Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

Interação VBA com Internet Explorer (dúvidas)

Perguntas e Repostas sobre os artigos, posts e arquivos que são postados no site
romulocesar
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 27
Registrado em: Qua Ago 19, 2015 11:25 pm

Re: Interação VBA com Internet Explorer (dúvidas)

Mensagem por romulocesar »

Mikel Silveira Fraga escreveu:
romulocesar escreveu:Meu amigo Mikel!!!
Entendi perfeitamente sua explicação, mas infelizmente não deu certo. Para facilitar as coisas e vc me passar um exemplo disso, vc pode criar uma macro que ao entrar no site http://iss.fortaleza.ce.gov.br clique no link "Emitir DAM Avulso"(no canto superior direito do site) e outra que clique no link "Validar NFSe"(no centro inferior da tela)
Muito obrigado mesmo por sua atenção em me ajudar!
Romulo, boa tarde.

Como solicitado, espero que o modelo de uma esclarecida na rotina que esta precisando montar.

Abraços e excelente semana.


Shooooow grande mikel!!!
Deu certo!!!Vc é o cara!!Mto obrigado mesmo!!!
Só mais 3 duvidas :D
1. como faço para dar foco a uma aba do seletor??Pq preciso preencher uns dados, mas esses dados são divididos em 2 abas!!Deu pra entender??
2. tem alguns sites que nao consigo estalecer a conexão. Você imagina o motivo disso??
3. vc tem algum material que eu possa ler essa parte em que o vba se comunica com o internet explorer??

Mto obrigado mesmo meu amigo!!!


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
Mikel Silveira Fraga
Jedi
Jedi
Mensagens: 1173
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 3:27 pm
Localização: Governador Valadares - MG
Contato:

Re: Interação VBA com Internet Explorer (dúvidas)

Mensagem por Mikel Silveira Fraga »

romulocesar escreveu:Só mais 3 duvidas :D
1. como faço para dar foco a uma aba do seletor??Pq preciso preencher uns dados, mas esses dados são divididos em 2 abas!!Deu pra entender??
2. tem alguns sites que nao consigo estalecer a conexão. Você imagina o motivo disso??
3. vc tem algum material que eu possa ler essa parte em que o vba se comunica com o internet explorer??
Que bom que deu certo. Fico feliz em ter ajudado.

Mas vamos a suas perguntas:
1. como faço para dar foco a uma aba do seletor??Pq preciso preencher uns dados, mas esses dados são divididos em 2 abas!!Deu pra entender??
R: Não vou mentir, mas não entendi realmente o que você quis dizer. Se essas abas estão relacionadas a um site, existem várias situações de se acessar, mas vai depender exclusivamente da estrutura do site, em como ele foi desenvolvido.
2. tem alguns sites que nao consigo estalecer a conexão. Você imagina o motivo disso??
R: Suspeito que seja situações em que o site esteja utilizando a Tag IFrame. Esta Tag permite que uma página seja aberta dentro de outra, como se possuíssem um vinculo pai/filho. Se a página que você estiver tentando acessar estiver dentro de um iFrame, você pode acessá-la através do atributo Src da Tag, pois esse atributo armazena o endereço da página filho.
3. vc tem algum material que eu possa ler essa parte em que o vba se comunica com o internet explorer??
R: Eu tenho um material que eu havia pego de um blog um tempo atrás, mas o mesmo já não esta mais no ar. Este material esta no meu pc pessoal. Estarei postando aqui e manterei os direitos autorais do autor.

Espero ter sido claro em suas dúvidas. Abraço e bom dia a todos.


romulocesar
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 27
Registrado em: Qua Ago 19, 2015 11:25 pm

Re: Interação VBA com Internet Explorer (dúvidas)

Mensagem por romulocesar »

Mikel Silveira Fraga escreveu:
romulocesar escreveu:Só mais 3 duvidas :D
1. como faço para dar foco a uma aba do seletor??Pq preciso preencher uns dados, mas esses dados são divididos em 2 abas!!Deu pra entender??
2. tem alguns sites que nao consigo estalecer a conexão. Você imagina o motivo disso??
3. vc tem algum material que eu possa ler essa parte em que o vba se comunica com o internet explorer??
Que bom que deu certo. Fico feliz em ter ajudado.

Mas vamos a suas perguntas:
1. como faço para dar foco a uma aba do seletor??Pq preciso preencher uns dados, mas esses dados são divididos em 2 abas!!Deu pra entender??
R: Não vou mentir, mas não entendi realmente o que você quis dizer. Se essas abas estão relacionadas a um site, existem várias situações de se acessar, mas vai depender exclusivamente da estrutura do site, em como ele foi desenvolvido.
2. tem alguns sites que nao consigo estalecer a conexão. Você imagina o motivo disso??
R: Suspeito que seja situações em que o site esteja utilizando a Tag IFrame. Esta Tag permite que uma página seja aberta dentro de outra, como se possuíssem um vinculo pai/filho. Se a página que você estiver tentando acessar estiver dentro de um iFrame, você pode acessá-la através do atributo Src da Tag, pois esse atributo armazena o endereço da página filho.
3. vc tem algum material que eu possa ler essa parte em que o vba se comunica com o internet explorer??
R: Eu tenho um material que eu havia pego de um blog um tempo atrás, mas o mesmo já não esta mais no ar. Este material esta no meu pc pessoal. Estarei postando aqui e manterei os direitos autorais do autor.

Espero ter sido claro em suas dúvidas. Abraço e bom dia a todos.
Boa noite meu amigo!!

Desculpa!!Realmente não fui muito claro!! A aba que estou falando não é uma pagina da internet, mas sim aquelas multipagina que tem aba que podemos colocar em um userform!! So que ela está dentro de um site e preciso selecionar uma delas??DEu pra entender agora? :D

A pagina que estou tentando acessar é um site da caixa(sou empregado da caixa)!! Segue em anexo o codigo de um campo de texto e o erro que aparece quando tento me conectar ao site!!

Se vc encontrar esse material pode me ajudar mto a não te perturbar tanto!! hauahuahuahua

Abraaaço!
Anexos
Erro.jpg
Erro.jpg (310.9 KiB) Exibido 9937 vezes
Codigo.jpg
Codigo.jpg (408.24 KiB) Exibido 9937 vezes


Avatar do usuário
Mikel Silveira Fraga
Jedi
Jedi
Mensagens: 1173
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 3:27 pm
Localização: Governador Valadares - MG
Contato:

Re: Interação VBA com Internet Explorer (dúvidas)

Mensagem por Mikel Silveira Fraga »

Rômulo Cesar, boa noite. Como tem passado, tudo bem?

Bem, como lhe disse, realmente não entendi o que deseja fazer e que aba é essa a qual esta se referindo. Como esse é um acesso restrito em sua empresa, eu realmente não tenho muito o que fazer.

Como havia dito, mesmo que o site possua "abas", como ocorre no MultiPage do VBA, essa aba é formada em um único arquivo/página, se não estiverem utilizando iFrame.

Para tentarmos entender mais uma vez, entre no Código fonte do site, copie-o para um arquivo txt e me envia por aqui.

Especifique quais são as ID´s dos campos que deseja acessar. Assim vou dar uma olhada na estrutura que o site esta utilizando e ver se não existe nenhum impeditivo para o mesmo.

Sobre a apostila que me pediu, segue em anexo. Tem uns 2 meses que me mudei e ainda não havia pego meu HD no meio das coisas da mudança.

Esse material foi desenvolvido pelo João Neto, Seo do antigo blog Office, VBA e VSTO.

Fico no aguardo de seu retorno. Até mais e boa noite.
Anexos
Excel VBA + Internet.zip
Material desenvolvido por João Neto do Blog Office, VBA e VSTO.
(1 MiB) Baixado 1121 vezes


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


romulocesar
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 27
Registrado em: Qua Ago 19, 2015 11:25 pm

Re: Interação VBA com Internet Explorer (dúvidas)

Mensagem por romulocesar »

Mikel Silveira Fraga escreveu:Rômulo Cesar, boa noite. Como tem passado, tudo bem?

Bem, como lhe disse, realmente não entendi o que deseja fazer e que aba é essa a qual esta se referindo. Como esse é um acesso restrito em sua empresa, eu realmente não tenho muito o que fazer.

Como havia dito, mesmo que o site possua "abas", como ocorre no MultiPage do VBA, essa aba é formada em um único arquivo/página, se não estiverem utilizando iFrame.

Para tentarmos entender mais uma vez, entre no Código fonte do site, copie-o para um arquivo txt e me envia por aqui.

Especifique quais são as ID´s dos campos que deseja acessar. Assim vou dar uma olhada na estrutura que o site esta utilizando e ver se não existe nenhum impeditivo para o mesmo.

Sobre a apostila que me pediu, segue em anexo. Tem uns 2 meses que me mudei e ainda não havia pego meu HD no meio das coisas da mudança.

Esse material foi desenvolvido pelo João Neto, Seo do antigo blog Office, VBA e VSTO.

Fico no aguardo de seu retorno. Até mais e boa noite.

Bom dia Mikel!!!
Muito obrigado pela apostila!!Muito boa!!

Cara, em relacao ao codigo da pagina que estou querendo acessar, coloquei uma imagem em anexo destacando justamente o id que gostaria de acessar(post anterior)!!!
Vc não viu??

Grande abraço!


Avatar do usuário
Mikel Silveira Fraga
Jedi
Jedi
Mensagens: 1173
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 3:27 pm
Localização: Governador Valadares - MG
Contato:

Re: Interação VBA com Internet Explorer (dúvidas)

Mensagem por Mikel Silveira Fraga »

Rômulo, bom dia.

Que bom que gostou. Esse cara manja muito e esse material foi uma excelente base para iniciar esse aprendizado.

Em relação a imagem em anexo, eu já havia visto sim, mas tem apenas uma parte do código da página, de forma que não da pra conhecer a estrutura utilizada. Como não tenho como realizar testes para saber se vai funcionar ou não, preciso do máximo de detalhes e informações pra tentar fazer algo.

Qualquer coisa, fico no aguardo. Abraços!!!


romulocesar
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 27
Registrado em: Qua Ago 19, 2015 11:25 pm

Re: Interação VBA com Internet Explorer (dúvidas)

Mensagem por romulocesar »

Mikel Silveira Fraga escreveu:Rômulo, bom dia.

Que bom que gostou. Esse cara manja muito e esse material foi uma excelente base para iniciar esse aprendizado.

Em relação a imagem em anexo, eu já havia visto sim, mas tem apenas uma parte do código da página, de forma que não da pra conhecer a estrutura utilizada. Como não tenho como realizar testes para saber se vai funcionar ou não, preciso do máximo de detalhes e informações pra tentar fazer algo.

Qualquer coisa, fico no aguardo. Abraços!!!

Blz Mikel!!!Achava q só essa parte já dava pra vc desenrolar!!Foi mal!!
Mas assim que conseguir o codigo completo te passo!!

Abraco


moraesnicol
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 1
Registrado em: Ter Out 13, 2015 12:31 am

Re: Interação VBA com Internet Explorer (dúvidas)

Mensagem por moraesnicol »

Olá pessoal, tudo bem?

Alguém pode me ajudar? Estou seguindo esse tópico desde a primeira página, e o conhecimento que obtive foi impressionante! Um dos melhores tópicos de toda a WWW.

Sou extremamente amador em VBA, estou estudando a pouquíssimo tempo.. mas já tenho uma tarefa para fazer com extração de dados!

Como eu não sabia nem por onde começar, fui pegando vários códigos por ai, e tentei torna-los funcionais.. usando todo tipo de magia possível! rs


Meu objetivo:
Gerar documentos a partir de um modelo do Word, ou html.

1) O gerador acessa os campos de uma outra página html

a. A definição dos campos é por caixa de seleção.

2) O gerador de documentos transfere para o modelo word os dados selecionados, e gera o documento, que ainda pode ser editado.

páginas html de onde serão retirados os dados

Dados 1:
https://gru.inpi.gov.br/pePI/servlet/Ma ... do=1850498

Dados2:
https://gru.inpi.gov.br/pePI/servlet/Ma ... ido=852259

----------------
O que eu fiz até agora?

Consegui abrir a pagina de login do Inpi.gov.br (onde faço a pesquisa pelo número do processo)

logo como anonimo.. e só dar um click no lugar certo.

insiro o numero do processo no lugar certo.

e dou o click para acessar penultima página..

ai eu fiquei travado.. não acho o id nem o "name" nem nada do da referência onde preciso colocar o click. Tenho a impressao que o servidor geral um link novo para cada processo.. não sei dizer.. e depois dessa página vem o meu destino final de onde eu preciso tirar os dados... estou quase lá alguem pode tentar executar o meu código e tentar me ajudar? :D :D :D

pelo que entendi a id seria algo como "visitado" ou "normal".. estou completamente perdido nesse html... quem puder me ajudar.. e só um maldito click que nao esta dando certo"""

ja tentei IE.Document.frames(0).Document.getElementById("visitado").Click
IE.Document.frames(0).Document.getElementById("normal").Click

ja tentei de varias outras formas também... estou desanimando ...


Obrigado a todos"!









Esse é o meu código atualmente.

Código: Selecionar todos


Private Declare PtrSafe Function ScriptInternet Lib "shell32.dll" Alias "ShellExecuteA" (ByVal hwnd As Long, ByVal operation As String, ByVal filename As String, Optional ByVal parameters As String, Optional ByVal directory As String, Optional ByVal windowstyle As Long = vbMinimizedFocus) As Long

Private Declare PtrSafe Function FindWindow Lib "User32" Alias "FindWindowA" (ByVal lpClassName As String, ByVal lpWindowName As String) As Long

Const SW_SHOWNORMAL = 1
Const WM_CLOSE = &H10
Const gcClassnameMSWord = "OpusApp"
Const gcClassnameMSExcel = "XLMAIN"
Const gcClassnameMSIExplorer = "IEFrame"
Const gcClassnameMSVBasic = "wndclass_desked_gsk"
Const gcClassnameNotePad = "Notepad"
Const gcClassnameMyVBApp = "ThunderForm"
Sub Referencia()
    Dim ObRef
    On Error Resume Next
    ' Adiciona Controles da Net
    ThisWorkbook.VBProject.References.AddFromGuid "{EAB22AC0-30C1-11CF-A7EB-0000C05BAE0B}", 1, 1
End Sub


 
  ''NicolExtrator
  
 
  
    Sub NicolExtrator()

   'declaração de variaveis
   
        Dim lnk As Object, IE As Object, doc As Object, i As Long
        Dim ULogin As Boolean, ieForm
        
      'acessa o primeiro link
      
        Set IE = CreateObject("InternetExplorer.Application")
        With IE
            .Visible = False
            .Navigate "https://gru.inpi.gov.br/pePI/servlet/LoginController?action=login"
            Do Until .readyState = 4: DoEvents: Loop
                Set doc = IE.Document
          'acessa a segunda parte do link
          
          End With
          
            
         Set IE = CreateObject("InternetExplorer.Application")
            With IE
            .Visible = True
            .Navigate "https://gru.inpi.gov.br/pePI/jsp/marcas/Pesquisa_num_processo.jsp"
            Do Until .readyState = READYSTATE_COMPLETE: DoEvents: Loop
                
            'preenche a aba de pesquisa e clica em pesquisa
            
                IE.Document.all("NumPedido").innerText = "818523670"
                IE.Document.all("botao").Click
              
                
               
                
                Do While IE.Busy
                DoEvents
                Loop
                
                
                 
                
                Set IE = Nothing
                
                
                For Each lnk In doc.Links
                    i = i + 1
                    Range("A" & i) = lnk.innerText
                    Range("B" & i) = lnk
                Next lnk
            End With
            
          
                
                
                
            
       
 End Sub

 

 



romulocesar
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 27
Registrado em: Qua Ago 19, 2015 11:25 pm

Re: Interação VBA com Internet Explorer (dúvidas)

Mensagem por romulocesar »

romulocesar escreveu:
Mikel Silveira Fraga escreveu:Rômulo, bom dia.

Que bom que gostou. Esse cara manja muito e esse material foi uma excelente base para iniciar esse aprendizado.

Em relação a imagem em anexo, eu já havia visto sim, mas tem apenas uma parte do código da página, de forma que não da pra conhecer a estrutura utilizada. Como não tenho como realizar testes para saber se vai funcionar ou não, preciso do máximo de detalhes e informações pra tentar fazer algo.

Qualquer coisa, fico no aguardo. Abraços!!!

Blz Mikel!!!Achava q só essa parte já dava pra vc desenrolar!!Foi mal!!
Mas assim que conseguir o codigo completo te passo!!

Abraco
Fala Mikel!!
Blz??
Conseguir o codigo completo da pagina!!Dividir em 3 arquivos viu?E o campo que quero acessar esta selecionado na terceira imagem!!
Ver ai o que vc pode fazer por mim!!

Abraco
Anexos
codigo3.jpg
codigo3.jpg (441.14 KiB) Exibido 9785 vezes
codigo2.jpg
codigo2.jpg (406.96 KiB) Exibido 9785 vezes
codigo1.jpg
codigo1.jpg (354.12 KiB) Exibido 9785 vezes


Avatar do usuário
Mikel Silveira Fraga
Jedi
Jedi
Mensagens: 1173
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 3:27 pm
Localização: Governador Valadares - MG
Contato:

Re: Interação VBA com Internet Explorer (dúvidas)

Mensagem por Mikel Silveira Fraga »

Rômulo, bom dia.

Seria muito mais fácil, se você copiar todo o código em um arquivo texto e postar aqui. Da forma como você esta mandando, fica difícil demais pra entender.

Para fazer isso, clique com o botão direto no corpo do site e procura a opção Exibir Código Fonte, ou apenas Código Fonte, de acordo com o navegador utilizado. Copie todo o código e cole em um arquivo .txt, compacte-o e envie por aqui. Como disse, eu preciso do código inteiro pra ver.

Vou lhe dar um exemplo da dificuldade. Todo site possui tags padrões: <html>, <head> e <body>. A tag <body> é o corpo do site, local onde ficam as caixas de texto, botões, textos, imagens e todo o resto. Nas imagens que você enviou, não consegui localizar a tag <body> e não faço a ideia o do por que ela não apareceu nas imagens que você enviou. Por este motivo, preciso ver todo o código.

Fico no aguardo de novo retorno.

Abraços.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder