Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

Modelo Cadastro fechado mas aparece no editor VBA ?

Esclarecimentos e dúvidas sob o Modelo de Aplicativo de Cadastro em VBA no Microsoft Excel publicado no site e blog http://www.tomasvasquez.com.br
Avatar do usuário
Mauro Coutinho
Jedi
Jedi
Mensagens: 1561
Registrado em: Sáb Mar 13, 2010 8:10 pm
Localização: São José dos Pinhais - Pr

Modelo Cadastro fechado mas aparece no editor VBA ?

Mensagem por Mauro Coutinho »

Tomas, não sei se é normal ou algum Bug do Excel, andei dando uma olhada na Net e não encontrei referencia ao que está me acontecendo, é o seguinte, estou criando um novo aplicativo utilizando ADO e como ja havia dito estou aprendendo e utilizando (adaptando) algumas rotinas de seu aplicativo Modelo de Cadastro em VBA, e ultimamnte vinha me aparecendo uma mensagem de erro referente a Dispositivo de E/S, então fechei a planilha abri o Edtor do VA para percorrer passo a passo a rotina para tentar encontrar o problema e foi quando percebi que mesmo com a planilha Modelo de Cadastro fechada ela continua a aparecer no lado esquerdo do editor, e devido a isso causa erro quando abro a mesma ou outra que utilize tambem o recursso de ADO, o que cheguei a encontrar na Net é referente a fechar as conecções os Recordset, as nenhuma das dicas chegou a fechar de fato a planilha.
Voce chegou a reparar isso quando a utiliza ? Teria alguma dica para resolver esse impasse ?

Veja na figura abaixo, a planilha está fechada mas no editor é como se a mesma continuasse aberta:
http://img37.imageshack.us/img37/8779/vbeaberto.jpg

abraços


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
Mauro Coutinho
Jedi
Jedi
Mensagens: 1561
Registrado em: Sáb Mar 13, 2010 8:10 pm
Localização: São José dos Pinhais - Pr

Re: Modelo Cadastro fechado mas aparece no editor VBA ?

Mensagem por Mauro Coutinho »

Tomas, nas pesquisas que fiz na net não encontrei uma solução, tudo que li seria referente a fechar a conexões, recordsets, e em sua planilha essas chamadas existem, então não sei realmente o que poderia ser.

Abraços


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: Modelo Cadastro fechado mas aparece no editor VBA ?

Mensagem por webmaster »

Mauro,

Caso esteja disposto, algo que não consegui parar para fazer é recriar a planilha do zero e ver se o erro persiste. O primeiro que fizer posta o resultado ok?

PS: Viu se isso acontece no novo Modelo v3?

Abraços


Guima
Consultor
Consultor
Mensagens: 242
Registrado em: Sex Out 30, 2009 6:10 am

Re: Modelo Cadastro fechado mas aparece no editor VBA ?

Mensagem por Guima »

Desculpem intrometer....

Esse mesmo problema acontece num projeto meu que adaptei a partir do modelo e Cadastro, ja tentei fazer algumas experiências e dentre elas deixei o projeto compilando por mais de um dia completo, e não aconteceu nenhum erro. O problema, no que percebi, acontece se o projeto fica por um bom tempo sem ser compilado... o motivo pelo qual isso acontece eu não sei, mas podem testar ai, desde que esteja sendo compilado não haverá erros...espero ter contribuído.

Abração


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
Mauro Coutinho
Jedi
Jedi
Mensagens: 1561
Registrado em: Sáb Mar 13, 2010 8:10 pm
Localização: São José dos Pinhais - Pr

Re: Modelo Cadastro fechado mas aparece no editor VBA ?

Mensagem por Mauro Coutinho »

Tomas, aqui do serviço não tenho como baixar a V3, qdo chegar em casa eu baixo a mesma e testo.
Agora quanto a recriar do inicio, não sei seria isso, mas a minha postagem se deu devido a eu estar criando uma outro aplicativo usando SQL/ Recordset e não cheguei a simplemente fazer adaptação no Modelo Cadastro, e sim copiei algumas rotinas e adaptei nessa planilha que estou criando, foi qdo percebi que a mesma permanecia aberta no editor do VBA apos fechada, então para ver aonde eu poderia estar errando resolvi abrir o Modelo Cadastro e percebi que acontece a mesma situação, e outra coisa, se fechar qq uma das planilhas e reabri-la e fechar novamente todas ficam no editor VBA como aberta e é ai que começam alguns erros, mas qdo chegar em casa vou postar parte do modelo que estou criando mas com uma outra duvida e verá que a mesma tambem permanece aberta, encontrei na NET algo como fechar as conexões e outra rotina interessante referente a fechar o aplicativo excel, mas não funcionou, depois posto o link.

Até mais

abraços


Avatar do usuário
Mauro Coutinho
Jedi
Jedi
Mensagens: 1561
Registrado em: Sáb Mar 13, 2010 8:10 pm
Localização: São José dos Pinhais - Pr

Re: Modelo Cadastro fechado mas aparece no editor VBA ?

Mensagem por Mauro Coutinho »

Mauro,
Caso esteja disposto, algo que não consegui parar para fazer é recriar a planilha do zero e ver se o erro persiste. O primeiro que fizer posta o resultado ok?
PS: Viu se isso acontece no novo Modelo v3?
Tomas, após algumas horas de comparação das planilhas e vários testes cheguei a conclusão do porque isso está acontecendo, foi o que eu imaginava, mas com o meu pouco conhecimento ainda em SQL, BD, Recordset não consegui encontrar a solução e em pesquisa na Net não encontrei muita coisa que me ajudasse, então meu amigo, vou ter que deixar com você, e como sei que seu tempo tambem é escasso postarei em outros foruns para ver se obtemos alguma ajuda.

Testes realizados:
Testei o Novo Modelo V3 e de fato isso não ocorre, então abri a V2 e V3 em duas instâncias do excel, comparei todas as rotinas do Form PESQUISA e as únicas diferenças foram suas adaptações para as planilhas e caminho.
Então peguei as partes das rotinas da V3 e coloquei na V2 para chamar o arq ModeloCadastro_Dados.xls e fiz as adaptações e o fato em questão não ocorreu, depois fiz o inverso com a V3 e no VBA mostra como se o aplicativo estivesse aberto.
Resumindo, a conclusão que cheguei é que só ocorre isso quando a planilha que contém a planilha os dados está na mesma pasta, e com a planilha que contém os dados é separada o fato não ocorre.
Espero que ter conseguido explicar corretamente.

Abraços

ET: Vou abrir um outro Tópico com outro fato esquisito que esta me acontecendo.


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: Modelo Cadastro fechado mas aparece no editor VBA ?

Mensagem por webmaster »

Mauro,
Mauro Coutinho escreveu:Resumindo, a conclusão que cheguei é que só ocorre isso quando a planilha que contém a planilha os dados está na mesma pasta, e com a planilha que contém os dados é separada o fato não ocorre.
Espero que ter conseguido explicar corretamente.
Também tinha pensado nisso. Façamos o seguinte então. Como só há vantagens em migrar para o modelo V3, melhor utilizá-lo de vez, OU, utilizar a tela de pesquisa sem ADO:

http://www.tomasvasquez.com.br/blog/mic ... sa-parte-2

Acho que pelo menos chegamos a um consenso, apesar de não ser efetivamente uma solução.

Abraços


Avatar do usuário
Mauro Coutinho
Jedi
Jedi
Mensagens: 1561
Registrado em: Sáb Mar 13, 2010 8:10 pm
Localização: São José dos Pinhais - Pr

Re: Modelo Cadastro fechado mas aparece no editor VBA ?

Mensagem por Mauro Coutinho »

Tomas, concordo que migrar para a V3 é o ideal, e assim que possível vou ver se adapto o mesmo para o meu caso em questão.
Explicando melhor, no intuito de aprender e conhecer melhor o RECORDSET, peguei as rotinas do form Pesquisa e adaptei em uma planilha no serviço sem o uso dos Formulários (Cadastro e Pesquisa), eu poderia ter usado o recursso Filtro Avançado e contruir as rotinas para obter os relatórios ja que os dados de origem estão na mesma pasta, tambem tenho alguns modelos de pesquisa que não utilizam ADO, mas como eu disse, como a intensão era o de entender melhor e aprender um pouco sobre ADO/SQL e demais, e teria da mesma forma dispender tempo para criar as rotinas do Filtro resolvi adaptar as do Modelo Cadastro, somente por isso estou fazendo dessa forma, eu já tinha lido em várias paginas referentes a ADO que não é o ideal para se utilizar na mesma planilha devido a algumas limitações, sendo um recursso mais usado com access e outros aplicativos alem do office, ou seja para se buscar dados fora, mas tudo o que está acontecendo está enriquecendo o meu aprendizado.
Fico grato pela ajuda e atenção que tem disponibilizado no Forun, e a principio enquanto não encontrar uma outra solução e não refazer tudo para adaptar com uso de formulários da V3, vou colocar uma instrução para se fechar o aplicativo em vez da planilha.

abraços


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: Modelo Cadastro fechado mas aparece no editor VBA ?

Mensagem por webmaster »

Mauro,

Temos conversado em outros tópicos e creio ser desnecessário também expor meus agradecimentos a você e a todos que colaboram com este fórum. Só por causa de vocês que ele é o que é, pois sozinho não conseguiria fazer 1/10 do que está sendo feito.

Espero mesmo que o fruto de tudo isso seja o enriquecimento de todos que participam.

Um grande abraço


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder