Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

DISCUSSÃO sobre segurança para projetos em excel

Fórum para dúvidas sobre os fundamentos da linguagem de programação Visual Basic no contexto do VBA
Edcronos
Manda bem
Manda bem
Mensagens: 122
Registrado em: Qua Abr 02, 2014 2:23 am

Re: DISCUSSÃO sobre segurança para projetos em excel

Mensagem por Edcronos »

infelizmente a ms deixou de lado a segurança no excel e vba
talvez por considerar restrito a uso interno de um escritório

tbm não levou em conta os desenvolvedores
o projeto vba poderia ser criptografado não aparecendo o codigo fonte ficando o desenvolvedor com o projeto fonte e o usuário com o projeto de codificado
mas o proprio VBE e VBA foram deixados de lado e apenas fizeram modificações mínimas no office para venderem como produto novo

uma adição de DLL para executar as rotinas de automação seria o mais seguro caso o projeto seja em cima de vba
ou pular direto para um executável fugindo do excel

o meu uso do excel não é comercial mas eu tenho conseguido uma alta performance de automação e de velocidade
se não fosse a segurança o excel poderia servir de interface visual para varias aplicações comerciais isso pq tem uma dinâmica e facilidade de uso muito grande "talvez para não perder o mercado do VB"

claro que envolvendo um grande volume de dados o vba se torna lento mas isso pelo modo de como eles fizeram o interpretador
para poucos dados quem acha que o vba é lento tem que mudar o modo de programar


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
netocasaroli
Consultor
Consultor
Mensagens: 219
Registrado em: Seg Mai 11, 2015 5:24 pm
Localização: Londrina-PR

Re: DISCUSSÃO sobre segurança para projetos em excel

Mensagem por netocasaroli »

Esse "deixar a segurança de lado" por parte da MS é intencional. Eles tem o Visual Studio que é bem mais pesado e possui muito mais segurança que Excel e VBA. Ou seja, para aplicações mais complexas eles querem que os desenvolvedores utilizem a ferramenta mais complexa.

Eu já brinquei um pouco com o Visual Studio. É bem legal. Está no topo da minha lista de novos conhecimentos que tenho que buscar (mas está difícil arrumar tempo pra isso... kkkk...).


Avatar do usuário
Mikel Silveira Fraga
Jedi
Jedi
Mensagens: 1173
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 3:27 pm
Localização: Governador Valadares - MG
Contato:

Re: DISCUSSÃO sobre segurança para projetos em excel

Mensagem por Mikel Silveira Fraga »

Pessoal, bom dia.

Eu já brinquei um pouco com o Visual Studio 2010 (se não me engano) e, me perdoem aqueles que discordarem, eu não gostei.

Como disse o Neto, o IDE é um monstro em termos de recursos e tudo mais, mas realmente não me agradou. Não tenho intensão de desenvolver um profundo conhecimento com C# e VB.Net (desculpa Tomás, sei que você desenvolve C#), mas como disse é uma opinião minha.

Em relação ao Excel/VBA, houve uma tentativa da Microsoft de criar um ambiente de desenvolvimento dentro do Visual Studio, chamada VSTO (Visual Studio Tools Office), mas aparentemente não foi pra frente. Tipo, se desenvolvo em C# ou VB.Net, vou preferir montar programas compilados, e não Componentes para o Office.

Uma área que estou desenvolvendo, ou melhor, ensaiando pra aprender, é a área Web, utilizando Front-End (Html, Html5, CSS, CSS3 e JavaScript), recursos Client-Side (PHP e Java) e Database (MySQL e SQL Server, além de testes com Postgree, Maria DB e outros).

Tirando Excel/VBA, realmente essa é uma das únicas áreas que tem me interessado no momento, mas não quer dizer que não mude de ideia no futuro.

Abraços e excelente final de semana.


Edcronos
Manda bem
Manda bem
Mensagens: 122
Registrado em: Qua Abr 02, 2014 2:23 am

Re: DISCUSSÃO sobre segurança para projetos em excel

Mensagem por Edcronos »

Mikel
sobre montar programas compilados o grande entrave dos projetos é a complexidade
as rotinas até seriam fáceis,
mas casar rotina com interface torna tudo mais complicado

a maioria dos projetos não precisaria de nada complicado para ficar interessante e o excel carrega uma gama de ferramentas já incorporadas , formulas, gráficos, formatações personalizadas, objetos de formulários

para quem já sabe, rapidinho monta algo funcional a partir de apenas uma ideia,
e se achar que vale a pena é só ir aperfeiçoando
montar tudo do zero mesmo com ferramentas como o QT leva muito mais tempo para se ter algo mesmo que para teste

e sem falar que essas ferramentas que se encontram por aí e são de uso livre, carregam um bocado de armadilhas em suas licenças
a grade a maioria é livre apenas para uso pessoal , e outras para complicar tem licenças mistas pq tem varias ferramentas de diferentes desenvolvedores incorporadas.
se for decidir vender o seu programinha de fundo de quintal e ficar conhecido pode levar a grandes problemas

gosto de brincar de automatizar o excel e tenho muitas coisas que até poderia ganhar uns trocados mesmo que pouco, mas larguei de lado por causa disso de segurança
para mim o grande atrativo é a facilidade, outras linguagens e ferramentas não tem esse atrativo
o proprio sql tem muitos inconvenientes como sintaxe levemente diferente em alguns bancos de dados

eles criaram um bocado de linguagens mas apenas para impor seus conceitos, já que oq muda é a forma que se escreve e como o compilador ou interpretador vai interagir ,
o próprio basic pode ser compilado
o vba poderia ser compilado e ter apenas o arquivo de execução incorporado ao projeto sendo que ao abrir o editor sem ter o codigo fonte se veria apenas #$ds64..$#400000..765¨##$%¨*(7$.... pq já seria codigo de maquina

mas pelas mudaças no office duvido que isso venha a ocorrer , e pelo visto eu vou permanecer no 2010 por uns bons anos ainda


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Pedro Jhonata
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 33
Registrado em: Sex Abr 22, 2016 5:54 pm

DISCUSSÃO sobre segurança para projetos em excel [Resolvido]

Mensagem por Pedro Jhonata »

Agradeço a ajuda de todos que contribuíram compartilhando o que sabem sobre segurança em excel, vista a importância do tema. O apoio prestado será bem usado por mim e por várias outras pessoas que também tinham a mesma dúvida.



Dou o tópico como encerrado e agradeço mais uma vez, muito obrigado!
:D :D :D :D


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder