Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

Criar Lista de Validação de Dados relativa [RESOLVIDO]

Fórum para dúvidas sobre os fundamentos da linguagem de programação Visual Basic no contexto do VBA
Fabricio_Tavares
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 14
Registrado em: Qui Jul 07, 2016 9:46 pm

Criar Lista de Validação de Dados relativa [RESOLVIDO]

Mensagem por Fabricio_Tavares »

Boa noite,

Tenho uma arquivo, que utilizo para controle de estoque. Tenho várias macros habilitadas e as informações são inseridas automaticamente em planilhas dinâmicas. No entanto estou precisando de um comando que não estou conseguindo.

Exemplo:
Na célula A1, tenho uma lista de validação de dados referente à uma tabela dinâmica. Com isso, sempre que eu inserir qualquer dado nesta tabela, ele é inserido automaticamente na lista de validação de dados, como por exemplo se eu inserir "Caneta", "Lápis", "Caderno".

No entanto, na célula A2, eu tenho a lista de lotes dos meus insumos e gostaria que ao selecionar "Caneta" em A1, apareça em A2 apenas os lotes cadastrados para "Caneta".
Ao trocar A1 para "Lápis", apareçam apenas os lotes cadastrados para "Lápis" em A2. E assim sucessivamente.

Porém, a criação de novos lotes é feita também em uma tabela dinâmica e verifiquei que a validação de dados não aceita a função PROCV, como pensei em usar logo de início.

Não posso usar uma tabela fixa. Preciso que seja uma tabela dinâmica, pois desta forma, também não ficariam espaços em branco na lista da validação de dados.

Já tentei também pelo VBA, porém não consegui.

Alguma sugestão?
Editado pela última vez por Fabricio_Tavares em Seg Jul 11, 2016 10:57 pm, em um total de 1 vez.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
Lúcio Mauro da Silva
Manda bem
Manda bem
Mensagens: 134
Registrado em: Sex Set 06, 2013 2:15 pm

Re: Criar Lista de Validação de Dados relativa

Mensagem por Lúcio Mauro da Silva »

Fabricio boa noite,

Acredito que inserir a função INDIRETO na sua validação de dados dentro do critério Lista , poderá resolver seu problema.

Montei uma validação simples para tentar te auxiliar.
Anexos
validação com a função Indireto.zip
Emissão
(8.54 KiB) Baixado 236 vezes


Fabricio_Tavares
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 14
Registrado em: Qui Jul 07, 2016 9:46 pm

Re: Criar Lista de Validação de Dados relativa

Mensagem por Fabricio_Tavares »

Boa noite Lucio,

Já havia tentado a função INDIRETO, mas nesse caso não funcionou. Bom, pelo menos como eu estou fazendo não...

Eu anexei um exemplo de como está exatamente a minha planilha hoje.

Em Plan1 eu preciso selecionar a lista de materiais (D4) e o lote correspondente (D6)

Os materiais e os lotes estão na Plan2 em Tabelas Dinâmicas.

Pode me ajudar?
Editado pela última vez por Fabricio_Tavares em Seg Jul 18, 2016 3:27 pm, em um total de 1 vez.


Avatar do usuário
Lúcio Mauro da Silva
Manda bem
Manda bem
Mensagens: 134
Registrado em: Sex Set 06, 2013 2:15 pm

Re: Criar Lista de Validação de Dados relativa

Mensagem por Lúcio Mauro da Silva »

Fabricio boa noite,

Analisei seu arquivo e o exemplo que te enviei atende sua necessidade, fiz no seu arquivo a mesma coisa no que elaborei pra você.

Vamos lá alguns passos são importantes:
1-Listar cada gênero de produtos em colunas separadas, exemplo nos lápis, coloque todos os lotes de lápis em uma unica coluna , e nomeie este intervalo com o nome lápis. Repita esse passo para todos os demais produtos, para caderno liste os lotes do caderno em outra coluna e nomeie o intervalo com nome caderno, e assim sucessivamente.
2-crie uma lista principal em outra coluna,com o nome dos intervalos criados (lapis, caderno, etc)...
3-de acordo com seu arquivo na plan 1, na celula D4 você criará a validação de dados e apontará a lista principal , que será os nomes dos intervalos.
Na celula D6, você vai inserir a função indireto, que puxará os valores baseados na celula D4.
conforme imagem.
segue o arquivo alterado,veja se é isso mesmo.

Valeu.

Abraço.
Anexos
Exemplo.zip
(5.19 KiB) Baixado 224 vezes
validação.JPG
validação.JPG (31.62 KiB) Exibido 7139 vezes


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Fabricio_Tavares
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 14
Registrado em: Qui Jul 07, 2016 9:46 pm

Re: Criar Lista de Validação de Dados relativa

Mensagem por Fabricio_Tavares »

Bom dia Lucio,

Eu entendi a ideia, mas a planilha é um pouco mais complexa do que eu enviei. Eu criei apenas um exemplo de como ela se apresenta.
Na verdade, essa lista dos insumos e lotes ela é alimentada automaticamente por uma outra macro que insere todos os dados e os dados são inseridos em linhas onde eu tenho o código do produto -> Nome do produto -> Lote -> Validade -> Unidade de Medida -> Quantidade -> Status
Essa Lista separa meus produtos por lote, cada um com sua data de validade e sua quantidade, me dando um resultado de status (se está na validade, próximo de vencer, vencido ou lote zerado) e a quantidade já é calculada automaticamente por fórmulas a partir de uma lista de entrada e outra de saída.

Para agrupar os lotes em colunas, teria que arrumar uma forma mais dinâmica de fazê-lo de forma que ao alterar a planilha que já existe, insira automaticamente o lote na coluna correspondente.

Tentei fazer essa relação inserindo uma tabela dinâmica ao lado e utilizando os produtos como colunas e os lotes abaixo. no entanto não aparecem os lotes e sim a quantidade de lotes existentes. Teria como listar os lotes neste caso? Nunca usei esta função no excel. Mexi e não consegui e também não achei nada pela internet que me explicasse como fazer.

Espero que possa me ajudar...


Avatar do usuário
Lúcio Mauro da Silva
Manda bem
Manda bem
Mensagens: 134
Registrado em: Sex Set 06, 2013 2:15 pm

Re: Criar Lista de Validação de Dados relativa

Mensagem por Lúcio Mauro da Silva »

Boa tarde Fabrício...

Neste caso o ideal seria compartilhar o arquivo mesmo completo....para poder ver a interação dele...

Se for possível poste o arquivo ai nós te orientamos melhor

Valeu


Fabricio_Tavares
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 14
Registrado em: Qui Jul 07, 2016 9:46 pm

Re: Criar Lista de Validação de Dados relativa

Mensagem por Fabricio_Tavares »

Estou enviando o arquivo em anexo.

Esse é o documento que estou trabalhando hoje na íntegra. Ainda faltam algumas modificações, mas isso é o que tenho hoje.

Assim que abre o documento, ele bloqueia as planilhas e oculta as abas. Para desbloquear a planilha e exibir as abas, basta clicar em Configurações. A senha é 123.

A Aba que preciso fazer a alteração na visualização dos lotes é "Entrada".

Obrigado pela ajuda!
Editado pela última vez por Fabricio_Tavares em Seg Jul 18, 2016 3:28 pm, em um total de 1 vez.


Avatar do usuário
Lúcio Mauro da Silva
Manda bem
Manda bem
Mensagens: 134
Registrado em: Sex Set 06, 2013 2:15 pm

Re: Criar Lista de Validação de Dados relativa

Mensagem por Lúcio Mauro da Silva »

Boa noite Fabricio,

Cara o ideal seria adaptar a sua tabela com os lotes nomeados e aplicar a função indireto na validação de dados, porém, para voce não perder o seu trabalho, fiz um adaptação para atender sua necessidade e não ter que refazer.

criei uma rotina para listar todos os lotes na sua planilha de entrada de acordo com a celula I14
sendo assim será listado todos os lotes conforme produto selecionado.

o intervalo onde serão apontados os dados dei o nome de Dados_lotes, e e ele sempre buscará os lotes dos produtos

deixei os dados a amostra na planilha entrada para você poder visualizar o que acontece.
depois fica a seu critério,tem duas opções.
1ª-ocultar a coluna A para não aparecer no programa ;
2ª aplicar a cor da letra = a cor de fundo da célula.

eu particularmente ocultaria a coluna A e ficaria tudo certo.

Dê uma analisada, veja se resolve o seu problema, caso contrario pensaremos em outra forma.

valeu..

Abraço.
Anexos
Cópia de Controle de Estoque.zip
Atualização 1 -Lucio
(508.23 KiB) Baixado 230 vezes


Fabricio_Tavares
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 14
Registrado em: Qui Jul 07, 2016 9:46 pm

Re: Criar Lista de Validação de Dados relativa

Mensagem por Fabricio_Tavares »

Boa noite Lúcio,

Ficou ótimo. Era isso que eu estava precisando. Só vou colocar uma nova rotina para executar as rotinas que você criou logo após a alteração da célula onde seleciono o produto e vou ver se consigo também retirar as células em branco que ficam abaixo, de forma que apareça na lista apenas os lotes.
Mas as rotinas que você criou ficaram ótimas!!!
Muito obrigado!


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder