Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

Cadastro V. 3.0 - Comunicacao de dados com outro PC

Esclarecimentos e dúvidas sob o Modelo de Aplicativo de Cadastro em VBA no Microsoft Excel publicado no site e blog http://www.tomasvasquez.com.br
Avatar do usuário
Mauro Coutinho
Jedi
Jedi
Mensagens: 1561
Registrado em: Sáb Mar 13, 2010 8:10 pm
Localização: São José dos Pinhais - Pr

Re: Cadastro V. 3.0 - Comunicacao de dados com outro PC

Mensagem por Mauro Coutinho »

Aproveitando o tópico para uma pergunta referente a resposta acima, gostaria de tirar uma outra duvida que me veio agora.

Tomas quanto a lentidão citada, uma vez que está se usando essa rotina de pesquisa com VBA puro buscando as informações em uma outra Pasta, a lentidão seria menor se a rotina fosse adaptada conforme as do formulário Pesquisa utilizando ADO ?
Há ganho de performance e rapidez se utilizando ADO entre arquivos Excel ?

abraços


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: Cadastro V. 3.0 - Comunicacao de dados com outro PC

Mensagem por webmaster »

Mauro,

Com certeza há, já que ao utilizar ADO, estamos trabalhando com outra "filosofia". Abrir um arquivo Excel, mesmo por VBA é um tarefa custosa pois envolve todas as considerações possível do aplicativo que é dono do formato, por exemplo, verificação de senha, macros, etc, etc, etc. Quando falamos de banco de dados, estamos falando de um sistema otimizado de acesso a dados, que é o que um banco de dados faz, e faz muito bem!

Claro, o Excel pode ser enxergado como um banco de dados usando ODBC (sim, o ADO usa ODBC para isso), mas é uma alternativa, não uma opção. O ideal mesmo é ter os dados num banco de dados pra valer, iniciando pelo Access, indo ao ideal SQL Server, falando no mundo Microsoft.

Ainda disponibilizarei o Modelo Cadastro com o banco em Access. Estou supondo que a diferença será notável, mas por enquanto, vamos ficar no Excel, que é a demanda da maioria por aqui e é a proposta inicial do Modelo, permitir uma aplicação de cadastro usando só Excel.

Espero que ajude.


Responder