Página 1 de 1

Plataforma p/ Desenvolvimento

Enviado: Qui Abr 05, 2012 10:39 am
por Mikel Silveira Fraga
Bom dia a todos.

Estive vendo outro dia o desenvolvimento de um sistema de controle de prestação de contas feito pela ferramenta chamada Flex e fique fascinado com o designer que pode-se alcançar com sua utilização.

Sei que ela utiliza um suporte de PHP no desenvolvimento, mas não sei bem como funciona.

Estou querendo expandir um pouco do meu conhecimento para Web, mas não sei bem por onde começar, se pego um Java ou PHP, se já posso passar direto para o novíssimo HTML5/CSS3, ou se tem alguma outra linguagem/plataforma que possa iniciar.

Tenho uma noção básica e arcaica de HTML, nada mais. Digo arcaíca porque trabalhei com HTML em 97/98.

Aguardo orientações e sugestões.

Abraços a todos.

Re: Plataforma p/ Desenvolvimento

Enviado: Qui Abr 05, 2012 5:07 pm
por webmaster
Mikel,

Quando você diz Flex, quer dizer Adobe Flex?

Abraços

Re: Plataforma p/ Desenvolvimento

Enviado: Sex Abr 06, 2012 7:43 pm
por Mikel Silveira Fraga
Tomas, realmente tem relação com o Adobe Flex, mas o software que foi utilizado no exemplo que vi era um chamado Eclipse OpenSource.

Pelo que entendi, o Flex somente da acesso aos objetos (formulários, botões, caixa de texto, etc...), claro que isso é ponto de vista meu que não entendo nada.

Abraços.

Re: Plataforma p/ Desenvolvimento

Enviado: Seg Abr 09, 2012 12:13 pm
por webmaster
Mikel,

Eclipse é uma IDE ou ambiente de programação de código aberto muito conhecido e utilizado por programadores de diversas linguagens, mas principalmente Java. PHP também é suportado.

Já tem ideia do que quer fazer? Que tipo de software quer produzir? Felizmente há opções de monte no mercado, boas e que vão lhe garantir uma boa carreira, dependendo do que for escolher.

No que puder ajudar, estamos aí, mas saber o que deseja vai ajudar bastante.

Abraços

Re: Plataforma p/ Desenvolvimento

Enviado: Qua Abr 11, 2012 10:52 am
por Mikel Silveira Fraga
Tomaz, bom dia.

A minha ideia principal é desenvolver uma espécie de ERP que funcione via browser (internet explorer, opera, firefox, etc.), mas com o foco em gerenciamento de informações empresariais/industriais, tipo um controle de contas a pagar, RH, estoque, ordens de compras, ordens de serviços, ordens de produção, previsão de produção, etc.

Meu foco esta mais para o lado de ferramentas adm./ind., do que desenvolvimento de sites, porém utilizando um ambiente online.

Estou até com um bom material de PHP, mas em relação ao Java não saco nada. Já vi que existem várias versões do Java, não sei se cada um tem um foco específico ou tudo faz a mesma coisa de formas diferentes, mas sei também que ele possui uma linguagem muito parecido com o C, e eu tenho um pouco de noção da linguagem C, to enferrujado, mas é igual a andar de bicicleta, lembramos rápido.

Vou baixar e instalar o Eclipse em meu note e vou ver se consigo desenvolver alguma coisa com PHP e Java, mas pode ter certeza que estarei aqui a perguntar sobre essas dúvidas.

Ps: a plataforma .Net e C# da MS se encaixa em algum destes conceitos? Já dei uma olhada também no desenvolvimento em C# e achei mto bom, mas não prossegui devido a estas dúvidas.

Abraços.

Re: Plataforma p/ Desenvolvimento

Enviado: Qui Abr 12, 2012 3:48 pm
por webmaster
Mikel,

Definitivamente, a resposta para sua pergunta não é curta. Há muito para considerar, principalmente por conta da facilidade em que a internet proveu de aprender linguagens de programação com tanta facilidade, fica complicado dedicir qual a melhor opção para começar hoje.

ERP há aos montes, de vários tipos, tamanhos e tecnologias. Uma busca básica e verá que existem diversas opções no mercado. Para produzir algo parecido, será necessário uma experiência generosa nesta área e em programação. A parte boa é que os ERPs tem um modelo muito consagrado, portanto, não será preciso reinventar muita coisa.

Quanto a linguagens, se for Web, as opções mais conhecidas hoje, pelo menos falando em Brasil, são:

Java
PHP
ASP.NET
Ruby on Rails

Dentre estas, PHP e Ruby são quase exclusivas para a Web. Daí para frente a vertentes, como Desktop, onde Delphi ainda fala alto, mas .NET e Java tem seu espaço e Mobile, onde falamos de Android, iOS, Windows Phone/Mobile e Java ME, até mesmo Qt.

Quanto a seu aprendizado, o que mais vai tirar proveito é da lógica de programação. Com isso estabelecido, você a aplicará a cada uma dessas tecnologias e seus módulos em particular.

Quanto a ferramentas, mais um lado bom. Contamos com várias. Para PHP por exemplo, posso citar:

Aptana
Eclipse
NetBeans
Zend Framework

Fora editores ricos que não são IDEs, mas são ótimos para programar, como o Notepad++, Sublime, etc.

Quanto ao C#, a resposta é sim, mas é preciso focar no ASP.NET. De qualquer forma, tudo no curso de aplica a este.

A Web é uma selva. Você vai começar a ouvir nomes como Javascript, jQuery, frameworks CSS, Prototype, Node.js, enfim. Não se assuste. Uma hora acostuma.

Bem vindo ao time!

Re: Plataforma p/ Desenvolvimento

Enviado: Sex Abr 13, 2012 8:52 am
por Mikel Silveira Fraga
Tomas, bom dia.

Primeiro, queria muito mesmo agradecer as orientações que você passou no ultimo post desse tópico. Algumas das sugestões de softwares e linguagens orientadas eu já tinha conhecimento, mas outras não.

Você comentou sobre o ERP, que não será necessário reinventar e que no mercado existem várias opções. O problema que me levou a entrar um pouco de cabeça nesta área foi a necessidade encontrada onde trabalho. Temos uma ferramenta muito boa utilizada no controle das informações, mas que não atendem todas as áreas específicas, pois não foram comprados todos os módulos que atendessem a empresa em geral.

Devido a essa deficiência existente nestes setores e a facilidade de se utilizar o MS Excel, já que não existiu a necessidade de se instalar copiladores para desenvolvimento, percebi as possibilidades de se buscar melhorias nos processos de controle e monitoramento das informações.

O que aconteceu no final: voltei a tomar gosto pela coisa, gosto essa que já havia esquecido a algum tempo.

Claro, talvez eu tenha sido um pouco presunçoso quando disse que gostaria de desenvolver um ERP. Sei que preciso de muita experiência pra isso tudo, mas conseguindo apredizado suficiente para começar a resolver os problema existentes, o conhecimento para isso vai vir com a prática, assim espero.

Agora, a mudança de plataforma do MS Excel para uma nova linguagem, principalmente Web, se deve a restrição encontrada na plataforma de VBA, ou pelo menos quando converso com conhecidos que estão mais avançados no assunto de desenvolvimento, percebo que o VBA é muito limitado.

Entre as opções que você descreveu, acredito que eu vá procurar inicialmente o PHP, pois se encontra muito material na internet falando sobre ele, mas também vou dar uma procurada em material falando sobre Ruby, pois este eu não conhecia muito. Também quero ver se aprofundo um pouco em HTML5 e CSS3, para complementar esse conhecimento, apesar de não saber se consigo tirar um bom proveito destes dois complementos para o desenvolvimento de ferramentas adm/ind, como mencionado anteriormente.

Editores IDE´s, eu conheço o Eclipse e o NetBeans, mas vou dar uma olhada nos outros dois para saber se me adapto melhor em um ou no outro, como também quero ver se dou uma olhada nestes editores não IDE´s.

Bem, vamos ver onde vou parar com tudo isso e não se preocupe, quando resolvi entrar nessa "selva", eu já sabia que as opções seriam diversas ao ponto de se perder, mas vou dar meus pulos. kkk

E pode ficar sussegado que não vou abandonar o Excel, esse é meu xodo.

Bem, acho que terminei meu livro. Cara, valeu pela força, orientação e toda a ajuda que sempre encontrei aqui no forum, isso pra assuntos diversos.

E quero muito poder contrinbuir com os novos conhecimentos adquiridos no futuro, para que o forum possa melhorar a cada dia.

Abraços e que tenhamos um execelente final de semana.

Re: Plataforma p/ Desenvolvimento

Enviado: Sex Abr 13, 2012 4:31 pm
por webmaster
Mikel,

O caminho é esse. Comecei com Excel e 2000 e hoje sou programador Web. Como comentei, a conversa é longa, e sempre será.

Precisando. ;)

Abraços e sucesso!!