Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

Alterando o botão novo do cadastro de clientes

Esclarecimentos e dúvidas sob o Modelo de Aplicativo de Cadastro em VBA no Microsoft Excel publicado no site e blog http://www.tomasvasquez.com.br
macburn
Manda bem
Manda bem
Mensagens: 135
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 7:31 pm

Alterando o botão novo do cadastro de clientes

Mensagem por macburn »

Pessoal, será que vocês poderiam me dar uma força no meu cadastro. É o seguinte, quando clico em "novo", ao invés do programa gerar uma sequencia, eu já tenho uma sequencia pré-definida, ou seja, existem vários números de medicoes onde elas são cadastradas (o cadastro é feito a medida que são realizadas). Então o seguinte, tenho uma caixa que se chama número da medição. O que gostaria de fazer, quando colocar o número da medição a ser cadastrada nesta caixa, ele já preencha na linha desta medicao, não gerando uma linha adicional (nova). Aguardo!
Anexos
Dados.rar
É onde ficam os dados
(79.29 KiB) Baixado 315 vezes
Cadastro_Medicoes.rar
Form cadastro
(51.6 KiB) Baixado 304 vezes


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
Mauro Coutinho
Jedi
Jedi
Mensagens: 1561
Registrado em: Sáb Mar 13, 2010 8:10 pm
Localização: São José dos Pinhais - Pr

Re: Alterando o botão novo do cadastro de clientes

Mensagem por Mauro Coutinho »

macburn, a principio essa alteração não é tão simples como parece, pois a maior parte das rotinas e funções são dependentes uma das outras.

A principio, quanto essa colocação, tenho uma caixa que se chama número da medição, o nome do controle é txtNumeroMedicao aonde é alimentado pelo numero ao carregar o form, procure por ele na rotina e desabilite seu carregamento, quanto a nova numeração, NOVO, vem das linhas :

Dim proximoIndice As Long
'atualiza o arquivo para pegar o próximo registro atualizado
Call AtualizarArquivo(False)
proximoIndice = wsCadastro.UsedRange.Rows.Count + 1
Call SalvaRegistro(proximoId, proximoIndice)
txtCodigoFornecedor = proximoId


Resumindo, para poder Registrar com Códigos pré definidos, alem de ter de desabilitar algumas linhas teríamos de ter o cuidado qto as dependencias uma das outras, e criar uma nova Rotina para guardar o numero digitado em sua caixa de medição, pésquisar pelo mesmo na Coluna A e apos localizado descarregar cada informação em sua coluna correspondente.

Se der uma olhada no tópico (função vlookup via VBA) viewtopic.php?f=5&t=379&start=10, em minha ultima postagem anexei um exemplo que faz esse tipo de procura, seria somente o caso de adaptar para sua necessidade, e se nã o me engano ja postei no forun uma rotina que faz esse tipo de busca, e descarregar os dados.

abraços


macburn
Manda bem
Manda bem
Mensagens: 135
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 7:31 pm

Re: Alterando o botão novo do cadastro de clientes

Mensagem por macburn »

Fala Mauro, como vai, tudo bom? Então, obrigado pelas dicas. Mas a questão é a seguinte, pelos conhecimentos atuais de VBA que possuo, será um tanto dificultoso pra mim fazer estas allterações. Podemos aproveitar esse tópico para tirar uma outra dúvida contigo? É porque o seguinte, como os arquivos já estão anexados, será mais fácil de você dar uma olhada. O que gostaria de fazer, era por exemplo, no campo "data de entrega", aparecer a data atual. Seria possível? Um abraço! Obrigado.


Avatar do usuário
Mauro Coutinho
Jedi
Jedi
Mensagens: 1561
Registrado em: Sáb Mar 13, 2010 8:10 pm
Localização: São José dos Pinhais - Pr

Re: Alterando o botão novo do cadastro de clientes

Mensagem por Mauro Coutinho »

mac, estamos aqui para poder ajudar no que for preciso, pode postar quantas duvidas quiser, que, se eu não puder responder sempre vai ter alguem disposto a colaborar.

De inicio eu pediria que você desse uma olhada nos Tópicos abaixo, e lesse com bastante atenção, alem de outros referentes ao Modelo Cadastro (use a Busca do Forun) :

Principais Mudanças do ModeloCadastro V3:
viewtopic.php?f=5&t=366
Baixe o arquivo e imprima.

v.3 MIGRANDO:
viewtopic.php?f=5&t=352

O porque começar por esses dois ? Pelo simples fato de um se relacionar a varias alterações que foram implementadas e adaptadas, transformando o Original, e no outro praticamente é um manual, se é que posso chamar assim, bem explicado das mudanças e o que a maior parte dos comandos fazem.

Depois temos o complicador, que não é uma questão simples, pois como se tratam de adaptações personalizadas de cada um, devemos entender um minimo do que estamos fazendo ou pedindo, entender e relacionar as variaveis, tipo : O que quer dizer essas linhas ? pra que servem ?
Const colCEP As Integer = 9
Const colPais As Integer = 10
Dim proximoIndice As Long
proximoIndice = wsCadastro.UsedRange.Rows.Count + 1
Const colPais As Integer = 10

Falo isso porque é mais fácil respondermos a uma duvida, quando a mesma é expecifica, sem ter de refazer o Modelo Inteiro para se chegar aonde queremos, e isso demanda tempo, que na maioria das vezes não dispomos, não me nego a ajudar, mas nem sempre é possivel começar do inicio, quase deu um livro o Topico V3 Migrando.

Mas resumindo, veja que você começou com uma questão do OptionButton "NOVO" e agora está falando em Datas, então sugiro se a questão do desse Tópico foi solucionada abrisse outro com essa questão Data, assim ajuda no sistema de busca quando alguem precisar, alias no Forun tambem tem várias questões sobre Datas que praticamente lhe ajudaria.

Então, só para ilustrar essa sua duvida referente a Data :
Pela Ajuda do proprio Excel, a Função Date retorna a Data atual do Sistema, então, no seu caso :
Quando diz "campo "data de entrega"", você se refere ao Campo na planilha Dados, coluna "DataEntrega" ou ao Campo do Formulário, "Data de Entrega:" que por sua vez está referenciada pelo TextBox "txtPais" ?
Se for para jogar em um Range na planilha, seria : Range("A1").Value = Date
Se for para Carregar automaticamente o TextBox, seria :
txtPais= Date 'Carrega a Data Atual do Sistema, só que aqui teria de alterar todas as referencias nas rotinas pois esse TextBox é alimentado pelas mesmas no carregamento do Form, porisso que digo que temos de saber no minimo deonde veem todos os dados carregados nos forms, e tambem procurar dar os nomes certos aos controles, que ´tenho percebido nas adaptações, não alteram e quando começam os erros é meio complicado achar o fio da meada.

Por hora é só, procure estudar com atenção o que postei, dai continuamos, e pro favor não me interprete mau, é como eu disse ao Luis, a intensão nos Foruns não é dar sómente o peixe, mas precisamos ensinar a pescar tambem.

abraços


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder