Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

Habilitar Macros Automaticamente

Dúvidas gerais sobre Excel
fabiodias
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 97
Registrado em: Seg Set 21, 2009 10:25 am

Habilitar Macros Automaticamente

Mensagem por fabiodias »

Olá pessoal!!

gostaria de saber se tem alguma forma de habilitar automaticamente as macros do excel..

fiz um programa aqui no excel para entregar para o pessoal, sendo que cada um vai abrir no seu computador.. e eles não vao saber habilitar a macro.. vao achar que ta com erro a planilha.

entao se tivesse uma forma de abrir o form sem dar o erro de "macro desabilitada"

Desde ja agradeço!!!


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Guima
Consultor
Consultor
Mensagens: 242
Registrado em: Sex Out 30, 2009 6:10 am

Re: Habilitar Macros Automaticamente

Mensagem por Guima »

Ola vc pode criar um certificado para evitar esses problemas. Eu havia respondido isso num topico do forum do Julio Battisti, pena que o forum esta fechado ha alguns dias. De qualquer forma vc devera procurar o arquivo SELFCERT.EXE dentro da pasta Office. Veja esse link, creio que ira te ajudar.
http://pt.kioskea.net/faq/3633-excel-assinatura-digital

Abraco


fabiodias
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 97
Registrado em: Seg Set 21, 2009 10:25 am

Re: Habilitar Macros Automaticamente

Mensagem por fabiodias »

Olá Guima!!

primeiramente obrigado pela informação!

dei uma olhada no site.. fiz todos os passos e testei em outro computador... e ele aparece mesmo assim aquela caixa "opção" para habilitar as macros com assinatura digital.

porque a planilha assim que abre, executa a macro para abrir o formulario tomando toda a tela.. entao o usuario não tem acesso a planilha.. só ao form. Porém com esse negocio de ter que confirmar a habilitar a macro, termina abrindo a planilha para habilitar dando acesso a planilha ao usuário, perdendo o sentido do programa.

entao a idéia seria ao clicar na planilha abrir direto no formulario sem acesso a planilha, que só faria se habilitasse automatico a macro.

se souber de alguma coisa agradeço!

mas mesmo assim agradeço pela ajuda Guima!

abraço!!


Guima
Consultor
Consultor
Mensagens: 242
Registrado em: Sex Out 30, 2009 6:10 am

Re: Habilitar Macros Automaticamente

Mensagem por Guima »

Boa noite Fábio,

O arquivo SELFCERT.EXE precisa ser transportado para todos os PCS que tiverem sua planilha, ou seja, vc irá substituir o arquivo SELFCERT.EXE dos outros computadores pelo que você criou no seu PC, a primeira vez ele irá perguntar e depois NUNCA MAIS.

Eu por exemplo, utilizo um instalador para instalar minha planilha, e ele automaticamente substitui o SELFCERT.EXE nos computadores que eu coloco meu projeto. Mas pode fazer isso manualmente, como te disse, bastando substituir o arquivo SELFCERT.EXE do computador pelo seu. Espero que tenha compreendido, senão poste novamente.

Abraço procê


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


fabiodias
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 97
Registrado em: Seg Set 21, 2009 10:25 am

Re: Habilitar Macros Automaticamente

Mensagem por fabiodias »

Olá Guima!!

essa ideia do instalador parece ser bacana, por que fazer manualmente no meu caso não daria porque nao tenho acesso ao computador do cliente.

entao vou tentar fazer dessa forma sua pra ver..

desde ja agradeço atenção!!

abraços!!!


fabiodias
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 97
Registrado em: Seg Set 21, 2009 10:25 am

Re: Habilitar Macros Automaticamente

Mensagem por fabiodias »

Guima!!

vim lhe pedir socorro mais uma vez..

tentei criar o instalavel para copiar o arquivo na pasta do office pelo programa "Inno Setup" mas não consegui o resultado correto.

tem como voce descrever o jeito que voce faz pra criar esse comando de copiar um arquivo para outra pasta?

abraço!!


Guima
Consultor
Consultor
Mensagens: 242
Registrado em: Sex Out 30, 2009 6:10 am

Re: Habilitar Macros Automaticamente

Mensagem por Guima »

Ola Fábio,

Então camarada, qual instalador vc ta usando, e qual ou quais foram os problemas que vc teve ?

Como eu tenho comentado com o Tomas e outros colegas de fórum em outro tópico, eu estou utilizando o Inno Setup. Como uma boa lida no tutorial vc consegue desenvolver. Dê uma olhada nesse:
http://altieripereira.wordpress.com/200 ... nno-setup/

Se mesmo assim não conseguir criar corretamente, eu postarei um exemplo pra vc ver. Só não o faço agora pq estou meio com pressa.... a patroa tá brava comigo e me obrigando desligar o PC....hehe. Mas acho que não terá muitos problemas.

Abração de Minas !!!


fabiodias
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 97
Registrado em: Seg Set 21, 2009 10:25 am

Re: Habilitar Macros Automaticamente

Mensagem por fabiodias »

uai sô!! hehe

nem me fala que la em casa é a mesma coisa. "desliga esse computadooor!!" hehehe.. por isso so mando daqui do trabalho.

bom Guima.. tentei fazer nesse programa mesmo que voce faz, "Inno Setup", mas no final não vi o resultado aí me estressei e apaguei tudo..

vou tentar fazer dinovo e a dificuldade posto aqui..

abraços de um baiano numa empresa mineira!! hehe


fabiodias
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 97
Registrado em: Seg Set 21, 2009 10:25 am

Re: Habilitar Macros Automaticamente

Mensagem por fabiodias »

ja surgiu a duvida!!

quando instalo o programa que criei no "Inno", coloquei para copiar o arquivo "SELFCERT.EXE" na pasta do "Windows\Prefetch", mas ele não copia só o arquivo na pasta.. ele copia uma pasta com o nome que eu der e dentro dessa pasta que fica o arquivo "SELFCERT.EXE", ou seja, ele não substitue esse arquivo na pasta da pessoa que instalar perdendo a real finalidade.

voce sabe como que faz para copiar o arquivo direto na pasta sem criar uma subpasta??

abraço!!


Guima
Consultor
Consultor
Mensagens: 242
Registrado em: Sex Out 30, 2009 6:10 am

Re: Habilitar Macros Automaticamente

Mensagem por Guima »

Bom dia,

Vamos lá. O arquivo "SELFCERT.EXE" precisa estar nesse caminho: C:\Arquivos de programas\Microsoft Office\Office12

No meu caso meu Office é 2007, e por isso o Office é o 12, se o seu for 2003, creio que será Office11.

Geralmente eu altero o projeto do InnoSetup manualmente e coloco o caminho. Em "Files" eu altero e coloco assim:

Código: Selecionar todos

Source: "C:\MIG\Certificado\SELFCERT.exe.EXE"; DestDir: "C:\Arquivos de programas\Microsoft Office\Office12"; Flags: ignoreversion
Veja só:

Código: Selecionar todos

C:\MIG\Certificado\SELFCERT.exe.EXE"
Essa parte é onde esta o arquivo na minha máquina, para o InnoSETUP copiar o arquivo

Código: Selecionar todos

DestDir: "C:\Arquivos de programas\Microsoft Office\Office12"
Esse já o destino, para onde esse arquivo deverá ser instalado durante a instalação. No meu caso, OFFICE12. E pronto....só mandar compilar.

Dê uma lida mais detalhada naquele link que postei sobre o Inno SETUP, ele não é difícil de trabalhar, e conhecendo um pouco dá pra fazer bastante coisa nele.

Abraço


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder