Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

Viabilidade de integrar excel com Loja Integrada API

A Web está aí, não há como negar. Ela é onipresente em praticamente toda operação eletrônica realizada nos dias de hoje. Como não podia ser diferente, o Excel, ferramenta máxima para analistas e profissionais das mais diversas áreas do mercado precisa estar alinhado com esta necesssidade. E ele está! Neste forum, o debate é focado em expor dúvidas, sugestões, modelos de código e exemplos de uso do Excel na Integração com tecnologias Web.
fallex
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 13
Registrado em: Ter Jul 28, 2020 12:23 pm

Viabilidade de integrar excel com Loja Integrada API

Mensagem por fallex »

Salve galera, blza.

Galera, gostaria de saber se é possível criar uma integração vba utilizando API da loja Integrada.
A Loja Integrada disponibiliza sua API pelo site: https://lojaintegrada.docs.apiary.io/#reference....
Qual é a idéia....de poder acessar os dados do site via essa API....não modificar os dados, mas somente baixar os dados para uma planilha do excel de forma que eu consiga trabalhar esses dados com meu financeiro.

Eu pergunto pois tenho interesse em montar algo deste tipo, mas tenho preocupação com a viabilidade do projeto. Não vou fazer pois não tenho experiencia pra isso, mas se for pra eu contratar alguém, gostaria de opiniões sobre o assunto. É possível criar uma API de acesso ao Site? É complexo? Custaria muita grana pra alguém fazer?

Obrigado.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Raygsson
Manda bem
Manda bem
Mensagens: 118
Registrado em: Sex Jan 31, 2020 8:06 pm

Re: Viabilidade de integrar excel com Loja Integrada API

Mensagem por Raygsson »

Opa, boa noite

A sua demanda é viável, é possível consumir uma API usando Excel/VBA.
Precisa ter conhecimento de requisições HTTP (GET/POST...) e saber como trabalhar isso no VBA.
Como você quer apenas baixar os dados, será feita uma requisição passando todos os parâmetros necessários (URL/TOKEN/Outros) e o arquivo recebido deve ser um JSON contendo todas as informações, precisa saber manipular o JSON pra extrair as informações
O valor não posso estipular, depende de quem for fazer, da complexidade do arquivo JSON, do tratamento que será aplicado nos dados extraídos, etc.

Att,
Raygsson


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: Viabilidade de integrar excel com Loja Integrada API

Mensagem por webmaster »

@fallex,

A viabilidade depende da necessidade. Possível é. Uma dica: não precisa fazer tudo na mão. Há bibliotecas no github, código aberto, que auxiliam tanto na aquisição do token como nas chamadas REST e parsing.

O colega Raygsson, está 1000% correto quando diz que conhecimento no protocolo HTTP vai deixar sua vida muito mais fácil.


Avatar do usuário
PRMPOKER
Consultor
Consultor
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 04, 2012 8:57 am

Re: Viabilidade de integrar excel com Loja Integrada API

Mensagem por PRMPOKER »

Prezados, bom dia.

Caro @fallex, tudo bem?

É perfeitamente viável sim. Já desenvolvi um projeto semelhante para outro usuário aqui do fórum. Utilizo um modulo especifico para o tratamento do arquivo json que geralmente é retirado pela API.

Se tiver interesse podemos conversar sobre o projeto.

Me chama no WhatsApp 54 99253-4085

Grande abraco!


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Raygsson
Manda bem
Manda bem
Mensagens: 118
Registrado em: Sex Jan 31, 2020 8:06 pm

Re: Viabilidade de integrar excel com Loja Integrada API

Mensagem por Raygsson »

Com este módulo https://github.com/VBA-tools/VBA-JSON fica facinho, já usei muito nos WebScrapping da vida. :D


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder