Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

Formulario,tem vezes que nao abre

Fórum para dúvidas sobre os fundamentos da linguagem de programação Visual Basic no contexto do VBA
pedro_mexico
Consultor
Consultor
Mensagens: 285
Registrado em: Qua Dez 09, 2015 5:54 pm

Formulario,tem vezes que nao abre

Mensagem por pedro_mexico »

Bom dia forum.
estou com um problema, que ja tive que até reformular o trabalho todo.
tinha um formulario criado a partir de um formulario aqui do forum, com menus em Api(julgo que é assim que se diz), formulario este tipo programa de computador, com menus no topo, mas como ele muitas das vezes nao abria quando chamava a macro(ele fazia a leitura e depois automaticamente fechava tudo incluido o excel), tive que fazer um novo, agora utilizei o menu atraves de uma toolbar, mas não é que vou depois de uns dias, volto a ter o mesmo problema.
abro o ficheiro excel, quando carrego no botao que chama o formulario, ele faz a leitura e depois deita abaixo tudo, deita abaixo o ficheiro e fecha o excel.
alguem consegue me dar uma dica para o que poderá ser? se tem haver com excel, windows etc etc.
Obrigado


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
Mikel Silveira Fraga
Jedi
Jedi
Mensagens: 1173
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 3:27 pm
Localização: Governador Valadares - MG
Contato:

Re: Formulario,tem vezes que nao abre

Mensagem por Mikel Silveira Fraga »

Pedro, bom dia. Tudo bem contigo?

Cara, uma pergunta: esta utilizando esse arquivo em computadores diferentes, onde em alguns funciona e em outros não?

Se sua resposta for sim, seu problema é incompatibilidade de arquiteturas 32bits e 64 bits, de acordo com a descrição do seu problema.

Se a situação acima não é verdadeira, ou seja, o mesmo computador esta gerando o problema, seria bom enviar a planilha para podermos verificar.

Dê uma verifica em versões do Office, que podem gerar esse tipo de problema, ok.

Fico no aguardo de um retorno. Abraços e bons estudos.


pedro_mexico
Consultor
Consultor
Mensagens: 285
Registrado em: Qua Dez 09, 2015 5:54 pm

Re: Formulario,tem vezes que nao abre

Mensagem por pedro_mexico »

bom dia Mikel.
nao sei se é imcopatibilidade, uma o windows do trabalho é 32bits ,processador baseado em x64
e o de casa é 64bits ,processador baseado em x64.
o ficheiro foi construido nos 2, durante o dia era criado no trabalho e durante a noite em casa.
mas ja agora tire a duvida, se o ficheiro fosse criado em 32 bits, ele nunca iria abrir em 64 pois nao?qual a razao para o meu ficheiro entao so dar as vezes?
Obrigado pela ajuda,


Avatar do usuário
Mikel Silveira Fraga
Jedi
Jedi
Mensagens: 1173
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 3:27 pm
Localização: Governador Valadares - MG
Contato:

Re: Formulario,tem vezes que nao abre

Mensagem por Mikel Silveira Fraga »

Pedro, boa tarde.

Vai depender do recurso que foi utilizado, principalmente pelo fato de que você estava utilizando dois sistemas diferentes.

Pode ter ocorrido você ter inserido algum controle ou componente, quando estava desenvolvendo em sua casa e, ao abrir no serviço, parou de funcionar devido este recurso específico.

O bom mesmo seria conseguir ver o que estas a fazer e, nesse caso, entender pq não esta funcionando.

Uma pergunta: na sua casa funciona normalmente, certo? Porém, os erros ocorrem no seu serviço?

Se puder compartilhar o ficheiro, mesmo sem dados, posso dar uma olhada em casa. tenho um VM com Windows 64 e Office 64 também. Se esse for o problema, vai gerar erro assim que abrir o ficheiro.

Dúvidas, estou a disposição.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


pedro_mexico
Consultor
Consultor
Mensagens: 285
Registrado em: Qua Dez 09, 2015 5:54 pm

Re: Formulario,tem vezes que nao abre

Mensagem por pedro_mexico »

bom dia Mikel ,
envio os ficheiros em anexo,
Obrigado
Anexos
FORUM2.rar
(3.98 MiB) Baixado 258 vezes
FORUM.rar
(4.97 MiB) Baixado 254 vezes


pedro_mexico
Consultor
Consultor
Mensagens: 285
Registrado em: Qua Dez 09, 2015 5:54 pm

Re: Formulario,tem vezes que nao abre

Mensagem por pedro_mexico »

Mikel Silveira Fraga escreveu: Ter Out 09, 2018 4:06 pm Pedro, boa tarde.

Vai depender do recurso que foi utilizado, principalmente pelo fato de que você estava utilizando dois sistemas diferentes.

Pode ter ocorrido você ter inserido algum controle ou componente, quando estava desenvolvendo em sua casa e, ao abrir no serviço, parou de funcionar devido este recurso específico.

O bom mesmo seria conseguir ver o que estas a fazer e, nesse caso, entender pq não esta funcionando.

Uma pergunta: na sua casa funciona normalmente, certo? Porém, os erros ocorrem no seu serviço?

Se puder compartilhar o ficheiro, mesmo sem dados, posso dar uma olhada em casa. tenho um VM com Windows 64 e Office 64 também. Se esse for o problema, vai gerar erro assim que abrir o ficheiro.

Dúvidas, estou a disposição.
Boa tarde amigo Mikel, ja teve algum tempinho para tentar perceber o problema do ficheiro?
se eu voltar a copiar todos os codigos num novo ficheiro excel em um so computador, acha que isso iria resolver o problema?


Avatar do usuário
Mikel Silveira Fraga
Jedi
Jedi
Mensagens: 1173
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 3:27 pm
Localização: Governador Valadares - MG
Contato:

Re: Formulario,tem vezes que nao abre

Mensagem por Mikel Silveira Fraga »

Pedro, bom dia.

Consegui dar uma olhada no seu ficheiro hoje. Antes de mais nada, ficou muito bom. Você esta de parabéns. Tecnicamente precisa de uma melhorias, mas isso é adquirido com o tempo de desenvolvimento.

Vamos para o seu problema, que é o mais importante.

Fiz o download dos dois arquivos que me enviou (Userform com API Menu e do Userform com ToolBar).
Abri os dois arquivos e funcionou normalmente. Como você disse que o erro ocorreu depois de um tempo, vou continuar testando as aplicações em dias específicos.

Agora, analisando as planilhas, tem muito recurso utilizando, nas duas, que não funcionariam em uma versão do Office 64 Bits, como por exemplo: ListView, StatusBar e o próprio ToolBar. Todos esses são recursos que não funcionariam em uma versão do Office 64 Bits.

No mais, tinha um erro no arquivo do API Menu, mas era algo simples, um TextBox nomeado incorretamente. Já no arquivo do ToolBar não ocorreu o mesmo erro.

Enfim, tirando a situação dos controles que não rodam no 64 bits, ainda não vi motivo de erro para esses arquivos. Mas vou continuar dando uma olhada.

Caso tenha dúvida sobre o esquema da incompatibilidade, da uma olhada nesse vídeo que gravei sobre o assunto. Pode vir a ajudar muito. Segue link:
- Incompatibilidade de Arquiteturas do MS Office

Uma coisa que poderia ajudar Pedro. Quando ocorre esse erro, é emitida alguma mensagem? Caso seja gerada alguma mensagem, poderia dar um print no erro e nos enviar. isso poderia ajudar bastante nessa identificação do erro.

No mais, vou ficando por aqui. Forte abraço e vamos pra mais um dia.


pedro_mexico
Consultor
Consultor
Mensagens: 285
Registrado em: Qua Dez 09, 2015 5:54 pm

Re: Formulario,tem vezes que nao abre

Mensagem por pedro_mexico »

amigo Mikel
induzi em erro, os offices sao os 2(trabalho e casa ) 32bits, os Windows é que sao diferentes.
alguns dos erros api, são ja de programação da pessoa que os criou, eu apenas aos poucos fui adaptando para o meu uso.
Em relação ao problema do meu formulário, ele nao dá um erro como normalmente acontece, de até abrir uma msg de erro, o problema que dá é que eu abro o ficheiro, abre os meus primeiros macros, referente aos macros do IPO e da revisões, e depois quando clico para abrir o formulário, ele começa a ler , mas depois de uns segundos de leitura, fecha por completo todos os ficheiros excel que tiver aberto, mas não dá nenhum erro, pura e simplesmente ele depois de começar a ler para abrir, ele faz o contrario e deita abaixo o excel.
tentei fazer um filme, mas fica grande para o que é possivel enviar por anexo, mas mostrava isso mesmo, eu a clicar para abrir o formulario e passado uns segundos ele deita abaixo o excel(fecha paginas todas)


Avatar do usuário
Mikel Silveira Fraga
Jedi
Jedi
Mensagens: 1173
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 3:27 pm
Localização: Governador Valadares - MG
Contato:

Re: Formulario,tem vezes que nao abre

Mensagem por Mikel Silveira Fraga »

Pedro, boa tarde.

Cara, nesse caso, acredito que possa estar tendo algum erro de lógica, que esta gerando um processamento desnecessário, gerando essa lentidão/demora no processo de abertura.

Como disse, estou continuando a testar, mas no momento ainda não detectei nenhum erro.

Volto a entrar em contato caso detecte o erro ou se detectar alguma anomalia no projeto.

Abraços e bons estudos.


pedro_mexico
Consultor
Consultor
Mensagens: 285
Registrado em: Qua Dez 09, 2015 5:54 pm

Re: Formulario,tem vezes que nao abre

Mensagem por pedro_mexico »

bom dia Mikel.
Fico a aguardar
Obrigado e abraço


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder