Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

FORM no OpenOffice/BrOffice

Dúvidas gerais sobre Excel
veiobilly
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 6
Registrado em: Qui Set 30, 2010 1:57 pm

FORM no OpenOffice/BrOffice

Mensagem por veiobilly »

Boa tarde a todos, terminei a minha lista de ramais em form no excel, funciona perfeitamente, porém ao divulgar a todos da empresa deparei em uma situação que nem me liguei antes, a maioria das máquinas não possuem office, possuem o broffice...

Há alguma forma ou um algum aplicativo que posso utilizar para que meu formulário funcione normalmente no broffice?

Abraços


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
Mauro Coutinho
Jedi
Jedi
Mensagens: 1561
Registrado em: Sáb Mar 13, 2010 8:10 pm
Localização: São José dos Pinhais - Pr

Re: FORM no OpenOffice/BrOffice

Mensagem por Mauro Coutinho »

Até onde eu sei, o Calc que faz parte do BROffice le arquivos do Excel, até ai tudo bem, mas se os mesmos contiverem Macros nativas do Excel sem chance, ele irá abrir o arquivo mas sem a funcionalidade das macros.

O BrOffice tambem tem um editor de macros, mas ainda não tive tempo de lidar com o mesmo, mas em uma rapida olhada existem alguns conceitos diferentes, então se seu aplicativo contiver macros, terá que recria-las para no proprio editor do Calc.

[]s


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: FORM no OpenOffice/BrOffice

Mensagem por webmaster »

Billy,

A melhor forma de saber é, instale o OpenOffice na sua máquina e teste. Os dois softwares conseguem conviver tranquilamente. Além disso, é um bom aprendizado.

Abraços


Avatar do usuário
Mauro Coutinho
Jedi
Jedi
Mensagens: 1561
Registrado em: Sáb Mar 13, 2010 8:10 pm
Localização: São José dos Pinhais - Pr

Re: FORM no OpenOffice/BrOffice

Mensagem por Mauro Coutinho »

Tomas, concordo quando diz que os dois softwares conseguem conviver tranquilamente, mas em questão compatibilidades de Macros, como usam linguagens diferentes MS-VBA e código Basic respectivamente os mesmos não se conversam.

tambem aconselho a instala-lo a titulo de aprendizado, pois pelo que estou vendo não está muito longe de trocarmos o conhecimento de Excel para o mesmo.

Agora quanto a questão das macros, apesar de se encontrar algumas promessas na Net sobre uma possível conversão de MS-VBA para o codigo Basic, ainda não encontrei uma que cumprisse 100%, tem um site que o Adilson indicou no Site da Info que tem um conversor, mas nos testes que fiz não surtiram o efeito esperado, mas não deixa de ser uma boa referencia para quem for iniciar no Calc, com uma relação de algumas diferenças entre algumas instruções :

Convert VBA to OpenOffice Basic
http://www.business-spreadsheets.com/vba2oo.asp

E para quem for iniciar, temos uma outra referencia no site abaixo :
calc basic_- programando macros para suas planilhas
http://br-linux.org/linux/openoffice.or ... _planilhas

Voltando ao assunto do Tópico, tirado da Ajuda do BrOffice :
Macros no Microsoft Office e no BrOffice
O Microsoft Office e o BrOffice.org não executam o mesmo código de macro. O Microsoft Office utiliza o código do VBA (Visual Basic for Applications) e o BrOffice.org utiliza o código Basic baseado no ambiente da API (Application Program Interface) do BrOffice.org. Apesar de a linguagem de programação ser a mesma, os métodos e objetos são diferentes.
Se você utilizar macros em um dos aplicativos e desejar utilizar a mesma funcionalidade nos outros, você precisa editar as macros. O BrOffice.org pode carregar os macros que estiverem dentro de arquivos do Microsoft Office. Assim, será possível exibir e editar o código de macro no editor IDE do Basic do BrOffice.org.


Sendo assim, pelo menos no momento, só recriando a planilha para ser usada com o BrOffice.

[]s


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder