Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

Contagem de Meses para extrair média

Fórum para dúvidas sobre os fundamentos da linguagem de programação Visual Basic no contexto do VBA
FLÁVIO_TAVARES33
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 10
Registrado em: Sex Jan 06, 2017 11:25 am

Contagem de Meses para extrair média

Mensagem por FLÁVIO_TAVARES33 »

Boa tarde!!

Estou desenvolvendo um sistema em VBA, porém cheguei um ponto onde preciso calcular a média de faturamento dos clientes.
Na planilha onde armazeno todos os pedidos e de onde será extraído o faturamento, os pedidos são armazenados por data (Ex.: 06/02/2019).
Consigo extrair das datas o mês em formato de texto através de Format(ActiveCell, "MMMM"), porém como essa planilha armazenará pedidos do ano todo, preciso criar uma rotina onde eu possa identificar quais meses um determinado cliente teve faturamento, somar o faturamento do ano todo e dividir pela quantidade de meses que houveram faturamento. Levando em consideração que ainda o ano não foi finalizado

Ex.:

Cliente: Fulano de Tal
Faturamento:
Janeiro: 1.000,00
Fevereiro: 2.000,00
Março: 2.500,00

Total de meses faturados: 3
Faturamento Total: 5.500,00
Média mensal: 5.500,00 / 3 = 1.833,33


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Wagner Morel
Manda bem
Manda bem
Mensagens: 107
Registrado em: Qua Nov 29, 2017 11:51 am
Localização: Fortaleza - CE

Re: Contagem de Meses para extrair média

Mensagem por Wagner Morel »

FLÁVIO_TAVARES33,

Bom dia!

Por gentileza, da próxima vez, anexe um exemplo. Do contrário sua ajuda fica mais difícil pois precisamos fazer tudo do ZERO.

Veja se é assim.
Anexos
Calcular Média.zip
(22.95 KiB) Baixado 180 vezes


FLÁVIO_TAVARES33
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 10
Registrado em: Sex Jan 06, 2017 11:25 am

Re: Contagem de Meses para extrair média

Mensagem por FLÁVIO_TAVARES33 »

Wagner Morel,

Obrigado pela ajuda. Está bem próximo mas ainda não é o que preciso.

Pelo que entendi, você se baseia apenas no nome do cliente para extrair a média do ano vigente. Eu preciso extrair a média com base no CNPJ do cliente (que você substituiu pelo nome) e no ano seja ele 2018, 2019, ou anos anteriores.

Estou anexando meu arquivo para você ver como ele funciona.

Todo o processo que estou testando está no UserForm1. Nele utilizo para meus testes o CNPJ 23.019.782/0001-06 e estou utilizando o ano de 2018 como filtro. Ao clicar no botão, você verá que ele está dando com base no CNPJ e no ano de 2018 o faturamento total e a quantidade de pedidos.

Preciso então conseguir fazer essa contagem de meses para poder então extrair por meio do faturamento anual a média de meses.
Anexos
NOVO CONTROLE DE SERVIÇOS - 2019.rar
(2 MiB) Baixado 183 vezes


Wagner Morel
Manda bem
Manda bem
Mensagens: 107
Registrado em: Qua Nov 29, 2017 11:51 am
Localização: Fortaleza - CE

Re: Contagem de Meses para extrair média

Mensagem por Wagner Morel »

FLÁVIO_TAVARES33,

Boa tarde!

Veja se é assim.
Anexos
NOVO CONTROLE DE SERVIÇOS - 2019.zip
(2.29 MiB) Baixado 191 vezes


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


FLÁVIO_TAVARES33
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 10
Registrado em: Sex Jan 06, 2017 11:25 am

Re: Contagem de Meses para extrair média

Mensagem por FLÁVIO_TAVARES33 »

Wagner Morel, boa tarde.

Obrigado pelo retorno.

Infelizmente ainda não é isso. O que entendi que você fez foi pegar o valor do faturamento anual (R$552,00) e dividir pelo número de faturamento que houve no ano (6) assim você tem uma média de faturamento diário. Contudo a média que quero obter é a médio mensal. Para isso, preciso pegar o faturamento anual (R$552,00) e dividir pelo número de meses em que houve faturamento independente de quantos dias foram faturados.

Na planilha você verá que em 2018 esse "cliente" faturou apenas nos meses de Agosto (R$352,00) e Janeiro (R$200,00). Para obter uma lógica correta sobre a média, a conta correta seria a soma dos faturamentos de Janeiro e Agosto (R$552,00) dividido pela quantidade de meses (2 - Janeiro e Agosto) o que daria o resultado de R$276,00. Supondo que esse faturamento tivesse sido alcançado dentro de três meses, a divisão dos R$552,00 seria por 3 e assim por diante sendo limitado a 12 que é o máximo de meses que temos no ano.


Wagner Morel
Manda bem
Manda bem
Mensagens: 107
Registrado em: Qua Nov 29, 2017 11:51 am
Localização: Fortaleza - CE

Re: Contagem de Meses para extrair média

Mensagem por Wagner Morel »

Flávio,

Boa noite!

Deu um pouco mais de trabalho mas acho que consegui resolver o problema. Demorei um pouco mais porque estava querendo arrumar algumas coisa que quando sai do trabalho hoje, ainda estava ocorrendo alguns erros.

Trouxe a planilha para casa para acabar de arrumar essas coisas e enviar para você, entretanto, ao abrir do meu notebook, começou a apresentar mensagem de FALHA CATASTRÓFICA e não salva d forma alguma. Sei que está funcionando muito bem porque lá no meu trabalho fiz vários testes, Estava apenas fazendo algumas validações, logo no início do código, para não permitir que se deixe de entrar com os principais dados (CNPJ, Ano e Mês) pois isso pode comprometer o desempenho do que se quer calcular. Estava fazendo isso e percebi algumas coisas erradas quando a isso. O arquivo anexo é o mesmo que eu trouxe do trabalho hoje e você pode abrir e testar normalmente. Se ocorrer aparecer alguma MsgBox logo no início, você pode comentar no código essas validações e depois arrumar corretamente pois eu não consegui em razão de que não salva e dá essa falha catastrófica.

Faça testes e diga se é isso mesmo.
Anexos
NOVO CONTROLE DE SERVIÇOS - 2019.zip
(2.3 MiB) Baixado 183 vezes


FLÁVIO_TAVARES33
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 10
Registrado em: Sex Jan 06, 2017 11:25 am

Re: Contagem de Meses para extrair média

Mensagem por FLÁVIO_TAVARES33 »

Wagner, bom dia.

Desculpa a demora em responder, mas é que esses dias foram corridos para mim e não não havia conseguido realizar o teste no trabalho que você fez.

Mas sim, está funcionando como precisava, pois agora está apresentando os resultados necessários sobre o faturamento do cliente.

Muito obrigado pela ajuda!!!


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder