Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

[MODELO] Consulta CEP Correios usando Selenium VBA

A Web está aí, não há como negar. Ela é onipresente em praticamente toda operação eletrônica realizada nos dias de hoje. Como não podia ser diferente, o Excel, ferramenta máxima para analistas e profissionais das mais diversas áreas do mercado precisa estar alinhado com esta necesssidade. E ele está! Neste forum, o debate é focado em expor dúvidas, sugestões, modelos de código e exemplos de uso do Excel na Integração com tecnologias Web.
Avatar do usuário
Mikel Silveira Fraga
Jedi
Jedi
Mensagens: 1173
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 3:27 pm
Localização: Governador Valadares - MG
Contato:

[MODELO] Consulta CEP Correios usando Selenium VBA

Mensagem por Mikel Silveira Fraga »

Boa tarde a todos amigos do fórum.

Antes de entrarmos ao assunto, quero agradecer ao Tomás. Uma das coisas que eu acho muito bacana nesse fórum e, por esse motivo sempre estou presente, é a forma como o Webmaster Tomás administra a relação com os usuários. Quando damos sugestões sobre determinado assunto, ele não finge interesse não, ele abraça a causa, desde que seja nobre. Muito obrigado pela consideração com os usuários.

Voltando ao assunto deste tópico, no mês passado o Tomás publicou exemplos com artigos e vídeos, da ferramenta Selenium VBA, onde é possível substituir a velha conhecida biblioteca Microsoft Internet Control, o que torna o uso dessa biblioteca muito interessante.

Então, com o objetivo de aprender um pouco mais sobre esta ferramenta, além de desenvolver melhor conhecimento sobre a Plataforma Web, resolvi desenvolver uma planilha modelo, para acessar o site dos correios e realizar a consulta de CEP´s e Logradouros. Os resultados da consulta são retornados para o formulário, alimentando o nosso velho conhecido ListView.

Em relação aos controles e componentes do MS Excel, não tem nenhuma novidade. O intuito mesmo foi o de explorar todas as possibilidades do Selenium VBA, para automatização de procedimentos/processos envolvendo integração do MS Excel com ferramentas/aplicações Web.

Para os usuário que ainda não tiveram o contato direto com o material falando sobre o Selenium VBA, seguem os links:
- Fórum: viewtopic.php?f=23&t=4161
- Blog: http://www.tomasvasquez.com.br/blog/mic ... -webdriver
- YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=hk-65p2 ... e=youtu.be

Espero que gostem do modelo e discutam muito sobre sua utilização.
Selenium VBA - Busca Cep Correios.zip
Ferramenta de Consulta a CEP´s/Logradouros, direto do site dos Correios.
(47.46 KiB) Baixado 3926 vezes
Editado pela última vez por Mikel Silveira Fraga em Qui Jan 28, 2016 12:33 pm, em um total de 1 vez.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: Consulta CEP Correios usando Selenium VBA

Mensagem por webmaster »

Perfeito Mikel! As pergunta que não quer calar: rola um post no blog?

:D


Avatar do usuário
Mikel Silveira Fraga
Jedi
Jedi
Mensagens: 1173
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 3:27 pm
Localização: Governador Valadares - MG
Contato:

Re: Consulta CEP Correios usando Selenium VBA

Mensagem por Mikel Silveira Fraga »

Boa noite Tomás, tudo bem?

Meu amigo, mais uma vez vai ser um prazer. Como eu havia dito, estou explorando os recursos do Selenium VBA e até o momento, tenho achado muito interessante tudo que tenho visto.

Os próximos modelos já vão explorar downloads e captura de imagens da Web, mas vamos brincando.

A galera do fórum, queria conta com todos para explorarmos essa ferramenta, pois são as dúvidas que geram conhecimento. Baixem, testem, estudem os códigos e tentem criar/adaptar rotinas usando o Selenium. É quebrando a cabeça que vamos evoluindo juntos.

Um forte abraço a todos.


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: Consulta CEP Correios usando Selenium VBA

Mensagem por webmaster »

Olá Mikel,

Está lá!

http://www.tomasvasquez.com.br/blog/mic ... lenium-vba

Espero que goste.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
Mikel Silveira Fraga
Jedi
Jedi
Mensagens: 1173
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 3:27 pm
Localização: Governador Valadares - MG
Contato:

Re: Consulta CEP Correios usando Selenium VBA

Mensagem por Mikel Silveira Fraga »

Tomás, bom dia.

Ficou muito show o post. No caso do blog, foi muito boa a ideia de colocar alguns prints da ferramenta.

Logo estarei planejando alguma outra ferramenta para testes.

Abraços!!!


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder