Página 1 de 1

Conexão banco de dados e vba via Dropbox. É possível?[RESOLVIDO]

Enviado: Qui Out 24, 2019 8:22 am
por israel556
Srs. bom dia,

Conclui um projeto solicitado por um amigo contador, precisei de algumas ajuda no fim, mas graças a Deus consegui concluir. Mas agora me esbarrei com alguns impasses.

Usando a sugestão do adm, segue minha duvida e pedido para me ajudarem:
É possível ter a opção, de colocar um link e buscar o banco de dados do Dropbox?

Re: Conexão banco de dados e vba via Dropbox. É possível?

Enviado: Qui Out 24, 2019 10:25 am
por webmaster
israel,

Vou assumir que estamos falando de Dropbox no Windows, certo? Estou também assumindo que sabemos o que o Dropbox é (um serviço que cria pastas na nuvem com um app que a sincroniza com seu computador).

O que o aplicativo do Dropbox faz é "vigiar" mudanças na pasta em que ele está configurado para assim fazer sincronização em todos computadores associados a na mesma conta (ida e volta). Ele é até esperto em quebrar o arquivo em pedaços pequenos para otimizar a atualização.

Até aqui, tudo bem. O problema é que o Dropbox não trata concorrência. A solução que propôs funcionaria perfeitamente se cada usuário usasse o banco de dados por vez (turnos). Se dois ou mais usarem ao mesmo tempo, a mudança de cada um vai gerar uma nova versão do banco de dados na máquina local e ao tentar sincronizar, a chance é que o Dropbox, ao tentar sincronizar, vai gerar conflito (ele gera um arquivo separado quando isso acontece), que você vai ter que resolver manualmente. Do contrário, perderá dados.

Vi que o Dropbox tem versões pagas que prometem uma melhor resolução desse tipo de conflito, mas não focada nesse tipo de arquivo, sendo mais para documentos.

Você pode tentar, mas acho arriscado e quando houver perda de dados, bem, você já deve imaginar o pesadelo que vai ser.

Boa sorte

Re: Conexão banco de dados e vba (topico 2)

Enviado: Qui Out 24, 2019 10:33 am
por israel556
Vou tentar outro caminho....Sugere alguma coisa?

Re: Conexão banco de dados e vba via Dropbox. É possível?

Enviado: Qui Out 24, 2019 10:41 am
por webmaster
De cara, desenvolvimento Web. Mas este é um monstro completamente diferente.

Re: Conexão banco de dados e vba via Dropbox. É possível?

Enviado: Qui Out 24, 2019 10:47 am
por webmaster
Você também poderia construir um sincronizador. Isso manteria o aplicativo rodando local, no Windows com VBA e Access. Mas a sincronia não é algo simples de se fazer. Você terá que ou definir a prioridade da sincronização, ou dar a opção ao usuário (provavelmente um admin) de definir o qual dado é válido, fazendo uma análise tabela a tabela, campo a campo.