Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

Linguagem PHP

Fórum para dúvidas gerais sobre programação Web
Avatar do usuário
Alex Sandro
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 88
Registrado em: Qua Jan 06, 2010 9:39 am
Localização: Inhumas-GO
Contato:

Linguagem PHP

Mensagem por Alex Sandro »

Olá a todos,

Inaugurando esta parte do fórum, quero tentar definir um pouco este tipo de linguagem, que nos permite criar conteúdos interessantes para sites e até mesmo para diversos tipos de aplicações web, como, cadastro de clientes, e-mail, e-mail de resposta, sistema simples de vendas e até mesmo sistemas complexos que servem para serem rodados em um servidor local ou até mesmo em um servidor web. A ferramenta que eu utilizo é o DreamWeaver CS4, que dá muitas alternativas para você construir seu site, blog, fórum, etc e também para criar tabelas que servirão para um futuro sistema de cadastro simples. Eu costumo utilizar uma ferramenta que é bem conhecida, que é o WampServer, que eu uso para testar os projetos e os sites que vão se desenvolvendo. Mas para que serve o WampServer?
O Wamp possui uma ferramenta que é o phpMyAdmin, onde você pode criar um banco de dados para fazer suas futuras tabelas que serão acessadas facilmente em Sql, onde serão armazenados todos os dados de um simples sistema de cadastro e que posteriormente você poderá visualizá-lo em seu localhost diretamente de seu navegador web.

Por enquanto é só, quis fazer uma pequena introdução ao uso desta poderosa ferramenta, mais pra frente posto aqui mais dicas e um tutorial de como eu aprendi a fazer meu primeiro formulário de cadastro em php.

Obrigado e abraços.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: Linguagem PHP

Mensagem por webmaster »

Em complemento, gosto muito do xampp:

http://www.apachefriends.org/en/xampp.html

Para desenvolvimento PHP, uso ele. É bem simples de administrar. Fica a dica.

Abraços


Avatar do usuário
Alex Sandro
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 88
Registrado em: Qua Jan 06, 2010 9:39 am
Localização: Inhumas-GO
Contato:

Re: Linguagem PHP

Mensagem por Alex Sandro »

Olá Amigos,

Em PHP existem várias ferramentas para se manipular o uso dos scripts, o que eu gosto e uso, como tinha dito antes, é o DreamWeaver, mas existem outros mais baratos no mercado e até alguns free, mas com menos recursos. No próprio windows nós temos uma ferramenta que pode quebrar o galho em algumas ocasiões, que é o Aplicativo WorPad MCF, que se parece com o bloco de notas, mas que nos dá uma melhor visualização do arquivo PHP.

Estou colocando em anexo um simples formulário de contato para sites, que não é meu, onde que, a pessoa que digita a mensagem em seu site, a mesma irá até o seu e-mail. No modelo tem um arquivo que se chama "form", utilizando a ferramenta citada do windows, você poderá abrir o script PHP e fazer as configurações necessárias, como no código abaixo:

Código: Selecionar todos

// RECEBE OS VALORES VINDO DO FORMULÁRIO E ATRIBUI AS VARIÁVEIS
$nome = $_POST['nome'];
$email = $_POST['email'];                                                      [color=#0040FF]Esta parte aqui irá inserir as informações da pessoa que enviou o e-mail[/color]
$telefone = $_POST['telefone'];
$cidade = $_POST['cidade'];
$textodamensagem = $_POST['textodamensagem'];

//CABEÇALHO - ONFIGURAÇÕES SOBRE SEUS DADOS E SEU WEBSITE
$nome_do_site="Seu Site";                             [color=#0000FF] Esta parte aqui é a configuração do seu e-mail que vai receber, do site e etc.[/color]
$email_para_onde_vai_a_mensagem = "seunome@seuemail.com.br";            
$nome_de_quem_recebe_a_mensagem = "Seu Nome";
$exibir_apos_enviar='enviado.html';

//MAIS - CONFIGURAÇOES DA MENSAGEM ORIGINAL
$cabecalho_da_mensagem_original="From: $name <$email>\n";     [color=#0000FF]Mais configurações: Mude o "From" para "De" ou outra que você quiser[/color]
$assunto_da_mensagem_original="Contato no Site";

// FORMA COMO RECEBERÁ O E-MAIL (FORMULÁRIO)
// ******** OBS: SE FOR ADICIONAR NOVOS CAMPOS, ADICIONE OS CAMPOS NA VARIÁVEL ABAIXO *************
$configuracao_da_mensagem_original="

ENVIADO POR:\n
Nome: $nome\n
Email: $email\n
Telefone: $telefone\n                                               
Cidade: $cidade\n
Mensagem: $textodamensagem\n
ENVIADO EM: $date

";
[color=#0000FF]Esta última aqui é a configuração da mensagem de resposta que o cliente recebe ao lhe enviar o e-mail. Mude somente os campos relativos à msg de resposta.[/color]
//CONFIGURAÇÕES DA MENSAGEM DE RESPOSTA
// CASO $assunto_digitado_pelo_usuario="s" ESSA VARIAVEL RECEBERA AUTOMATICAMENTE A CONFIGURACAO
// "Re: $assunto"                                                   
$assunto_da_mensagem_de_resposta = "Confirmação";
$cabecalho_da_mensagem_de_resposta = "From: $nome_do_site < $email_para_onde_vai_a_mensagem>\n";
$configuracao_da_mensagem_de_resposta="Obrigado por entrar em contato!\nEstaremos respondendo em breve...\nAtenciosamente,\n$nome_do_site\n\nEnviado em: $date";
Com um simples recurso do windows dá para fazer isto, mas se você tem um software poderá personalizar todo o tema do e-mail de contato ou então abra o arquivo HTML que está no modelo com a mesma ferramenta do windows e edite através do plugin "Firebug" do firefox, para mudar cores, posições e etc.

Por enquanto é só e agradeço a atenção.

Obrigado
Anexos
formulario.rar
(2.24 KiB) Baixado 427 vezes


André
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 34
Registrado em: Qui Ago 05, 2010 4:41 pm

Re: Linguagem PHP

Mensagem por André »

Eu uso bastante o Zend Studio (mas não utilizou muito seu framework, pois já tenho uma metodologia mais simples - para priojetos pequenos / médios - com várias classes minhas, o que torna a implementação de qualquer solução rápida) e o notepad++.
Nunca usei esse WorPad MCF, mas acho que o objetivo é o mesmo ;-)


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: Linguagem PHP

Mensagem por webmaster »

Pessoal,

Um dica: não porque o fórum é geral que tudo sobre PHP tenha que ser colocar abaixo deste post. Fiquem a vontade para criar novos tópicos, lembrando somente de colocar no título o assunto pertinente e a linguagem a qual se refere.

Abraços a todos!


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder