Página 1 de 1

Palavras, palavras...

Enviado: Qua Nov 18, 2009 2:42 pm
por Fuzilli
Obrigado por ter respondido o meu e-mail Tomás!
Então, eu estou com um problema:

Eu preciso criar uma planilha [que eu acho que necessitaria ser bem dinâmica], em que nesta eu possuiria em uma coluna [chamemos de A] que possui em cada uma de suas linhas [são umas 1740 linhas] 1 palavra [não há palavras iguais nesta coluna, embora hajam semelhantes; usei o filtro].
Tenho também numa outra coluna[chamemos de X] apenas de empresas, uma para cada linha.
As palavras precisam ser associadas as empresas por meio de classificações.
obs: uma palavra pode ser associada a muitas diferentes empresas.

Para cada palavra, eu possuo as seguites classificações:
*uma primaria, o Setor[Manufatura ou Serviços];
*uma secundaria [possui infinintas variações, mas listemos 2 Especialidades: Hortifrutigranjeiros e Agronegócio];

obs: uma palavra pode ser de 2 Setores
obs1: uma palavra pode ser de 2 ou mais Especialidades, e estas não precisam ser de um único Setor.

Certo. Existem também 2 outras colunas. Chamemos de colunas Sim e Não.
Na linha 1 destas duas colunas, por exemplo, teríamos [outras]palavras relacionadas a uma única palavra da Coluna A.
Então, cada linha dessas 2 colunas corresponde a um relacionamento com a Coluna A.
obs: não há necessariamente uma única palavra em cada célula destas 2 colunas e as muitas palavras em cada célula são separadas apenas por virgula[,].

O meu objetivo é:
Ao cadastrar uma empresa e as palavras que irá utilizar, verificar quais são os seus objetivos quanto a setor, e especialidade. Estes últimos irão definir quais linhas das colunas "sim" e "não" utilizar, ou permitir o acréscimo de mais palavras na célula ou de linhas, caso não existam as desejadas. Também desejo fazer um sistema de busca pra isto.

Então, por exemplo, uma empresa da Especialidade Agronégocio do Setor de Serviços pode usar as mesmas palavras da Coluna A que a Especialidade Hortifrutigranjeiros do Setor Manufatura, com a sua diferenciação caracterizada pelas colunas SIM e NÂO.

Sou um usuário bem básico de Excel, e não sei se precisarei utilizar de VB pra isso. Uma mão ai! Obrigado!

Re: Palavras, palavras...

Enviado: Qua Nov 18, 2009 4:11 pm
por webmaster
Fuzilli,

Acho que entendi o problema. Porém, ficaria mais claro que você pudesse disponibilizar uma massa de dados pronta para visualizarmos melhor o resultado do que deseja.

Em tempo, acho que vai precisar de um pouquinho de VBA sim, mas vamos tentar simplificar ao máximo tudo bem?

Abraços

Re: Palavras, palavras...

Enviado: Qua Nov 18, 2009 5:02 pm
por Fuzilli
Tenho uma planilha com todas as palavras e variantes do que foi registrado até o momento.
Só que é pouco prática, pois as empresas que utilizam das mesmas palavras com diferentes linhas das colunas SIM e NÃO acabam obrigando o uso da palavra duas vezes. Imagine que se todas as empresas usassem da palavra "caneta", precisaria escrever uma linha para cada empresa toda vez:

|SETOR |ESPECIALIDADE|EMPRESA _|PALAVRA|SIM__________________| NÃO_________________ |
|Manuf. |Papelaria _____|BIC ______|Caneta |Hidrocor ,...___ _______|Tinteiro,Esferografica,... |
|Manuf. |Papelaria _____|Pentel ___|Caneta |Esferografica,... _______|Tinteiro,Hidrocor,... ____|
|Manuf. |Papelaria _____|Parker___ |Caneta |Tinteiro,... ___________|Esferográfica, Hidrocor,... |
|Serviço | Reparo ______|MontBlanc |Caneta |Tinteiro, Esferografica... | _____________________|

Preciso que seja organizada desta maneira:

|PALAVRA| SETORES _____| ESPECIALIDADE | EMPRESAS_________________ |SIM | NÃO |
|Caneta _| Manuf,Serviços | Pap, Rep, ... __| BIC,Pentel,Parker,MontBlanc...| ... |...

(As tabelas SIM e NÃO seriam concentradas também, porém, ao pedir essas
informações de algum meio, talvez VB, cada empresa teria seu filtro, e selecionaria
a informação dentro das células.)

Eu preciso que exista uma única linha para a cada palavra.

No caso de necessitar inserir alguma empresa nova, ao inserir uma palavra, verificar se esta já existe na coluna, e caso exista, que possa escolher das palavras das colunas SIM e NÃO que as outras empresas já usem. Seria bom poder inserir mais palavras, caso não houvessem as desejadas.
Seriam então, umas 1700 palavras.
Dá pra ver que vai precisar usar VBA.

Re: Palavras, palavras...

Enviado: Qui Nov 19, 2009 10:25 am
por webmaster
Fuzilli,

Creio que entendi. Não direi que é impossível fazer o que quer sem VBA, mas do jeito em que estão dispostos os dados, será muito complexo.

Antes de mais nada, é preciso fazer uma normalização desses dados, sob a visão de um banco de dados mesmo. Veja uma explicação disso aqui:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Normaliza% ... o_de_dados

Sem isso, mesmo com VBA vai ficar algo bem "cabeludo". Creio que este é o primeiro caminho para começar a automatizar sua planilha. Uma vez normalizada, podemos começar a aplicar fórmulas e códigos mais facilmente.

Abraços

Re: Palavras, palavras...

Enviado: Qui Nov 19, 2009 1:23 pm
por Fuzilli
Wou. Normalização de dados, heh? Acabei de dar uma olhada. Só uma coisa: Se eu lhe passar os dados que me foram entregues para organizar [por assim dizer], você pode me auxiliar em qual melhor norma eu deveria usar?

Re: Palavras, palavras...

Enviado: Sáb Nov 21, 2009 2:32 pm
por webmaster
Fuzilli,

Não é questão de normas, mas sim de princípios. Da mesma forma que se conduz um projeto,você tem uma fase de análise, entendimento e formatação do problema, para depois começar a resolvê-lo.

Feliz ou infelizmente, não é algo se possa simplesmente "fazer". Vão muitos neurônios queimados para se chegar na solução. Mas, para se ter uma idéia do que se pode fazer no seu caso, poderíamos pensar da seguinte maneira, com base nas informações que disponibilzou:

Um cadastro de setores
Um cadastro de especialidades
Um cadastro de empresas
Um cadastro de palavras
Um cadastro de termos/tipos (no caso, Tinteiro, Esferografica, etc.)

Isso já seria uma normalização. Ou seja, cada dado tem seu significado e pode existir sem depender dos outros. O sistema, no caso, a planilha, terá a responsabilidade de integrar, relacionar e consistir as informações cadastradas para que tenham um sentido para o usuário.

Esse é um caso típico para um banco de dados. Mas aí é outra hostória.

Abraços