Página 1 de 1

Como alinhar numeros a direita na ListBox

Enviado: Qui Out 31, 2019 10:57 am
por RobertoCM
Olá bom dia a todos, estou desenvolvendo um projeto que tem ListBox e gostaria de continuar assim ao invés de usar ListView, estou tentando alinhar valores numéricos a direita estes valores vem de um banco no access, tenho visto comentários de que a maneira de se fazer isso é acrescentando espaços na coluna, a pergunta é como fazer isso? pois não achei nenhum exemplo disso nem vídeo mostrando como fazer, a outra opção é acrescentar outra Listbox e sincronizar as barras de rolagem, os dados vem do access não da planilha alguém tem um exemplo? ou pode explicar?

Re: Como alinhar numeros a direita na ListBox

Enviado: Qui Out 31, 2019 12:21 pm
por Reinaldo
Listbox "aceita" alinhamento de forma geral e para todas as colunas pela propriedade TextAlign (Esq/centro/dir), alinhar colunas de forma individual requer um contorno (para não dizer Gambiarra) a essa "limitação".
Um bom passo a passo para esse contorno e o exposto em https://www.clubedohardware.com.br/foru ... m-listbox/.
Primeiro atente para: "configurar o listbox com uma fonte regular" por exemplo: "Corrier New"
Motivo: Fontes não regulares têm um comprimento diferente para cada caractere o que gerará um alinhamento não uniforme; o que com fontes regulares não ocorre, pois utilizam sempre o mesmo comprimento de caracteres propiciando assim um visual de alinhamento uniforme.
Segundo: Defina o tamanho (quantidade de caracteres) que essa coluna/itens deverão "suportar" (ponto e virgula devem ser considerados)
Terceiro: Na linha de inclusão desse(s) itens efetuar a "manobra"

Código: Selecionar todos

valorStr = Format(CStr(seucampooriundodorecordset), "###,##0.00")
       listbox(x,y) = Space(15 - Len(valorStr)) & valorStr