Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

jQuery Mobile - A era móvel

Fórum para agrupar todas as propostas de modelos de planilhas de Excel que essa comunidade consegue imaginar. Teve uma idéia? Produziu algo bem bacana? Esse é o lugar!

Moderador: Rafael Monteiro

Avatar do usuário
LEANDRO ALVES
Manda bem
Manda bem
Mensagens: 161
Registrado em: Dom Jul 25, 2010 7:41 pm

jQuery Mobile - A era móvel

Mensagem por LEANDRO ALVES »

Olá caros colegas do fórum,

Dei uma sumida porque a correria é grande, mas volta e meia estou por aqui apreciando o trabalho do grupo e também quando possível postando alguma dica como é o caso de hoje. Quem está no mundo da programação, tanto veteranos quanto novatos, tem uma grande encrenca pela frente. Como sabemos, não podemos levar o VBA para a plataforma móvel (quem dera fosse possível). Particularmente eu amo VBA, porquei foi aqui que eu me apaixonei pelo mundo da programação, mas é preciso acompanhar a evolução. Assimo como não estacionamos nas versões anteriores do windows, como famoso XP, também não podemos nos limitar a uma única plataforma e/ou a uma única linguagem de programação, pois a gama de dispositivos móveis com diversos tamanhos de telas e Sistemas operacionais são avassaladoras. :shock: E agora? Como explorar esta selva de possibilidades? Por onde começar?

Bom, eu recomendo o meu ponto de partida. Quem tiver uma opinião diferente e/ou quem quiser acrescentar pode estar contribuindo também através dos comentários para somar no conhecimento e crescimento de todos. Eu comecei pelo jQuery Mobile que deriva do jQuery, sendo ambos bibliotecas em JavaScript a fim de facilitar a programação web. A ideia aqui é programar mais e codificar menos. Legal, não? Mas não é minha intenção criar um tutorial. Estou apenas contribuindo com um pequeno modelo de cadastro que desenvolvi tendo como banco de dados o Web SQLite. Fiz um simples CRUD em uma tabela com três campos somente para exemplo de estudo. Para quem está iniciando, CRUD são as operações básicas usadas em bancos de dados. No link a seguir tem uma explicação mais clara : http://pt.wikipedia.org/wiki/CRUD .

A parte boa disso tudo é que existe o Intel XDK, aplicativo capaz de compilar todo o código html de modo que possa ser instalado e executado em diversas plataformas, como android, blackberry, apple, entre outros. Gostaram? Eu adorei. É claro que isso serve somente para aplicações simples e nem de longe substitui o Java, mas na minha opinião é um ótimo ponto de partida. Quem quiser aprender sobre o Intel XDK basta fazer uma busca por tutorias no google, que serão listados vários exemplos. É importante ressaltar que o XDK é uma IDE totalmente gratuita. :D Seu uso, de modo geral é muito simples, porém eu prefiro criar todo o html e somente usá-lo para compilar. Isso é peculiar, cada um deve trabalhar como se sentir mais confortável. Ah, vale lembrar que para o funcionamento correto no PC com MS Windows,é necessário rodá-lo no Google Chrome. Não funcionará no Firefox e nem no Internet Explorer pois não dão suporte ao Web SQLite (ainda). Ouvi dizer que o Opera dá este suporte, mas não fiz os testes ainda. Se alguém já tiver testado e quiser comentar será bem vindo.

O meu pequeno projeto segue em anexo para quem quiser apreciar, testar, opinar, criticar, etc. Tudo é bem vindo. :lol: Com certeza é tudo muito simples, porém a ideia é abrangente. Com certeza quem quiser aprender, precisará conhecer o mínimo de html e JavaScript.

Abraços
Anexos
Imagem
Imagem
websqlite.jpg (73.32 KiB) Exibido 11844 vezes
index.rar
Arquivo
(2.49 KiB) Baixado 578 vezes


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
Mikel Silveira Fraga
Jedi
Jedi
Mensagens: 1173
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 3:27 pm
Localização: Governador Valadares - MG
Contato:

Re: jQuery Mobile - A era móvel

Mensagem por Mikel Silveira Fraga »

Fala Leandro Alves, blz!

Cara, concordo totalmente com você nesse aspecto da evolução. Acho que o VBA serve como um ponta pé inicial para aqueles que estão iniciando, pois é uma plataforma simples e poderosa. Mas como você disse, a evolução esta nos aparelhos/plataformas Mobile.

Como você, tenho aprendido também alguma coisinha sobre desenvolvimento Web. Na verdade, já trabalhei com HTML em 1997, bem no início da Web no Brasil, mas no passar dos anos acabei me distanciando. Agora tenho me atualizado sobre o uso de todas essas plataformas.

Então aqui vai a minha colaboração para seu tópico. Para aqueles que quiserem aprender e desenvolver Web, dou duas dicas de estudo:

- CodeAcademy: um site americano destinado para compartilhamento/desenvolvimento de profissionais web. Recentemente a plataforma começou a ser traduzida para o Português e já existem 6 cursos disponíveis em nosso idioma: HTML/CSS, JavaScript, jQuery, Python, Ruby, PHP e API´s. O endereço para o curso é: http://www.codecademy.com/pt-BR/dashboard;

- Universidade Xti: este é um canal no YouTube, desenvolvido por uma equipe de programadores web, localizados em Brasília. Neste canal podemos encontrar vídeo-aulas para os seguintes assuntos: xHtml, Css, JavaScript, jQuery, Java e outros, os quais no me recordo o nome. Não tenho como disponibilizar o link do canal deles neste momento, mas a noite entro e deixo para os interessados.

Bem, ficam as dicas para tentar complementar o assunto abordado pelo Sr. Leando Alves.

Abraços a todos.


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: jQuery Mobile - A era móvel

Mensagem por webmaster »

Pessoal,

Adorei o tópico. Mas, penso que sejam coisas diferentes. O VBA tem seu lugar, assim como o desenvolvimento Web. É claro, o mundo aponta para a Web, mas de longe é o único caminho.

Vejam o COBOL por exemplo, uma linguagem por muitos dada por extinta, mas nunca se valorizou tanto um profissional dessa área. Vai muito do problema que você quer resolver. Hoje existe praticamente uma tecnologia para cada tipo de problema.

Em defesa do VBA, já está em meus planos produzir no vídeo no meu canal (https://www.youtube.com/tomamais) onde falarei os porquês de meu gosto pelo VBA.

Abraços e obrigado a todos pelo empenho em compartilhar conhecimento aqui no fórum.


Avatar do usuário
LEANDRO ALVES
Manda bem
Manda bem
Mensagens: 161
Registrado em: Dom Jul 25, 2010 7:41 pm

Re: jQuery Mobile - A era móvel

Mensagem por LEANDRO ALVES »

Ao colega Mikel,

Muito obrigado pela contribuição. Com certeza vou visitar seus link's e com mais certeza ainda aprenderei muito. Bem lembrado, eu até esqueci de citar o CSS, que é também é primordial para desenvolvimento web. :lol: A ideia é incentivar a versatilidade dos profissionais e iniciantes em programação. :D

Ao colega Tomás,

Concordo plenamente com sua defesa ao VBA. Longe de mim discriminá-lo ou menosprezá-lo. Eu sou absolutamente crente de que para cada necessidade há ma solução mais adequada que outras. Portanto, sempre haverá lugar para VBA, COBOL, Pascal, ect. Além disso, muitos de nós já fizemos verdadeiras proezas com o VBA. Logo, não há porque abandoná-lo, porém não podemos fechar os olhos para a avassaladora evolução da tecnologia mobile. Então vamo, que vamo! :D

Nossa objetivo é avante e para o alto. :lol:

Abraços a todos


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: jQuery Mobile - A era móvel

Mensagem por webmaster »

Sempre!


Avatar do usuário
Mikel Silveira Fraga
Jedi
Jedi
Mensagens: 1173
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 3:27 pm
Localização: Governador Valadares - MG
Contato:

Re: jQuery Mobile - A era móvel

Mensagem por Mikel Silveira Fraga »

Tomás e Leandro.

Corrijam-me se estiver errado, mas hoje o maior problema do uso do Excel é a mobilidade. O fato de não podermos utilizá-lo, com todo seu potencial, em um dispositivo móvel. Acho que isso se encaixa na questão de cada linguagem ser utilizada para um processo específico.

O meu pensamento em aprender desenvolvimento web seria para um trabalho em conjunto das duas linguagens. Uma ferramenta Web que possa ser acessada em qualquer lugar que você estiver, para consultas simples como: saldos em estoque, pedidos aprovados, pedidos atendidos, etc. Esse recurso somado a uma ferramenta Excel-VBA, com incríveis recursos de análise de dados e montagens de Painéis Operacionais, a partir dos conceitos de Business Inteligence (BI).

O minha intenção em aprender desenvolvimento web é exatamente o trabalho em equipe dessas duas linguagens. Claro que não apenas essas duas, mas a possibilidade de integração entre várias linguagens diferentes, cada uma sendo usada para um processo específico.

Um recurso hoje que traduz todo esse meu discurso, é o assunto do momento: Documentos Fiscais Eletrônicos (DFe). Recursos WebService que podem ser acessados via VBA e leitura das estruturas dos Xml´s, podendo as informações serem exportadas para um banco de dados ou apenas utilizadas para a coleta de informações do mesmo.

A verdade que a soma desses recursos fazem com que o desenvolvedor tenha recursos quase ilimitados para fazer o que quiser.

Vamos abraçar esse mundo incrível da programação!!!!

Fica minha opinião. Abraços a todos!!!!


Avatar do usuário
LEANDRO ALVES
Manda bem
Manda bem
Mensagens: 161
Registrado em: Dom Jul 25, 2010 7:41 pm

Re: jQuery Mobile - A era móvel

Mensagem por LEANDRO ALVES »

Positivo Mikel, estou de acordo. :D


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: jQuery Mobile - A era móvel

Mensagem por webmaster »

Perfeito Mikel na parte da linguagem web ser um complemento para suas soluções VBA.

Quanto a mobilidade, é sim uma desvantagem para o Excel, mas entendo que ele nunca se propôs a isso. Ele é um software para desktop e ponto. As alternativas mobile são para simplesmente ter acesso a informações das planilhas. Nenhum se consolidou até o momento em celulares e tablets, justamente porque as planilhas eletrônicas não foram feitas para esse tipo de dispositivo.

É preciso saber quais são os limites do Excel para ter outras tecnologias a mão para servir de complemento da solução.

O caminho é esse. Mesmo sendo hoje "oficialmente" um programador .NET focado em Web, o Excel com VBA ainda é um canivete suíço no meu dia a dia.

Abraços


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: jQuery Mobile - A era móvel

Mensagem por webmaster »

Aproveitando, para os interessados em web:

http://www.tomasvasquez.com.br/blog/web ... aber-disso

Abraços


Avatar do usuário
LEANDRO ALVES
Manda bem
Manda bem
Mensagens: 161
Registrado em: Dom Jul 25, 2010 7:41 pm

Re: jQuery Mobile - A era móvel

Mensagem por LEANDRO ALVES »

Muito bom mesmo Tomás, inclusive dá até para manipular todo o banco de dados (SqLite) com o Chrome Dev Tools. Esta ferramenta é imprescindível para desenvolvedores web de todas a categorias.
Obrigado por compartilhar :D


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder