Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

Access + VBA Excel Multiusuario - Consultas e Inserts ao mesmo tempo

Esclarecimentos e dúvidas sob o Modelo de Aplicativo de Cadastro em VBA no Microsoft Excel publicado no site e blog http://www.tomasvasquez.com.br
thuleand
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 3
Registrado em: Qua Mar 19, 2014 4:52 pm

Access + VBA Excel Multiusuario - Consultas e Inserts ao mesmo tempo

Mensagem por thuleand »

Boa tarde pessoal!

Estou com uma dúvida, criei um programa de inventário registrando os dados no banco Access.
Ela permite vários usuários digitar a contagem ao mesmo tempo que ela registra o que o user lançou.

Neste momento, a minha consulta é apenas sobre um item e faço recordset.update para replicar o que o usuário lançou naquele registro.

Até aí ela funciona perfeitamente.

O problema é que eu fiz outros forms para consultar o que tem pendente para lançar registros para sabermos quanto itens temos pendente para finalizar o inventário, neste momento faço um "Select count(*) from tabela where condicao = x", como tem usuários fazendo tarefas simultâneas (editando dados com o recordset.update) , essa consulta trava pois um dos registros que seria retornado pode estar sendo editado por algum usuário.

O que eu faço para permitir a inserção dos dados e consulta ao mesmo tempo?

Poderiam me ajudar?


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
Mikel Silveira Fraga
Jedi
Jedi
Mensagens: 1173
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 3:27 pm
Localização: Governador Valadares - MG
Contato:

Re: Access + VBA Excel Multiusuario - Consultas e Inserts ao mesmo tempo

Mensagem por Mikel Silveira Fraga »

Thuleand, boa tarde.

Uma pergunta: quando você abre o Formulário, ele já faz a conexão como banco e, esta, fica aberta enquanto o Formulário estiver aberto?

- Se sim, você poderia trabalhar com abertura e fechamento da conexão a cada ação realizada.
Como seria isso!? A cada ação como banco (select, update, insert ou delete), realizar a conexão no inicio da rotina, fechando ao final da mesma. Dessa forma, é muito complicado ocorrer de mais de um usuário acessar a mesma informação, gerando conflitos.

- Se não, então pode ser feito uma adaptação, onde é validado a abertura do banco. Pode ser por um laço ou através da confirmação do usuário. Para saber como verificar se o banco esta aberto, veja o link Verificar se banco esta aberto na hora de gravar (Maximo Access).

Quaisquer dificuldades, envie o modelo ou algo que se assemelhe, que podemos dar uma olhada.

Abraços e excelente semana.


Ruanderson
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 1
Registrado em: Ter Ago 14, 2018 2:46 pm

Re: Access + VBA Excel Multiusuario - Consultas e Inserts ao mesmo tempo

Mensagem por Ruanderson »

Boa tarde amigo.
Consegue nos repassar o material?


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder