Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

Controle Financeiro Pessoal

Fórum para agrupar todas as propostas de modelos de planilhas de Excel que essa comunidade consegue imaginar. Teve uma idéia? Produziu algo bem bacana? Esse é o lugar!

Moderador: Rafael Monteiro

Avatar do usuário
LEANDRO ALVES
Manda bem
Manda bem
Mensagens: 161
Registrado em: Dom Jul 25, 2010 7:41 pm

Controle Financeiro Pessoal

Mensagem por LEANDRO ALVES »

Controle Financeiro Pessoal - VBA

Olá pessoal,

Há aproximadamente um mês eu venho desenvolvendo este projeto unicamente para meu próprio estudo e eu gostaria de compartilhar com pessoal do fórum que é uma equipe muito unida e dedicada. Característica esta muito rara em fóruns internet a fora.
Trata-se de um Gerenciador Financeiro Pessoal. Neste podemos cadastrar contas a pagar, contas a receber. Ao cadastrar estas contas o usuário pode optar por cadastrar uma única parcela ou no caso de um financiamento que sempre são muitas o usuário poderá gerar novas parcelas baseadas na primeira mudando apenas o numero de registro e a data de vencimento. Tudo o que tem que ser feito é digitar a quantidade de parcelas e o resto fica por conta do aplicativo. Temos cadastros de contas bancárias para controlar a movimentação de todos os caixas disponíveis. Temos o Centro de custo para separar as Receitas e Despesas por categorias.
Na parte da movimentação podem-se quitar as contas a pagar e receber. É possível quitar uma de cada vez ou várias de uma vez só. Neste formulário temos o exemplo de filtro entre datas, Listview com checkbox já abordado aqui no fórum pelo colega JoseA, entre outras coisas legais como mudar de Recordset através um optionButton. As contas quitadas são transferidas diretamente para a tabela de Lançamentos podendo ser visualizadas no formulário respectivo. Neste formulário de lançamentos podemos incluir entradas e saídas do dia-a-dia além de conferir o Saldo geral de todos os caixas. Para ver o saldo individual de cada caixa temos a opção extrato que é somente leitura, para qualquer alteração será necessário utilizar o formulário de lançamentos.
Nos relatórios é possível filtrar intervalos de datas e ainda tem alguns critérios como “Todas as contas vencidas”, “Contas não vencidas”, entre outros. Cada um tem suas opções. O relatório é gerado na planilha através de um Recordset. Para cada folha de relatório é gerado o seu cabeçalho e seu rodapé com numeração de páginas e total de páginas e na última folha tem os totais no ropadé. Comparado com os relatórios do Access ficou um pouco simples, porém está funcionando direitinho.
Em ferramentas será possível criar e restaurar backup somente do banco de dados Access. As informações guardadas no Excel como cadastro de contas e centro de custos não serão salvas. Contamos também com formulário de recibos que é uma implementação do modelo disponibilizado pelos colegas do site: “http://guiadoexcel.com.br/recibo-em-excel-e-vba”. A diferença é que agora interagimos somente através do formulário.
E outro detalhe importante, mas não é novidade, é uso de menus no formulário principal. Este eu adaptei um modelo disponibilizado pelo colega JoseA no seguinte tópico:"viewtopic.php?f=23&t=1623” . Uma coisa legal é que podemos chamar vários formulários através da teclas “F1, F2, F3...” e, além disso, o formulário consegue captar quando ativamos ou desativamos as teclas CAPSLOCK, NUMLOCK e SCROLL LOCK. Eu só esqueci-me de salvar a referência desta técnica, mas lembro que vi num site internacional.
É isso pessoal, está aí. Fiz alguns testes e não encontrei bugs, quem quiser faças suas análises, elogios, críticas. Fiquem a vontade. Lembrando que todas as informações contidas o programa são fictícias. Quem decidir fazer uso pessoal do aplicativo será necessário ir até o menu ferramentas e zerar o banco de dados.

Usuário: Admin
Senha: 123

Abraços
Anexos
Controle Financeiro Pessoal.rar
(469.87 KiB) Baixado 5161 vezes


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
joseA
Jedi
Jedi
Mensagens: 1048
Registrado em: Qui Out 22, 2009 7:22 am
Localização: Cel. Fabriciano - MG

Re: Controle Financeiro Pessoal

Mensagem por joseA »

Parabéns Leandro,

Excelente a sua dedicação. Aqui apresentou alguns erros, talvez por incompatibilidades.

Seria a sala Excel + Access o local ideal para postar.


Avatar do usuário
LEANDRO ALVES
Manda bem
Manda bem
Mensagens: 161
Registrado em: Dom Jul 25, 2010 7:41 pm

Re: Controle Financeiro Pessoal

Mensagem por LEANDRO ALVES »

Grande amigo JoseA,

Que honra contar com sua apreciação. Muito obrigado amigo.
Quais foram os erros que apareceram aí ? Eu testei no Windows XP e no Seven e ocorreu tudo certinho.
Quanto ao local de postagem eu pensei que Excel + Access fosse somente para tirar dúvidas e no caso
de um modelo pronto como este (independente da técnica usada) deveria ser postado aqui. Se houver como
movê-lo para a sala ideal eu ficarei muito agradecido. :D

Um abraço
Editado pela última vez por LEANDRO ALVES em Qui Mai 03, 2012 4:27 pm, em um total de 1 vez.


Avatar do usuário
joseA
Jedi
Jedi
Mensagens: 1048
Registrado em: Qui Out 22, 2009 7:22 am
Localização: Cel. Fabriciano - MG

Re: Controle Financeiro Pessoal

Mensagem por joseA »

A sala (sub fórum) Excel + Access seria para tudo inerente ao tema. Quanto à mover só o Tomás e o Mauro tem essa habilitação, acredito. :lol: Agora, não esquenta com isso não. :lol: Seria só para facilitar a busca e organização no fórum, a separação por categorias. ;)

Mais importante do que isso seria o seu aplicativo que ficou excelente. Hoje apreciei com mais tempo. O que estava ocorrendo é que na tela "frmPesquisa" e "frmPagRec" os textbox's de dta inicial e dta final estavam ausentes, tive que criar. Agora, ainda no "frmPagRec" em dta inicial digito uma data (24/05/2012) e passo para dta final, ao 1º digito (2) ocorre aviso de erro que a data inicial não pode ser maior do que a final, tornando impossivel digitar a data final.

Uma sugestão: No cadastro de usuários, penso que apenas o administrador deveria ter habilitação para cadastro e exclusão, senão qualquer usuário poderia excluir um administrador. Ah! Também no cadastro de usuários, ao editar (cadastrar, alterar...) deveria prontamente salvar.

Parabéns pela sua dedicação e obrigado por compartilhar. Tenho certeza que aprenderei bastante com esse seu aplicativo.

Abraços.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: Controle Financeiro Pessoal

Mensagem por webmaster »

jose,

Apesar de concordar em parte, este é mais um modelo pronto do que outra coisa, não?

Quanto ao Excel e Access, melhor que discussões a respeito deste sejam passadas para lá. Os Modelos Prontos são para qualquer tipo de modelo pronto, certo?

Abraços


Avatar do usuário
joseA
Jedi
Jedi
Mensagens: 1048
Registrado em: Qui Out 22, 2009 7:22 am
Localização: Cel. Fabriciano - MG

Re: Controle Financeiro Pessoal

Mensagem por joseA »

Certo, Tomás.

Só que tem um porém: De uma certa forma o "Modelo Pronto" em "Excel + Access" irá gerar discussão, as discussões iniciadas no "Excel + Access" - no mais das vezes - foram iniciadas a partir de "Modelos Prontos". :?:

Se não há ressalva em o tema ficar disperso entre as salas (Sub Fóruns), então concordo. :!:


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: Controle Financeiro Pessoal

Mensagem por webmaster »

jose,

O tema só precisa ter contexto. Não pode fugir do assunto. Fora isso, sem problemas. Quando o tópico chega a ser um disparate em relação ao fórum, então procede. Se não, imagine quantos fóruns teríamos que criar.

;)

Gosto de sistemas baseados em tags. Quem sabe num futuro próximo...

Abraços


Avatar do usuário
LEANDRO ALVES
Manda bem
Manda bem
Mensagens: 161
Registrado em: Dom Jul 25, 2010 7:41 pm

Re: Controle Financeiro Pessoal

Mensagem por LEANDRO ALVES »

José,

Valeu pelo elogio amigo :D , há muito tempo que eu venho planejando fazer algo assim :lol: . O problema é que antes de trabalharmos com Excel+Acces não dava pra exagerar no tamanho do aplicativo pois logo o excel ficava sobrecarregado e só para abrir a planilha demorava quase um minuto. Passei por isso várias vezes, agora, com o fusão do Excel+Access é bem diferente, não sei se você reparou, mas eu trabalhei com 20 formulários e 09 módulos e o sistema continua levinho. Eu testei num pc com apenas 512m de memória e ele abriu em poucos segundos. Se fosse somente no excel e dependendo da quantidade de dados só com dez formulários já pesaria muito.

Talvez os controles data inicial e final (DTPicker) estavam ausentes por algum problema de incompatibilidade conforme você mesmo disse ou problema de biblioteca. Eu testei em 03 computadores e aqui funcionou tudo certinho. Já houve algumas ocasiões que baixei modelos com Listview, por exemplo, e o mesmo aparecia como ausente. Aí eu tinha incluí-lo no projeto, caso contrário não rodaria. Bom ter acontecido e bom termos comentado, pois esta é um questão que precisamos resolver. Fica a pergunta em aberto pra quem puder responder: Porque isto ocorre em alguns computadores e em outros não? :shock: Já imagiou verndermos algum aplicativo destes e na hora do cliente utilizar acontecer um problema parecido? :shock:

O probleminha da data: Eu fiz o teste e verifiquei o seguinte aqui no meu computador, o DTPicker espera cerca de 02 a 03 segundos para dar a mensagem de alerta, ou seja, a mensagem de erro só aparece se o usúario demorar a digitar a data. Talvéz 03 segundos seja tempo suficiente, talvez não. Eu criei este bloqueio para impedir que o usuário gerasse um erro na insturção Sql na hora de realizar o filtro, porém se isto constitui um erro também o ideal seria apagar o codigo da data final no evento Change e pronto. Aos poucos podemos tratá-lo de uma forma mais eficiente. ;)
JoseA escreveu:Uma sugestão: No cadastro de usuários, penso que apenas o administrador deveria ter habilitação para cadastro e exclusão, senão qualquer usuário poderia excluir um administrador. Ah! Também no cadastro de usuários, ao editar (cadastrar, alterar...) deveria prontamente salvar.
Você tem razão, somente o Administrador deve ter privilégio de inclusão e exclusão. Eu esqueci deste detalhe. :mrgreen:
Eu só não entendi o que quis dizer com "prontamente salvar". O bom de discussões e sugestões assim é que vamos colhendo idéias para melhorar as próximas versões.

Valeu por tudo amigão. :D
Abraços.


Avatar do usuário
joseA
Jedi
Jedi
Mensagens: 1048
Registrado em: Qui Out 22, 2009 7:22 am
Localização: Cel. Fabriciano - MG

Re: Controle Financeiro Pessoal

Mensagem por joseA »

Tranquilo Tomas.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Leandro,

É porque no caso de Cadastro de Usuários vc salva os dados na plan. Seria apenas para evitar aquela incómoda perguta se deseja salvar alterações ao fechar a planilha.


castmasa
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 6
Registrado em: Sex Mai 11, 2012 10:49 am

Re: Controle Financeiro Pessoal

Mensagem por castmasa »

Esta é a primeira vez que participo deste foro o que para mim é uma honra

Baixei o arquivo e ao executar está apresentando o seguinte erros:

erro de compilação !!! é impossivel localizar i projeto ou a biblioteca na sub abaixo e para na linha i = Usuarios.UsedRange.Rows.Count

Sub PreencheLista()

With Me.lstvUsuario
.ListItems.Clear
i = Usuarios.UsedRange.Rows.Count
While i > 1
.ListItems.Add 1, , i - 1
.ListItems(1).ListSubItems.Add 1, , Usuarios.Cells(i, 1)
i = i - 1
Wend
End With

End Sub

obs: tenho windows XP professional instalado e office 2007.
Alguem pode me ajudar ? no office 2010 funcionou normalmente.

Abraços
Carlito


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder