Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

Campos vazios - SQL Query

Discussões sobre a integração do Excel com o Banco de Dados Access

Moderador: joseA

Avatar do usuário
fbrisso
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 34
Registrado em: Ter Ago 02, 2011 9:52 am

Campos vazios - SQL Query

Mensagem por fbrisso »

Pessoal, boa noite!

A dúvida é o seguinte: Qual a melhor maneira de se criar uma consulta SQL entre o Excel e Access quando há campos vazios?

Por exemplo, se em um formulário eu tenho 3 textbox para serem preenchidos, se eu deixo de preencher um - que para o usuário e para o próprio programa não seria um campo obrigatório - quando ele vai salvar no BD dá erro porque um dos campos está Null.

Sei que posso atribuir um valor 0 ou algo parecido a esses campos antes de criar a cláusula, porém, existe outra possibilidade?
Gostaria de deixar o campo vazio mesmo e que o programa entendesse, caso o usuário não preenchesse.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: Campos vazios - SQL Query

Mensagem por webmaster »

fbrisso,

A resposta é, depende. O que você quer? Ou melhor, o que o usuário quer?

O banco de dados garante integridade. O aplicativo garante consistência e as regras de negócio.

No seu caso, o que recomendo é definir um valor padrão para o campo. O Access e todos os outros banco de dados suportam isso. Neste caso, quando o usuário não preencher o campo, simplesmente ignore o mesmo na cláusula SQL (ou no recordset) e o banco de dados dará conta de colocar o valor padrão lá, seja ele 0 ou em branco.

Lembre-se que a apresentação deste campo deverá ser tratada já que usuário não colocou nada lá.

Att


Responder