Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

Planilha de controle de despesas com gráficos

Fórum para agrupar todas as propostas de modelos de planilhas de Excel que essa comunidade consegue imaginar. Teve uma idéia? Produziu algo bem bacana? Esse é o lugar!

Moderador: Rafael Monteiro

damaraujo
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 2
Registrado em: Qui Set 12, 2013 7:55 pm

Planilha de controle de despesas com gráficos

Mensagem por damaraujo »

Pessoal estou disponibilizando para vocês um controle de despesas. Já vi várias planilhas algumas simples e outras complexas. Tentei fazer uma planilha de utilização simples que atenda o seu objetivo de dizer efetivamente aonde estão sendo gastos o seu dinheiro, algumas planilhas boas fazem isso s você somar tudo e colocar no mês o gasto que teve com determinada categoria, o difícil e somar todos os gastos do dia 1 ao 31 de cada mês e você utiliza várias formas de pagamento, sendo dinheiro, cartões de credito, debito em conta e até o velho cheque. A base do arquivo é uma pasta com várias planilhas, para não confundir o usuário que não tem muito domínio o ideal é mudar a propriedade das outras planilha para oculto e somente deixar o menu principal que tem vínculos e links para todas as planilhas. Deste jeito é possível a controlar várias contas correntes e vários cartões de crédito utilizando praticamente o mesmo tipo de planilha, é uma forma de controle familiar onde você sua esposa e seus filhos pode utilizar o mesmo arquivo.Abaixo um resumo do arquivo

Apresentação do Controle Mensal para educação financeira.

1. Menu Principal
2 – Controlar as despesas pagas em dinheiro ,
3 – Controlar empréstimos,
4 – Criar um gráfico para visualizar os gasto com as despesas variáveis.
5 – Controlar as movimentações de até 3 contas correntes i
6 – Com os gráfico de despesas serão gerados os relatório das despesas divididos em categorias e subcategorias
7 – Controlar as despesas de até 6 cartões de créditos e uma soma do total gasto por mês, basta clicar aqui
8 – E por último você tem um relatório detalhado por categoria e subcategoria fazendo um balanço de entradas e saídas, basta clicar aqui
9 – A planilha é possível personalizar com os seus gastos, no canto inferior esquerdo o botão configuração abre a planilha seguinte, é só seguir as orientações que estão em destaque

10 – Veja que as despesas são divididas nas seguintes categorias: e cada categoria é dividida em uma subcategoria.

Como utilizar as planilhas
Por exemplo abra a planilha de conta corrente 1, todas as planilha tem a mesma funcionalidade, abrem um sub menu com os meses. O botão Menu Principal retorna ao menu, clique nos meses para digitar os lançamentos. No caso vamos

Todas as planilhas (despesas em dinheiro, conta corrente e cartões de crédito) tem a mesma estrutura.

Na primeira coluna digite o dia, o histórico uma descritiva do local do gasto, compensado quando o evento já caiu na conta corrente e futuro para lançamentos que ainda serão compensados, na descrição selecione a categoria e subcategoria do gasto, basta clicar no canto direito que aparecerá uma seleção, é só rolar para selecionar a categoria. Exemplo abaixo um gasto de 23,50 em padaria. É importante lançar todos os gatos com sinal de negativo antes no número, e para as receitas lançar os números somente sem nenhum sinal. Observe que os gatos os números ficaram em vermelho e as receitas ficaram em azul

Somente é preciso selecionar na coluna descrição a categoria dos gastos, todos os gatos com a mesma categoria são somados automaticamente. Você pode acompanhar na soma geral do menu principal todos os gastos e também no menu geral os gráficos.
No exemplo abaixo com somente tem o lançamento do gasto da padaria aparecerá assim na ficha Balanço;

Veja que é possível navegar nas fichas das categorias, clicando na categoria alimentação.

Conseguindo lançar todos os gastos de conta corrente, gastos com cartões de crédito e as despesas pagas em dinheiro quando realiza um saque na conta corrente e paga as suas contas em dinheiro, a planilha soma todas essas conta e automaticamente lança no Soma Geral e nos Gráficos.
Para mim eu controlo a minha conta corrente, lançando tudo do extrato semanalmente e as previsões de salários e as despesas fixas e as contas parceladas, assim é possível navegar nos meses futuros para saber como esta a situação financeira para saber sé é possível assumir alguma conta ou não.
Anexos
Controle Mensal.rar
Controle Mensal
(1.82 MiB) Baixado 1318 vezes


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: Planilha de controle de despesas com gráficos

Mensagem por webmaster »

Colega,

Naveguei rapidamente. Farei uma análise mais detalhada, mas de pronto, é um belo trabalho! Meu parabéns e obrigado por compartilhar!

Abraços


scainet
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 6
Registrado em: Qua Mar 05, 2014 3:29 pm

Re: Planilha de controle de despesas com gráficos

Mensagem por scainet »

Boa noite damaraujo.
Primeiramente parabéns pelo ótimo trabalho. Baixe sua planilha para fazer meus controles aqui.
Porém tenho algumas considerações. São coisas simples, que eu já resolvi aqui na minha planilha.

(Editado) Eu não estava lançando com o sinal de negativo (-) antes dos valores das despesas, por isso não estava dando certo rsrs

Eu tive uma outra ideia, mas acho que seja complicado implantar.
De fazer aquele "Controle de contas a longo prazo" ser inserido nas despesas mensais, conforme as datas programadas. Isso é bom para o caso de empréstimos a longo prazo, onde você não teria a necessidade de lançar todo mês o débito daquele valor da conta bancária.

Era isso. Novamente parabéns pelo trabalho.

At.
Deonir Bloemer
damaraujo escreveu:Pessoal estou disponibilizando para vocês um controle de despesas...


damaraujo
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 2
Registrado em: Qui Set 12, 2013 7:55 pm

Re: Planilha de controle de despesas com gráficos

Mensagem por damaraujo »

Boa noite, scainet.

Obrigado pelo reconhecimento, vi que editou se comentário e que o erro estava no lançamento que faltou o sinal negativo, que bom mesmo pior, estava preocupado e já iria rastrear o erro. Sobre lançar os empréstimos em uma unica planilha e os dados forem transportados automaticamente para os meses correspondentes é possível de duas maneiras deixando associação nas planilhas correspondentes ou criar lançar todos os lançamentos na planilha desejada e clicar em um botão para transportar os lançamentos para os meses correspondentes através de uma macro. Quando tiver um tempo vou tentar desenvolver.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder