Página 1 de 1

Integração VBA com C#

Enviado: Seg Set 30, 2019 11:38 am
por MoisesCTC
Bom dia, preciso de ajuda com uma integração de um programa C# para um programa VBA..
é possível?
Alternativas, Chamar o programa dentro do Form do VBA ou de alguma forma converter os código C# para VBA

Obrigado a todos.

Re: Integração VBA com C#

Enviado: Seg Set 30, 2019 11:59 am
por webmaster
Moises,

Não há interoperabilidade fácil da forma que está pensando. O máximo que daria para fazer é através de um executável (não lib) C#, receber chamadas do VBA onde eles compartilhariam a mesma base de dados, dando assim uma forma deles conversarem.

Criar uma lib C# e chamá-la do VBA envolve um registro complexo no Windows. O contrário exige que o Excel esteja instalado e assume que o C# faz toda a manipulação via interop (early binding, se for late binding, o esforço duplica), neste caso, ignorando a existência do VBA que, se entrar no jogo, vai exigir alguma geração de código dinâmica (#medo).

Possível? É
Fácil? Não
Compensa? Só o seu projeto vai dizer

Att

Re: Integração VBA com C#

Enviado: Seg Set 30, 2019 2:25 pm
por MoisesCTC
Muito Obrigado Pela atenção,

Não seria possível converter esse código para VBA, o criador me disponibilizou a integração em 3 linguagem Visual C# / Borland Delphi 7 / Delphi 10.2,

teria alguma outra forma mais simples.. Novamente Tomas muito obrigado pela pronta resposta e paciência, tenho aprendido muito com os videos e o próprio fórum

Re: Integração VBA com C#

Enviado: Seg Set 30, 2019 6:48 pm
por webmaster
Moises,

No máximo para VB6. As outras mudam muito conceitualmente, ao ponto de valer a pena começar do zero. Recomendo dar uma olhada neste vídeo para ter uma idea do abismo entre VBA e VB.NET:

https://www.youtube.com/watch?v=UGnwshwCp7g