Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

Melhorando uma planilha de controle de ações

Dúvidas gerais sobre Excel
Henrique Miranda
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 16
Registrado em: Sáb Out 24, 2009 2:10 pm

Melhorando uma planilha de controle de ações

Mensagem por Henrique Miranda »

Prezado Tomás,
Garimpando a internet atrás de soluções encontrei este seu fórum / blog, e fiquei bastante impressionado com a maneira como os assuntos são tratados.
Trabalho na área de qualidade e estou montando uma planilha em excel personalizada para controle de não conformidades e ações. Eu não conheço absolutamente nada de VBA, por isto tento garimpar ferramentas pela net que possam me ajudar.
Eu consegui encontrar rotinas de envio de e-mails semi-automáticas, e consegui adaptá-las à planilha (eu nem sabia que era possível enviar e-mails através do excel...), e fiquei empolgado com a possibilidade de recursos.
Porém percebi também muitas dificuldades por nunca ter treinado em VBA, e gostaria de saber se este fórum poderia me ajudar.
Quando a planilha manda um e-mail, ela atualiza um campo (colunas O e P), que serve como filtro, para que não se envie novos e-mails antes da hora. O envio de e-mails dela funciona da seguinte maneira:
- 1 e-mail e enviado para o responsável executante quando a ação é criada
- 1 e-mail e enviado para o responsável executante quando faltam 7 dias ou menos para a ação vencer
- 1 e-mail e enviado POR DIA (ou cada vez que executo a macro) quando a ação está vencida, e vai 1 email para o executante e 1 email para o gestor (chefe) dele.

Eu gostaria na verdade de fazer algumas melhorias na planilha, para aumentar a segurança do uso da mesma, e reduzir as atividades manuais que precisam ser feitas.

Eu estou anexando a planilha aqui, eliminando os e-mails da pasta de cadastro, para que os usuários também possam utilizá-la caso desejar.