos gerar os Logs, devemos colocar as instruções no Evento de cada Aba que desejamos que seja capturado as alterações, para isto, na Aba que desejar, Selecione-a clicando com o Botão Direito e escolha Exibir Código e cole as rotinas abaixo :

Código: Selecionar todos

Private Sub Worksheet_Change(ByVal Target As Excel.Range)
Dim i As Integer

    For i = 1 To Target.Count
        Log i, Target(i).Value, Target(i).Address(False, False), ActiveSheet.Name
    Next i
    
End Sub

Private Sub Worksheet_SelectionChange(ByVal Target As Excel.Range)
Dim i As Integer

    ReDim GlbOLdValue(Target.Count)
    
    For i = 1 To Target.Count
        GlbOLdValue(i) = Target(i)
    Next i
    
End Sub
Feche a Janela do VBA voltando para a planilha, adicione um Botão e associe a rotina Exibir_Logs:

Feche e Salve o Arquivo, e se acompanhou os passos, quando abrir o novo arquivo, habilite as macros e a cada alteração que fizer na aba que colocou a rotina será gravado no Log, lembrando que o Log.txt é criado no mesmo local onde se encontra o arquivo, apos efetuar alguma alteração, ckique no botão que criou e será exibido o Formulário.

Espero ter sido claro, faça os testes e qualquer duvida retorne.

[]s


Julio Cesar
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 1
Registrado em: Ter Jan 17, 2012 3:28 pm

Re: Log com as Alterações nas Planilhas v 2003 - v 2007

Mensagem por Julio Cesar »

Boa Tarde, sei que já se passaram muito tempo desde a postagem desse material, mas é justamente por isso que estou entrando em contato, estou tentando colocar essa planilha para funcionar no excel 2010 mas não consigo, acusa erro de compatibilidade, será que poderiam me ajudar a converte-la..
essa ferramenta de identificação da pessoa que esta acessando e quaias as alterações que foram feitas é fenomenal, justamente o que preciso.
Obrigado pela atenção e aguardo um retorno.


Avatar do usuário
Mauro Coutinho
Jedi
Jedi
Mensagens: 1561
Registrado em: Sáb Mar 13, 2010 8:10 pm
Localização: São José dos Pinhais - Pr

Re: Log com as Alterações nas Planilhas v 2003 - v 2007

Mensagem por Mauro Coutinho »

Julio, seja bem vindo ao Forum.

Quanto a questão da compatibilidade, eu ainda não tenho a v 2010, por tanto não tenho como adaptar o modelo para esta versão.

Enquanto aguardamos alguem que tenha esta versão, sugiro postar qual as mensagens de erro que dão e em quais linhas, assim podemos pesquisar e ver se solucionamos.

Se pesquisar no Google por incompatibilidade excel 2007 e 2010 encontrara varios links.

Por hora é o que posso dizer.

[]s


Viviane
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 1
Registrado em: Qua Fev 29, 2012 5:06 pm

Re: Log com as Alterações nas Planilhas v 2003 - v 2007

Mensagem por Viviane »

Caros colegas, não sou programadora mas consegui, por meio das excelentes explicações do Coutinho 'instalar o log na v 2010', muito obrigada. O que eu quero mudar, e peço ajuda de vocês: como esconder ou colocar em outra pasta os arquivos gerados pelo LOG para que ninguem os veja, e consequentemente os delete?


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder