Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

Access localizou dado duplicado, mas quero cancelar a nota de procedimento de erro no Userform Excel

Discussões sobre a integração do Excel com o Banco de Dados Access

Moderador: joseA

thl.silva
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 10
Registrado em: Ter Fev 03, 2015 9:52 am

Access localizou dado duplicado, mas quero cancelar a nota de procedimento de erro no Userform Excel

Mensagem por thl.silva »

Fala galera, blz?

Gostaria de saber se é possível cancelar um procedimento na execução de outro.

Então, sobre o Modelo Cadastro Access com front end no Excel, lancei uma condicional NoDuplicates no index do bd Access para que impeça de inserir novo sequencial com informações já lançadas anteriormente.

Até aí tudo ok.

Já no Userform Excel, ao fazer um teste e gravar, apareceu certamente o erro do procedimento "Erro em tempo de execução '-2147217887(80040e21)' no cadastro duplicado que o Access verificou. Porém a mensagem desse erro queria que NÃO aparecesse, e sim gerasse uma msgbox informando que esse cadastro ficará duplicado e que gerasse um Exit Sub para que o usuário validasse os dados.

Alguém aí saberia como me ajudar?
Esse procedimento seria perfeito para que não gravasse cadastros duplicados. O que de fato não irá gravar devido ao erro de execução, mas que a mensagem de erro ficasse personalizada ajudaria a entender o usuário leigo do sistema.

Tentei criar o Private Sub Form_Error(DataErr As Integer, Response As Integer)
Mas não consegui...

Valeu


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
Mikel Silveira Fraga
Jedi
Jedi
Mensagens: 1173
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 3:27 pm
Localização: Governador Valadares - MG
Contato:

Re: Access localizou dado duplicado, mas quero cancelar a nota de procedimento de erro no Userform Excel

Mensagem por Mikel Silveira Fraga »

Silva, bom dia.

Bem, pelo que vi, você criou um Indexação sem duplicata, mas esse campo é Auto Numérico? O campo com esse tipo já insere automaticamente o código, de forma que não precisa informar o mesmo no seu Insert.

Agora, se estamos falando de outro campo, o ideal seria criar um select que já verificasse o código anteriormente. Poderia ser um Select Count que, retornando 0, segue em frente na inclusão do registro. Mas, se retornar 1, por existir um registro com o mesmo código, ele desvia a rotina com o Goto e emite uma mensagem de duplicidade do registro.

Como você não postou o modelo, não tenho como ver os detalhes, mas a ideia seria esta acima mesmo.

Veja se a dica lhe ajuda. Abraços e excelente semana.


Responder