Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

Inserir valores Excel e um Formulario Web, Considerando a janela ativa

A Web está aí, não há como negar. Ela é onipresente em praticamente toda operação eletrônica realizada nos dias de hoje. Como não podia ser diferente, o Excel, ferramenta máxima para analistas e profissionais das mais diversas áreas do mercado precisa estar alinhado com esta necesssidade. E ele está! Neste forum, o debate é focado em expor dúvidas, sugestões, modelos de código e exemplos de uso do Excel na Integração com tecnologias Web.
RodrigoVale
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 6
Registrado em: Qui Jul 30, 2015 9:08 am

Inserir valores Excel e um Formulario Web, Considerando a janela ativa

Mensagem por RodrigoVale »

Ola a todos, uma boa noite!

Thomás, primeirante, quero dizer que está de parabens pelo seu blog e forum. Sou apaixonado por VBA, mas estacionei no tempo,e somente agora tomei conta do Selenium e do Rubberduck.
E vi um video seu explicando sobre esse assunto em 2015.... (que visão...)
Todo o sucesso para ti

Vamos a minha duvida.

Sou perito contador e atualmente todos os laudos devem ser elaborados na plataforma de cálculo PJE Cacl. Que é on line, é realizada no FireFox.

A questão é a seguinte, tem uma opção de histórico salarial, e há uma grande de ocorrencia onde temos:

Mes/Ano Sal.Base Bineio ACFunção
06/2015 1.500,00 250,00 380,00
07/2015 1.500,00 250,00 380,00
09/2015 1.500,00 250,00 380,00
10/2015 1.500,00 250,00 380,00

Minha intensão é fazer com que o excel preencha este formulario automaticamente.

Então terei as colunas no excel com os dados e quero automatizar para importar para o Sistema Web do PJE Calc...

Ocorre que por ser um sitema web, não tem uma pagina especifca.

então, minha duvida, é...

tem como conversar com uma Janela Ativa.. eu não quero que ela abra com faz o codigo (Get)

Minha idéia é pega a janela do firefox que está ativa e insere informação no primeiro elemento do formulário

Por exemplo

terei o excel aberto e o Sistema do PJE Aberto, com a grade de ocorrencia ativa, ai o vba identifica o primeiro elemento e com loop eu conseguiria realizar a automação.

espero que eu tenho me expressado bem...

vou enviar abaixo a cara do Sistema PJE Calc.. bem como a grade de ocorrencias.

E agradeço imensamente pela ajuda!
Anexos
PrintPJECALC.PNG
PrintPJECALC.PNG (167.39 KiB) Exibido 3333 vezes


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
Mikel Silveira Fraga
Jedi
Jedi
Mensagens: 1173
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 3:27 pm
Localização: Governador Valadares - MG
Contato:

Re: Inserir valores Excel e um Formulario Web, Considerando a janela ativa

Mensagem por Mikel Silveira Fraga »

Rodrigo Vale, boa tarde.

Você quer que o Selenium reconheça a janela já ativa, de forma a manipular os elementos para preenchimento, correto?

Sei que com VBA é possível reconhecer a janela ativa, através de algum identificador, como título da janela (por exemplo), mas teria que bolar uma outra forma sem o Selenium.

Para o Selenium funcionar, ele cria uma instancia (janela) própria do navegador, permitindo assim o acesso aos elementos da página. Até onde já vi e estudei, não é possível atribuir uma janela já ativa ao Selenium, pelo menos não para a versão do Selenium compatível com VBA.

Outro problema, que a versão atual do Selenium para VBA, não esta compatível com as novas versões do Firefox, sendo preciso utilizar o Chrome no lugar (navegador com maior compatibilidade até o momento).

Com certeza o Tomás tenha mais a acrescentar nesse post.

De qualquer forma, espero ter ajudado. Forte abraço e excelente final de semana.


Raygsson
Manda bem
Manda bem
Mensagens: 118
Registrado em: Sex Jan 31, 2020 8:06 pm

Re: Inserir valores Excel e um Formulario Web, Considerando a janela ativa

Mensagem por Raygsson »

Se precisar usar o FireFox deve ser uma versão antiga, veja este tópico https://www.tomasvasquez.com.br/forum/v ... =25&t=7740
Acho que não consegue instanciar uma janela ativa com Selenium VBA, mas se a dificuldade for abrir/fazer login no sistema, pode apenas abrir uma nova instância com o Selenium (start), exibir uma msgbox no Excel p/ aguardar e enquanto isso você faz manualmente todos os procedimentos necessários pra chegar na tela que deseja, só depois clica no msgbox e começar a rotina de scraping.


RodrigoVale
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 6
Registrado em: Qui Jul 30, 2015 9:08 am

Re: Inserir valores Excel e um Formulario Web, Considerando a janela ativa

Mensagem por RodrigoVale »

Mikel Silveira Fraga

Primeiramente, muito obrigado pela resposta. E pelo tempo, despendido. Para me auxiliar.

“Você quer que o Selenium reconheça a janela já ativa, de forma a manipular os elementos para preenchimento, correto?”
Isto correto

Entendi e muito obrigado. Vou continuar estudando! E se conseguir achar uma solução, posto aqui

Raygsson

Agradeço também pela resposta. E pelo tempo, despendido. Para me auxiliar.

Entendi e muito obrigado. Vou ver se consigo, fazer, com as diretrizes que deu.
Postarei aqui o resultado;


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder