Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

VBA Office X Código Basic CALC

Fórum para dúvidas sobre os fundamentos da linguagem de programação Visual Basic no contexto do VBA
Avatar do usuário
Mauro Coutinho
Jedi
Jedi
Mensagens: 1561
Registrado em: Sáb Mar 13, 2010 8:10 pm
Localização: São José dos Pinhais - Pr

VBA Office X Código Basic CALC

Mensagem por Mauro Coutinho »

Colegas do Forum, conforme o tópico abaixo, iniciado pelo Billy sobre VBA e BROffice (viewtopic.php?f=6&t=656) , e, tendo em vista a grande tendencia das empresas trocarem o MSOffice pelo BROffice, e sendo essa uma duvida e um questionamento discutido em vários Foruns, cheguei a postar do Tópico abaixo minha opinião e o que isso está representando atualmente em meu dia a dia :
O Inicio
viewtopic.php?f=20&t=631
e tambem no Blog no link a seguir.
Ate onde ir com o microsoft office-2
http://www.tomasvasquez.com.br/blog/mic ... t-office-2

Voltando a questão, e na certeza que mais cedo ou mais tarde não terei como fugir dessa mudança e por consequencia me adaptar aos recursos desse aplicativo e refazer praticamente todo as minhas planilhas que utilizam VBA, enviei email a BROffice solicitando orientação e se existiria uma forma de converter as Rotina do VBA para o código Basic utilizado no CALC, então segue abaixo cópia do meu email junto com a resposta do Suporte da BROffice, onde enviaram um link de uma matéria na edição 14 Revista BrOffice que entre as diversas matérias tem uma em que cheguei a comentar que é a questão do "BrOffice.org em Concursos Públicos", vale a pena baixar a revista que está em PDF e dispensarem algum tempo na leitura da mesma.

Grato pela atenção dos amigos, como sempre estamos abertos a ideias, discussões e sujestões sobre o assunto.

Abraços

Minha solicitação :
Enviada em: terça-feira, 26 de outubro de 2010 16:49
Para: 'contato@broffice.org'
Assunto: Excel x Calc Macros

Prezados Senhores,

Trabalho na Prefeitura de São José dos Pinhais, e a mesma começou a trocar o Office para o BROffice, e como tenho muitos arquivos em Excel que utilizam macros e o Calc não interage nessa questão com VBA, gostaria de saber se existe alguma forma ou Add-In que faça a conversão do VBA do Excel para ser utilizada no Calc, não tendo que refazer todo o trabalho, ou ter de optar por não aceitar tal mudança de aplicativos.

Grato pela atenção,

Mauro Coutinho
PMSJP - Paraná
Resposta BROffice :
De :Contato - BrOffice.org Projeto Brasil [contato@broffice.org]
Enviada em : sáb 13/11/2010 19:14
Em Resposta a : Assunto: Excel x Calc Macros

Boa noite!

A BrOffice.org agradece o seu contato.

As linguagens são diferentes em alguns casos, por isso, exige do usuário refazer a macro. Sabemos que muitos usuários, de fato, não utilizam a macro de forma adequada, e com isso, a conversão de algumas macros não é feita em sua totalidade. Como ministramos treinamentos e consultoria em empresas como Petrobras, Tribunal de Contas e etc, sabemos que o perfil de muitos é na utilização de gravação das macros.

O tema da edição 14 da Revista BrOffice.org é "BrOffice.org em Concursos Públicos".
Saiba mais em:
http://wiki.broffice.org/raw-attachment ... format=raw

Atenciosamente,

Eliane Domingos
BrOffice.org - Projeto Brasil


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
Mauro Coutinho
Jedi
Jedi
Mensagens: 1561
Registrado em: Sáb Mar 13, 2010 8:10 pm
Localização: São José dos Pinhais - Pr

Re: VBA Office X Código Basic CALC

Mensagem por Mauro Coutinho »

As conclusões que tirei da resposta da BROffice :

As linguagens são diferentes em alguns casos, por isso, exige do usuário refazer a macro.
1 )Temos de refazer as macros se migrarmos para o BROffice;

Sabemos que muitos usuários, de fato, não utilizam a macro de forma adequada, e com isso, a conversão de algumas macros não é feita em sua totalidade.
2 ) Não entendi, pois mesmo as rotinas mais aprimoradas criadas por experts no assunto, tambem não são convertidas a contento, e quanto a forma adequada ? qual seria ?

Como ministramos treinamentos e consultoria em empresas como Petrobras, Tribunal de Contas e etc, sabemos que o perfil de muitos é na utilização de gravação das macros.
3 ) Se lidam com empresas de tal porte e reconhecem o uso de macros, acho que deveriam de pensar em alguma forma de agilizar a conversão, pois muitas empresas estão simplesmente trocando os Aplicativos mais pelo custo do mesmo, e não estão querendo tambem gastar com cursos.

[]s


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: VBA Office X Código Basic CALC

Mensagem por webmaster »

É Mauro,

Quem disse que a vida era fácil. Quanto as colocações, uma visão:

1 - Talvez as linguagens nem sejam tão diferentes. O que com certeza é diferente é o modelo de objetos. Excel é um aplicativo. Calc é outro, apesar de fazer praticamente a mesma coisa. O código terá de fato que ser adaptado.

2 - Isso remete ao gravador de macros, com certeza

3 - Open Source trabalha nessa filosofia. Eles ganham no serviço, não na licença. Não acho isso incorreto, mas sim uma estratégia. O problema é que as empresas só enxergam o custo da licença e não avaliam os impactos do tempo de aprendizado e adaptação a novas ferramentas, fora o serviço. Um servidor Linux não tem custo de licença, ao contrário do servidor Windows, mas esquecem de mencionar que um administrador Linux custa o dobro do mesmo profissional Windows.

Novamente, não é uma crítica. É apenas uma estratégia diferente, mas que precisa ser entendida pelas empresas, principalmente as que estão adotando esse tipo de conduta.

Abraços


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder