Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

Dúvidas interação VBA X WEB

Perguntas e Repostas sobre os artigos, posts e arquivos que são postados no site
Avatar do usuário
TARSA
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 36
Registrado em: Dom Set 11, 2016 5:04 pm

Dúvidas interação VBA X WEB

Mensagem por TARSA »

Olá Pessoal,

1) Estou usando bastante o Selenium Wrapper para a interação com a WEB, mas confesso que não descobri como "Ocultar" o navegador Chrome ao serem acionados os códigos de pesquisa.

2) Toda vez que tento utilizar o Firefox com códigos VBA o mesmo entra em uma janela de "navegação privativa" que não consigo mudar.

Pode me ajudar?

Antecipadamente agradeço,

Tarsa


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: Dúvidas interação VBA X WEB

Mensagem por webmaster »

Tarsa,

O Selenium nao e feito para isso. Ele e uma ferramenta de automacao de teste que por sorte pode ser usada para o proposito. E bom ter isso em mente antes de mais nada.

Qual versao do selenium esta utilizando com o VBA?


Avatar do usuário
Mikel Silveira Fraga
Jedi
Jedi
Mensagens: 1173
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 3:27 pm
Localização: Governador Valadares - MG
Contato:

Re: Dúvidas interação VBA X WEB

Mensagem por Mikel Silveira Fraga »

Tarsa, boa tarde.

Antes de mais nada, quero agradecer a consideração em abrir um tópico sobre o assunto. Como havia dito na MP, essas dúvidas são muito interessantes e esse tópico pode ajudar muito a outras pessoas. Vamos ao que interessa.
1) Estou usando bastante o Selenium Wrapper para a interação com a WEB, mas confesso que não descobri como "Ocultar" o navegador Chrome ao serem acionados os códigos de pesquisa.
A questão toda que existem duas versões do Selenium VBA:
- Selenium v1, também conhecido como Selenium Wrapper;
- Selenium v2, também conhecido como Selenium Basic.

Quando comecei a trabalhar com Selenium, o Selenium Basic ainda estava em uma versão Beta e gerando muitos erros. Porém, agora que esta mais instável, é possível utilizá-lo de forma mais satisfatória.

Dentro do Selenium Basic, além da classe WebDriver, você possui várias outras classes como ChromeDriver, FirefoxDriver, JSPhantomDriver, etc. Essas classes possuem a possibilidade de ocultar (ativar a propriedade Visible) o navegador.
2) Toda vez que tento utilizar o Firefox com códigos VBA o mesmo entra em uma janela de "navegação privativa" que não consigo mudar.
Atualmente, utilizar a classe WebDriver para ativar o navegador Firefox, tem gerado um pouco de dor de cabeça para os usuários. Li um artigo outro dia, falando das incompatibilidades entre as novas versões do Selenium x Firefox. Nesse caso, se deseja utilizar o Firefox, aconselho a fazer uso do FirefoxDriver (uma das novas classes do Selenium Basic).

Se você optar utilizar o Selenium Wrapper (Selenium v1), te aconselho a instalar e utilizar o navegador JSPhantom. Esse, nada mais é que um Navegador Virtual desenvolvido em JavaScript (se estiver falando alguma besteira, podem me corrigir, mas ele é muito mais do que apenas isto). Nesse caso, ele por si só não é exibido para que os usuários fiquem vendo o processo de pesquisa.

Bem, precisando de qualquer auxílio, estamos a disposição.


Avatar do usuário
TARSA
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 36
Registrado em: Dom Set 11, 2016 5:04 pm

Re: Dúvidas interação VBA X WEB

Mensagem por TARSA »

Sr. Webmaster,

Estava utilizando o Selenium Wrapper, mas após a resposta do Mikel irei instalar o Selenium Basic.

Percebi em um de seus códigos disponibilizados "Selenium VBA - Busca Cep Correios" que baixei para estudar,
que o navegador não aparece, porém não consegui visualizar nenhum comando que desse um "Ocultar" no mesmo.

Por acaso usou o Selenium basic?

Grato.

Tarsa


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: Dúvidas interação VBA X WEB

Mensagem por webmaster »

Grande Mikel!

Mal lembrava do Selenium Basic. Quando fiz o tutorial do Selenium VBA, o Selenium Basic estava embrionario. Voltarei da dar uma olhada nele.


Avatar do usuário
TARSA
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 36
Registrado em: Dom Set 11, 2016 5:04 pm

Re: Dúvidas interação VBA X WEB

Mensagem por TARSA »

A propósito vocês tem o link para baixar o Selenium Basic ?

Valeu.

Tarsa


Avatar do usuário
Mikel Silveira Fraga
Jedi
Jedi
Mensagens: 1173
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 3:27 pm
Localização: Governador Valadares - MG
Contato:

Re: Dúvidas interação VBA X WEB

Mensagem por Mikel Silveira Fraga »

Boa noite a todos.

Tarsa, conforme solicitado, segue link do Selenium Basic. Sempre consulte a documentação do mesmo, que fica disponível após a instalação. Pode ajudar muito a entender as novas propriedades.

Tomás, meu amigo. Eu também tinha largado mão, até uns dois meses atrás. Resolvi baixá-lo e ver a diferença entre os dois e, te confesso, que fiquei boquiaberto com a diferença de recursos existentes entre um e outro. Bem, espero que seja uma inspiração.

Abraço a todos e boa noite.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder