Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

como proceder com projetos sem uma estrutura pré definida?

Dúvidas gerais sobre Excel
Edcronos
Manda bem
Manda bem
Mensagens: 122
Registrado em: Qua Abr 02, 2014 2:23 am

como proceder com projetos sem uma estrutura pré definida?

Mensagem por Edcronos »

ola a todos
no no geral eu consigo me virar tanto em formulas quanto em vba tendo uma preferência em usar macros
como não trabalho com isso começo projetos por impulso ou ideias de momento e sem uma forma final , simplesmente vou montando a planilha colocando formulas, escrevendo as macros e cada vez mais adicionando funcionalidades
com isso acaba ficando tudo uma bagunça apesar de até funcionar

pois bem
como se deve proceder para casos desse tipo onde não se tem nem mesmo uma base de como se deve ficar e o funcionamento final ?

vira e volta eu crio funções para me atender já que elas podem ser usadas tanto dentro de macros como em células,
mas uma função por vezes não atende a todos os casos que aparecem e tem que adicionar parâmetros para acomodar as novas

classes podem ser uma boa para manter uma boa organização e controle do projeto, mas e quanto sequer sabemos os rumos que vai tomar?


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: como proceder com projetos sem uma estrutura pré definida?

Mensagem por webmaster »

classes podem ser uma boa para manter uma boa organização e controle do projeto, mas e quanto sequer sabemos os rumos que vai tomar?
Classes são boas para representar objetos de negócio. Um cliente, um produto, uma venda podem ser classes, já que naturalmente tem propriedades (Id, Nome, Razão Social, Valor, Descrição, etc) e também métodos (Atualizar, Vender, Descontar, etc). O mesmo também vale para suas entidades, mesmo que elas tenha um contexto mais técnico. O userForm e um exemplo perfeito. Ele é uma classe que tem propriedades (Caption, Width, Visible) e métodos/eventos (Initialize, Click, QueryClose).

Siga também um bom padrão de nomes para suas planilhas, módulos, forms e classes. Na série de UserForms que estou criando, dou algumas dicas de bons padrões de nomeação:

https://www.youtube.com/playlist?list=P ... BzKvwgOrw0

Dito isto, tente não fazer seu projeto VBA ser muito grande. Se isso acontecer, tem algo muito errado acontecendo.

Att


Edcronos
Manda bem
Manda bem
Mensagens: 122
Registrado em: Qua Abr 02, 2014 2:23 am

Re: como proceder com projetos sem uma estrutura pré definida?

Mensagem por Edcronos »

tente não fazer seu projeto VBA ser muito grande.
como assim não ser muito grande?
é em relação a quantidade de macros ou o tamanho da macro?
Se isso acontecer, tem algo muito errado acontecendo.
mas por que ?
isso não é definido pelas necessidades do projeto em si?

sobre o exemplo de classes dado não se aplica a mim,
mas o maior problema é que quando eu começo não sei quais as interligações e dependências que serão criadas
mas tenho um projeto que quero refazer usando tudo oq já sei, e usando um pouco de classe se bem que por ser algo muito grande eu tenho medo do peso que a sobrecarga vai gerar no funcionamento
Siga também um bom padrão de nomes para suas planilhas, módulos, forms e classes.
kkk aí eu fico devendo
não consigo usar nomes longos, apesar de que tento usar nomes de macros, funções e parâmetros mais descritivos,
mas com variáveis é o caos total "não para mim"
de certa forma em questão de proteção de propriedade é uma vantagem

acho que a maior dificuldade que eu tenho é pq não faço coisas que tem um padrão,
e a adição de funcionalidades em cima de funcionalidades acaba criando uma dificuldade de organização geral

bem, no momento estou meio parado por causa da visão , mas depois eu vou tentar dar uma melhorada em algumas planilhas que eu fiz


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder