Página 1 de 1

Como limitar consulta do Gerador de Cadastros de Excel com Access 2018

Enviado: Seg Jun 11, 2018 1:13 pm
por Yukimaru
Prezados, boa tarde.
Já testei vários modelos de conexão do Excel com Access, mas ainda estou tentando chegar a conclusão de qual forma é a melhor. Neste momento, estou tentando utilizar o magnífico gerador de cadastro (Excel com Access) que foi disponibilizado pelo Tomás. O gerador funciona muito bem, porém estou com dúvidas no código.
1 - Como faço para definir critérios nos dados obtidos? Em uma consulta com ADO, que utiliza SQL, definiria o que desejo na cláusula WHERE, porém pelo que entendo a cnx criada pelo gerador não utiliza o ADO. Talvez deve utilizar a opção .filter do Recordset... mas não consegui fazer funcionar. Não dá erro, mas não funciona. Onde devo colocar o código para filtro?
2 - Posso juntar uma consulta com ADO ao código gerado? Neste caso, que alterações deveria fazer no código para tornar isso viável?
3 - Utilizando o .filter ao invés de uma consulta SQL não onero mais o banco? Digo isso, pois no trabalho que estou desenvolvendo, teria em média 50 itens a serem puxados na consulta SQL, porém se a consulta não for limitada trará mais de 1000 registro sem necessidade. Para mim esses outros registros, somente serão acessados em condições especiais.

Re: Como limitar consulta do Gerador de Cadastros de Excel com Access 2018

Enviado: Seg Jun 11, 2018 6:23 pm
por webmaster
Colega,

A resposta é longa e complicada. Quando se trabalha com acesso conectado, o que é o "normal" para DAO e ADO devido a idade dos dois, eles estão o tempo todo bom o poll the conexão aberto e fazendo streaming dos dados do banco. Não é como numa aplicação desconectada em que você conecta no banco, trás tudo para a memória de depois filtra, ou trás filtrado de uma vez, fecha a conexão e depois trabalha nos dados. O MoveNext/MovePrevious/MoveFirst/MoveLast estão movendo o ponteiro e acessando o banco sob demanda, conectados o tempo todo. Essa é a filosofia do mundo cliente-servidor.

Sugiro fazer um teste com sua base e ver como o aplicativo se comporta.