Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

Adaptação de código (Uso de colunas com fórmula)

Esclarecimentos e dúvidas sob o Modelo de Aplicativo de Cadastro em VBA no Microsoft Excel publicado no site e blog http://www.tomasvasquez.com.br
lpeixoto92
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 11
Registrado em: Sex Jun 30, 2017 8:48 pm

Adaptação de código (Uso de colunas com fórmula)

Mensagem por lpeixoto92 »

Olá pessoal,

Consegui adaptar esta planilha fantástica para minhas necessidades porém não estou conseguindo resolver uma questão. Preciso de uma planilha de acompanhamento de chamados, onde contém Nº do chamado que funciona como o ID e demais informações como nome da loja, e etc.

Eu preciso que a base de dados esteja na mesma planilha onde eu vou consultar (isso eu ja consegui fazer). Porém na base de dados eu terei uma ou mais colunas que terão fórmulas, só que se as demais colunas como a do ID (NOTA) não tiver preenchida, não quero que apareça como registro, mas está aparecendo la no contador.

Segue em anexo minha adaptação. Se alguém souber como fazer isso salvará minha vida.
Anexos
MdC_FrontEnd ListView.rar
(47.85 KiB) Baixado 356 vezes


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: Adaptação de código (Uso de colunas com fórmula)

Mensagem por webmaster »

Não cheguei a ver o modelo, mas não se guarda dados calculados na base de dados. Quando necessário, você os calcula sob demanda (quando for obter os dados) ou, se for necessário mesmo guardá-los como resultado de uma conta (memória de cálculo), então crie uma coluna tradicional para guardar esse dado.


lpeixoto92
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 11
Registrado em: Sex Jun 30, 2017 8:48 pm

Re: Adaptação de código (Uso de colunas com fórmula)

Mensagem por lpeixoto92 »

Tomás, sei muito pouco de VBA, então desculpe, mas o que citou é muito técnico pra mim Poderia abrir o modelo e ver como funciona? Talvez assim entenda minha necessidade e consiga me ajudar.


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: Adaptação de código (Uso de colunas com fórmula)

Mensagem por webmaster »

Tome como exemplo o seguinte modelo de dados

Produto
id - Numérico
Descrição - Texto
Valor - Numérico

Venda
Id - Numérico
Cliente - Id do Cliente
Produto - Id do Produto
Quantidade - Numérico
Desconto - Numérico


Veja que no valor da venda nunca é guardado no banco de dados. Ele é o resultado do cálculo da soma do valor dos produtos vendidos x a quantidade - o desconto.

Agora, imaginemos que existisse um campo total em vendas. Toda vez que os campos desconto ou quantidade ou o valor do produto mudassem, você precisaria atualizar o total em todas a vendas relacionadas. A chance disso gerar inconsistência é enorme, portanto, sempre precisar saber o valor da venda, você o calcula.

Essa é a idéia


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
Reinaldo
Jedi
Jedi
Mensagens: 1537
Registrado em: Sex Ago 01, 2014 4:09 pm
Localização: Garça - SP / SCS - SP

Re: Adaptação de código (Uso de colunas com fórmula)

Mensagem por Reinaldo »

Em uma estrutura de banco de dados, como representa o modelo, qualquer linha nesse banco representa um registro. Para ter o que explanou (se e que entendi) voce deve:
Deixar em seu banco de dados somente os registros que realmente o são; os demais devem estar em um outro controle.
Ou criar em seu banco um controle que indica se o registro está ativo ou em espera ou cancelado


lpeixoto92
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 11
Registrado em: Sex Jun 30, 2017 8:48 pm

Re: Adaptação de código (Uso de colunas com fórmula)

Mensagem por lpeixoto92 »

Entendi os exemplo, muito obrigado. Me deu uma "luz" aqui, só que agora não sei como é a sintaxe para somente mostrar no formulário os resultados de cálculos que não serão alterados. Por exemplo:

Colunas alteráveis:

Chamado (funciona como o ID), Descrição, Data, Hora, Tipo de Atividade, Nome do solicitante, Status....

Colunas não alteráveis:

SLA... (esta coluna deve calcular o SLA de atendimento em relação à hora do chamado por exemplo), e preciso que esta informação apareça apenas como um textbox desabilitado para a pessoa saber se o SLA expirou ou não.

Como e posso incluir esta informação em meu controle?


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder