Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

[Resolvido]Tratamento de Imagens no Access

Discussões sobre a integração do Excel com o Banco de Dados Access

Moderador: joseA

pekarizado
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 4
Registrado em: Sáb Dez 11, 2021 7:55 pm

[Resolvido]Tratamento de Imagens no Access

Mensagem por pekarizado »

Olá!

Estou desenvolvendo um sistema em EXCEL onde utilizo o Access como banco de dados. Nesse sistema o usuário irá registrar não conformidades identificadas nos produtos fabricados em uma indústria, um dos requisitos para estar realizando o cadastro é a foto da não conformidade. Essa foto o usuário anexa no formulário de cadastro, que é enviado para o banco de dados, onde possui uma tabela com um campo chamado "imagem" e o seu tipo é de "Anexo". Dentro desse campo, é possível armazenar quantas imagens for necessário, e a imagem fica inteiramente salva, e não apenas o seu caminho.
Porém, a longo prazo o banco de dados ficaria muito pesado, visto que o volume de imagens armazenada nele seria alta, o que impactaria no desempenho do meu sistema. Foi ai que surgiu a ideia de desenvolver uma trigger em um modulo do VBA do Access, que fosse ativada sempre que um insert fosse realizado na tabela.

Essa trigger, teria os seguintes comportamentos:
1 - Acessar o registro recém inserido na tabela pegando a imagem no campo chamado "imagem" e de tipo "Anexo", iria exporta essa imagem para um diretório (pasta) parametrizável no servidor.

2 - Iria salvar o ID do registro recém inserido, e fazer um insert em uma outra tabela no mesmo banco de dados de nome "fotos" com o ID recém alterado e o caminho da imagem recém salva no diretório. (Para relacionar a imagem com o registro)

3 - Por fim, iria excluir as fotos do registro recém inserido na tabela.

Procurei sobre esse conteúdo na web, mas achei muito pouco assunto que me ajudasse a desenvolver tal trigger. Ficarei muito grato caso vocês consigam me ajudar.
Editado pela última vez por pekarizado em Seg Jan 31, 2022 7:55 pm, em um total de 1 vez.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: Tratamento de Imagens no Access

Mensagem por webmaster »

O que vi ser feito para evitar que o bd fique pesado logo é não armazenar a imagem na tabela, apenas o caminho dela. O arquivo de imagem fica salvo no disco e você o apresenta quando necessário.

É claro, a dificuldade nisso está em manipular o arquivo nos diretórios. Isso fica por conta da implementação do código. Se o no do arquivo original não importa, salve-o renomeando com o ID do registro ou algo do tipo.

É mais ou menos isso?


pekarizado
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 4
Registrado em: Sáb Dez 11, 2021 7:55 pm

Re: Tratamento de Imagens no Access

Mensagem por pekarizado »

Seria isso, mas eu queria automatizar esse processo. Quando o usuario anexa a foto no sistema, ele vai estar anexando o caminho da imagem no disco do computador dele. Desse modo eu não posso vincular o ID do registro com o caminho do computador do cliente.
Eu precisava pegar essa imagem, enviada pelo usuario, e salva-la em um diretorio do servidor para ai vincular o ID com o caminho da imagem no disco do servidor.


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: Tratamento de Imagens no Access

Mensagem por webmaster »

pekarizado,
Eu precisava pegar essa imagem, enviada pelo usuario, e salva-la em um diretorio do servidor para ai vincular o ID com o caminho da imagem no disco do servidor.
É examente isso que você tem que fazer. Você não pode contar com a imagem salva no computador do usuário.

Como exemplo de implementação, gostei bastante do que o Gilberlânio fez nestes dois curtos tutoriais:

https://www.youtube.com/watch?v=U1I2JY38DOM
https://www.youtube.com/watch?v=ilopm9PaH2U

O detalhe de salvar a foto está no segundo vídeo.

Boa sorte!


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


pekarizado
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 4
Registrado em: Sáb Dez 11, 2021 7:55 pm

Re: Tratamento de Imagens no Access

Mensagem por pekarizado »

Vai ajudar. Você sabe como faço para chamar uma rotina quando um insert ocorrer na tabela?


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: Tratamento de Imagens no Access

Mensagem por webmaster »

Assunto para outro tópico ;)


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder