Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

Ajuda para com o formulário pesquisa!

Esclarecimentos e dúvidas sob o Modelo de Aplicativo de Cadastro em VBA no Microsoft Excel publicado no site e blog http://www.tomasvasquez.com.br
Avatar do usuário
Alex Sandro
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 88
Registrado em: Qua Jan 06, 2010 9:39 am
Localização: Inhumas-GO
Contato:

Ajuda para com o formulário pesquisa!

Mensagem por Alex Sandro »

Olá webmaster,
Primeira queria te parabenizar pelo excelente trabalho que você faz com estas planilhas e queria saber também por que várias pessoas tem dificuldades com o formulário pesquisa.
Agora o meu problema:
Eu fiz uma pequena modificação no seu aplicativo para me auxiliar em meu trabalho, mas estou tendo problema com o form pesquisa que não está me retornando os dados que eu peço para filtrar e com meu pouco conhecimento não consegui resolver o problema e uma outra questão é que as datas que eu cadastro está sendo gravadas na planilha em um formato trocado. Estarei colocando o anexo para você verificar onde é que está acontecendo o problema.
Desde já agradeço.
[REMOVIDO]

Cloquei um link, pois o tamanho do arquivo não era permitido aqui no fórum.
No Aguardo.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: Ajuda para com o formulário pesquisa!

Mensagem por webmaster »

Alex,

Ao acompanhar as discussões neste fórum dedicado a planilha, verá que a planilha de dados possui alguns requisitos. Leia-os com atenção. Qualquer coisa, poste a planilha aqui para dar uma olhada.

Abraços


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: Ajuda para com o formulário pesquisa!

Mensagem por webmaster »

Alex,

Vi o link agora. O forum permite sim arquivos, porém somente em .zip ou .rar. Quanto a sites de upload, em muitos lugares eles são bloqueados.

Abraços


Avatar do usuário
Alex Sandro
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 88
Registrado em: Qua Jan 06, 2010 9:39 am
Localização: Inhumas-GO
Contato:

Re: Ajuda para com o formulário pesquisa!

Mensagem por Alex Sandro »

Olá,
Não estava conseguindo comprimir a planlilha para um tamanho que o fórum permite, mas finalmente consegui e estou postando ela agora.
Vlw.
Anexos
Cheques.7z
(233.46 KiB) Baixado 424 vezes


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: Ajuda para com o formulário pesquisa!

Mensagem por webmaster »

Alex,

Não está funcionando porque nenhum filtro foi ajustado. Apesar de você ter mudado a planilha, não mudou o nome dos campos ou dos filtros. Tudo fica na função PopulaListBox dentro do frmPesquisa. É preciso alterar o nome dos campos e filtros conforme os novos nomes das colunas da sua planilha.

Como tinha dito, observe os exemplos modificados do pessoal aqui no forum para ter uma idéia de como fazer as mudanças. De qualquer forma, é preciso alguma experiência em VBA para poder fazer as alterações. Estamos aqui para ajudar.

Abraços


Avatar do usuário
Alex Sandro
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 88
Registrado em: Qua Jan 06, 2010 9:39 am
Localização: Inhumas-GO
Contato:

Re: Ajuda para com o formulário pesquisa!

Mensagem por Alex Sandro »

Olá

Obrigado pela a atenção, este problema do filtro foi resolvido, mas eu tenho uma outra questão a te indagar.
No formulário de cadastro eu tenho um campo onde eu coloco data manualmente, ou seja, sem nenhum tipo de formatação para a mesma, pois bem, quando eu gravo os dados na planilha essa parte onde está a data fica gravada de modo invertido( Ex: digito assim: 05/12/2009 mas na planilha ela é gravada assim: 12/05/2009) e isto eu percebi que acontece quando a data é antes do dia 10, ou seja, do dia 11 em diante ela começa a aparecer da forma que eu digitei e um outro ponto que eu observei também é que quando isto acontece, na listbox ela fica em branco.

Me desculpe pelo incômodo, mas sou iniciante e estou estudando muito para efeito de conhecimento visito sempre o site e o blog para aprender coisas novas e agora descobri este fórum que infelismente não conhecia mas estou lendo tópicos e aprendendo mais.
Obrigado.


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: Ajuda para com o formulário pesquisa!

Mensagem por webmaster »

Alex,

O VBA sempre entende datas no padrão americano. Portanto, ao enviá-lo para a planilha, é preciso formatá-lo como tal. O código abaixo produz o resultado desejado:

Código: Selecionar todos

Range("A1").Value = Format(Me.TextBox1.Text, "mm/dd/yyyy")
Abraços


Avatar do usuário
Alex Sandro
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 88
Registrado em: Qua Jan 06, 2010 9:39 am
Localização: Inhumas-GO
Contato:

Re: Ajuda para com o formulário pesquisa!

Mensagem por Alex Sandro »

Tomás,

Todas suas dicas se encaixaram perfeitamente, mas quanto mais eu acompanho este fórum, aumenta mais ainda minha sede em saber e me surgiram algumas dúvidas que se possível você me responder:
1º- O Excel suporta uma quantidade grande de entrada de dados através destes cadastros?
2º- Tem como modificar aplicativo para rodar em rede com mais de uma pessoa acessando ele simultaneamente?
Bom, por enquanto é isso.

Obrigado.


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: Ajuda para com o formulário pesquisa!

Mensagem por webmaster »

Alex,

1 - Sim e não. Até o 2003, o limite é de 65536. Esse limite aumentou no Excel 2007, mas ainda não faz dele um bom banco de dados. Planilhas com muitos dados tendem a ficar pesadas de carregar e trabalhar, além de ficaram com um tamanho enorme. Portanto, recomendo seu uso para controles simples.

2 - Sim. Ao invés de referênciar a planilha e o arquivo para si mesmo (ThisWorkbook), basta mudar a referência outra planilha que deverá estar aberta enquanto trabalhar com esta, que no caso, deve tratar sua abertura/fechamento.

O mais indicado para isso seria um banco de dados mesmo, com o Access. Estou em dívida com o pessoal do fórum/blog a respeito de portar a planilha para uma versão em que os dados estejam em uma base em Access. Vamos ver se esse ano sai...

Abraços


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder