Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

Validação da Instalação do Selenium Basic

Fórum para dúvidas sobre os fundamentos da linguagem de programação Visual Basic no contexto do VBA
Avatar do usuário
Mikel Silveira Fraga
Jedi
Jedi
Mensagens: 1173
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 3:27 pm
Localização: Governador Valadares - MG
Contato:

Validação da Instalação do Selenium Basic

Mensagem por Mikel Silveira Fraga »

Boa noite povo do Fórum. Espero que estejam todos bem.

Pessoal, gostaria de uma sugestão de vocês. Estou produzindo uma Classe (Módulo de Classe), que irá utilizar o Selenium como base, pois se trata de um processo de WebScraping, que poderá ser reaproveitado em outros projetos, se Deus abençoar.

Sobre o desenvolvimento da Classe, não tenho nenhum problema, mas estou pretendendo adicionar uma validação, logo que a Classe for Instanciada, ou seja, convertida em objeto. Essa validação, consiste em verificar se o Selenium Basic esta instalado no PC, impedindo a conclusão do processo de criação da instância, caso o Selenium não esteja instalado localmente.

Ai vem minha dúvida, a qual gostaria da opinião dos que mais entendem. Qual o melhor caminho para validar essa instalação:

- Através da referência do GUID, no próprio VBE? Se estiver instalado, vai estar ali. Porém, todos os códigos que vi sobre GUID, precisam que a referência esteja marcada.

- Através da pasta de instalação? Na instalação do Selenium Basic, o diretório de instalação é padrão, sendo alterado apenas a pasta correspondente ao usuário logado no PC. O interessante desse código que, mesmo utilizando uma classe, que será utilizada em PCs diferentes e com usuários diferentes, posso utilizar a Função Environ, para capturar o usuário logado no PC.

- Através do registro do Windows? Essa, tem a vantagem de que após a instalação, o diretório do Selenium estará registrada no Path da Máquina, podendo ser validada via Registro ou pelo próprio Environ.

Qual melhor caminho utilizar para essa validação?
Gostaria muito da opinião dos amigos. Fico no aguardo.
Abraço a todos e excelente final de semana.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: Validação da Instalação do Selenium Basic

Mensagem por webmaster »

Mikel,

Das alternativas, excluiria apenas a pasta de instalação, que pode ser mudada. O GUID de referência é único (se não me engano) e parece ser a melhor alternativa. Escrevi algo sobre isso aqui (mais de uma década atrás):

http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/ ... o-vba.aspx


Avatar do usuário
Mikel Silveira Fraga
Jedi
Jedi
Mensagens: 1173
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 3:27 pm
Localização: Governador Valadares - MG
Contato:

Re: Validação da Instalação do Selenium Basic

Mensagem por Mikel Silveira Fraga »

Fala meu amigo Tomás, tudo bem?

Então, eu pensei a mesma situação sobre a questão da pasta, mas uma coisa que percebi ao instalar o Selenium Basic, que ele não te da opção de alteração do local de instalação.

Utilizando uma combinação da Função Environ (através do username), poderia construir o caminho com base no usuário logado no PC.

Porém, de qualquer forma, pretendo construir as três opções de validação e ver qual seria a mais apropriada, ou deixaria as três pré-definidas, mas na chamada da função de validação, adicionava um parâmetro, baseado em uma variável Enumerada, que ajudaria na definição de uma das 3 opções. Dessa forma, teria mais opções de execução.

No mais, muito obrigado pela opinião.
Forte abraço e continue se cuidando nesse período de Pandemia.


RogérioC
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 9
Registrado em: Qui Jun 25, 2020 5:35 pm

Re: Validação da Instalação do Selenium Basic

Mensagem por RogérioC »

@Mikel Silveira Fraga
Estou tentando fazer o mesmo, validar se o Selenium Basic está instalado ao iniciar a planilha Excel. Qual das três foi a melhor opção ? Pode compartilhar o código ? Como fazer para caso necessário, instalar automaticamente o Selenium Basic ?

att,
Rogério Consolin


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
Mikel Silveira Fraga
Jedi
Jedi
Mensagens: 1173
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 3:27 pm
Localização: Governador Valadares - MG
Contato:

Re: Validação da Instalação do Selenium Basic

Mensagem por Mikel Silveira Fraga »

Boa tarde a todos.

Rogério e Tomás, o que acabei fazendo, seguindo a sugestão de um amigo, foi montar um script que tente instanciar um objeto. Dê uma olhada no código abaixo:

Código: Selecionar todos

Private Function SeleniumIsReady() As Boolean
' Código apresentado e desenvolvido por Edson Luiz Branco (@EdsonBR), membro do Fórum Planilhando.
' Perfil Fórum: https://planilhando.com.br/forum/profile/edsonbr/
' Perfil LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/edson-luiz-branco/
  On Error Resume Next
    Let SeleniumIsReady = VBA.IsObject(VBA.CreateObject("Selenium.ChromeDriver"))
  On Error GoTo 0
End Function
Como a ideia era criar uma Classe para manipulação, essa rotina deve ser chamada no evento Class_Initialize, ou seja, assim que a classe é instanciada, já se verifica se existe ou não a instalação do selenium.

O que gostei da solução, que ficou bem enxuta e simples.

Espero que possa ter ajudado. Abraços e bons estudos.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder