Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

Data automática no excel sem atualizar no dia seguinte

Discussões sobre a integração do Excel com o Banco de Dados Access

Moderador: joseA

Sandro Oliveira
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 24
Registrado em: Sex Mar 11, 2016 10:14 am

Data automática no excel sem atualizar no dia seguinte

Mensagem por Sandro Oliveira »

Boa Tarde, em minha planilha de tenho um campo data e campo dia no campo data personalizei a formatação para digitar o dia e o mês e já sair o ano, isso sem as barras, a personalização ficou assim 00"/"00"/2018", então jogo somente, exemplo 1302 e já sai 13/02/2018, a questão é da célula onde está o campo dia formatei para ser igual ao campo data só que com a formatação em dias da semana. ex. segunda-feira; terça... o problema que não está aparecendo o dia correto. Se eu mesmo digitar no campo data, a data completa ou seja com as barras e o ano aí dá certo. ex. 13/02/2018 (digitado completo pelo usuário). O que queria é justamente otimizar, sem precisar digitar as barras e o ano, no campo data deu certo no outro não. Se pegar a formatação data disponível no excel converte para o ano 1903, já tentei de várias formas, se uso a fórmula Hoje(), no dia seguinte, quando abrir a planilha atualizará, e como são lançamentos diários e distintos não pode ser atualizado, sempre tem que ficar o do dia mesmo. Tentei criar um módulo em vba
Function pegadata()
pegadata = Date
End Function

e depois na célula data colocar a função
=SE(A1<>””;pegadata();””)

Não deu certo, retorno #nome!

Caso alguém tenha a solução e possa ajudar, agradeço


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


IV.JR
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Fev 12, 2018 12:57 pm

Re: Data automática no excel sem atualizar no dia seguinte

Mensagem por IV.JR »

Amigo, não dá pra entender muito a sua dúvida, mas espero que eu tenha entendido pois está bem confuso, tente ser mais resumido e mais específico.

Você precisa de uma função que te retorna ou a DATA de hoje ou a Data congelada de apoio certo? Não sei se é isso mas se for, use uma função com um parâmetro que dá certo.

Veja:

Código: Selecionar todos

Public Function GET_DATA(FreezeResult As Boolean) As Date
    If Not FreezeResult Then
       GET_DATA = Planilha1.Range("A2").Value2
    Else
        GET_DATA = VBA.Format(VBA.Date, "dd/mm/yyyy")
    End If
End Function
Na célula A2 é a data de referência da função, se você passar que quer a data de hoje, ou seja =GET_DATA(VERDADEIRO) então ele trará a data de hoje através da constante DATE, caso contrário ele traz o valor que está na célula A2.

Lembrando que o uso para retornar a data atual é:

Código: Selecionar todos

=GET_DATA(VERDADEIRO)
e para a data de controle é:

Código: Selecionar todos

=GET_DATA(FALSO)
Adapte conforme sua necessidade,

Abraço.


Sandro Oliveira
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 24
Registrado em: Sex Mar 11, 2016 10:14 am

Re: Data automática no excel sem atualizar no dia seguinte

Mensagem por Sandro Oliveira »

Obrigado vou testar. A respeito do problema é o seguinte na planilha tem lançamento quase diário de eventos, no lugar de ficar jogando a data com barra de separação e ano, formatei para que jogue só os números do dia e mês aí já sai a data com a barra e ano ex. digito 1302 aí já sai 13/02/2018, na outra célula é pra sair o dia da semana correspondente , segunda, terça, etc, a questão é que usar o campo da data em número formatada o dia da semana não sai corretamente, não sei o motivo. Tipo cel A2= b3 (onde está 13/02/2018), na célula A2 formato para dddd, ou seja, sair o dia da semana, só que saí errado, sai outro dia, só sai correto se eu digitar a data com as barras e o ano, ou seja, sem personalização. E o que quero é justamente otimizar.


Avatar do usuário
Reinaldo
Jedi
Jedi
Mensagens: 1537
Registrado em: Sex Ago 01, 2014 4:09 pm
Localização: Garça - SP / SCS - SP

Re: Data automática no excel sem atualizar no dia seguinte

Mensagem por Reinaldo »

Relembrando, formatação personalizada APENAS retorna uma mascara de visualização, não altera o conteúdo da célula; assim apesar de visualizar 13/02/2018 o conteúdo real da célula é 1302, se formatado como data esse valor retornará a data:--> 25/07/1903.
Para ter em outra celula o dia da semana, e um pouco mais trabalhoso.
experimente: TEXTO(DATA(2018;DIREITA(B3;2);ESQUERDA(B3;2));"dddd")
ou apenas:
DATA(2018;DIREITA(B3;2);ESQUERDA(B3;2)) e formate a celula como dddd


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Sandro Oliveira
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 24
Registrado em: Sex Mar 11, 2016 10:14 am

Re: Data automática no excel sem atualizar no dia seguinte

Mensagem por Sandro Oliveira »

Obrigado pela atenção, mas não adiantou, o dia sai errado de acordo com a data. ex.: hoje é 14/02/2018 com esse procedimento do dia por extenso sai segunda e hoje é quarta. Resolvi de outro maneira, como são planilhas do mês, coloquei em células separadas o Mês e o ano, nos campos das datas coloquei a seguinte fórmula: =SE(J3="";"";DATA($C$1;$B$1;J3)), ou seja, j3 digito o dia, ex.: 14 aí no campo data ele busca a referência do mês e ano e sai a data completa 14/02/2018, conforme formatação, na outra célula, para o dia por extenso coloco = e a célula onde a data completa aparece, essa célula formatei dddd, aí deu certo.


Sandro Oliveira
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 24
Registrado em: Sex Mar 11, 2016 10:14 am

Re: Data automática no excel sem atualizar no dia seguinte

Mensagem por Sandro Oliveira »

Como faço pra encerrar o tópico, ou não e necessário


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder