Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

[RESOLVIDO] Log de alteração

Dúvidas gerais sobre Excel
reinaldo.silva
Manda bem
Manda bem
Mensagens: 137
Registrado em: Ter Mai 11, 2010 12:00 pm

[RESOLVIDO] Log de alteração

Mensagem por reinaldo.silva »

Dae gente, ja pesquisei um monte mas não consegui achar alguma coisa para me ajudar se alguém puder...valeu
Preciso de um código que grave todas as alterações feitas em uma determinada planilha mostrando inclusive o usuário da rede...

Valeu gente muito obrigado
Editado pela última vez por reinaldo.silva em Qui Fev 17, 2011 11:26 am, em um total de 3 vezes.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


fabricio_sp30
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 90
Registrado em: Ter Ago 03, 2010 9:40 pm

Re: Log de alteração

Mensagem por fabricio_sp30 »

Reinaldo,
Acredito que essa ira te ajudar. Nao me lembro, mas acho que peguei aqui mesmo no forum.

Excel – Gravando histórico de alterações na planilha
julho 1st, 2008 | by Felipe Dasi |

O código abaixo possibilita gravar as alterações efetuadas em uma planilha do Excel,
gerando um log de alterações. Muito útil quando se quer monitorar e controlar as ações dos usuários em planilhas coorporativas.

Este código deve ser colocado dentro do módulo EstaPasta_de_trabalho (ThisWorkbook).
Lembre-se tambem de criar a pasta Historia, onde o log sera gravado.

Private Sub Workbook_SheetChange(ByVal Sh As Object, ByVal Target As Range)
Dim wsHist As Worksheet, Rng As Range
Set wsHist = Sheets("Historia")
If Sh Is wsHist Then Exit Sub
Set Rng = wsHist.Range("A" & Rows.Count).End(xlUp).Offset(1)
With Rng
.Value = Now
.Offset(, 1) = Sh.Name
.Offset(, 2) = Target.Address
If Target.Cells.Count > 1 Then
.Offset(, 3) = "Valores Alterados"
Else
.Offset(, 3) = Target.Formula
End If
End With
End Sub


Avatar do usuário
Mauro Coutinho
Jedi
Jedi
Mensagens: 1561
Registrado em: Sáb Mar 13, 2010 8:10 pm
Localização: São José dos Pinhais - Pr

Re: Log de alteração

Mensagem por Mauro Coutinho »

Fabricio, é bem interessante esta rotina aindda mais por possibilitar gravar as alterações no proprio aplicativo.

Seguindo no assunto do tópico, resolvi dar mais uma contribuição com outro exemplo que tenho ja ha alguns anos, quando possivel estou revirando meu PC aonde tenho uma gama de arquivos exemplos, nem sei precisar a qde, mas são muitossssss.
Então, como considero um Modelo exemplar, os créditos são para o Daniel Petralanda Santos, resolvi criar um Tópico em Dicas e anexar o arquivo, que acredito servirá de exemplo para muitos.

Vale a pena baixarem e analizarem.
Log com as Alterações nas Planilhas
viewtopic.php?f=17&t=769

abraços


fabricio_sp30
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 90
Registrado em: Ter Ago 03, 2010 9:40 pm

Re: Log de alteração

Mensagem por fabricio_sp30 »

Mauro,
Muito bom esse exemplo.
Gostei da rotina de criptografar os dados. Podemos usar esse recurso de várias formas e aproveitando implementei essa funcionalidade na rotina que havia passado anteriormente. Veja como ficou. Anexo Planilha
1. Qualquer alteração realizada na pasta Entrada, será gravado e criptografado um log de alteração na pasta Log.
2. A visualização dos dados é apresentado no formulário, que realiza a descriptografia ao selecionar uma data.


Abraços,
Anexos
LogAlteracao.zip
Log de Alteração de Dados com encriptação dos dados
(48.91 KiB) Baixado 662 vezes


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


fabricio_sp30
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 90
Registrado em: Ter Ago 03, 2010 9:40 pm

Re: Log de alteração

Mensagem por fabricio_sp30 »

Srs.,
Para ficar mais prático. Após inserir o login e senha os dados são descriptografados para visualização no form. [Arquivo anexo]
Anexos
LogAlteracao.zip
Log de Alteração com encriptação dos dados
(51.38 KiB) Baixado 697 vezes


reinaldo.silva
Manda bem
Manda bem
Mensagens: 137
Registrado em: Ter Mai 11, 2010 12:00 pm

RESOLVIDO - Log de alteração

Mensagem por reinaldo.silva »

fabricio_sp30 escreveu:Srs.,
Para ficar mais prático. Após inserir o login e senha os dados são descriptografados para visualização no form. [Arquivo anexo]
Muito bom este código. Parabéns para todos...era isto mesmo que eu queria...

Abraços


reinaldo.silva
Manda bem
Manda bem
Mensagens: 137
Registrado em: Ter Mai 11, 2010 12:00 pm

Re: Log de alteração

Mensagem por reinaldo.silva »

fabricio_sp30 escreveu:Srs.,
Para ficar mais prático. Após inserir o login e senha os dados são descriptografados para visualização no form. [Arquivo anexo]
Fabricio, cara eu não sou muito bom em vba, eu consigo pegar dados de outra planilha? No lugar de eu usar a planilha (entrada) eu usar uma outra planilha que eu ja tenho pronta?

obrigado e parabéns pelo código


fabricio_sp30
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 90
Registrado em: Ter Ago 03, 2010 9:40 pm

Re: Log de alteração

Mensagem por fabricio_sp30 »

Reinaldo,
Para a rotina de gravação dos logs, abra o VbaProject e verá que as rotinas estão nas pastas Esta_pasta_trabalho e Plan2(Entrada), sendo que essa segunda pode ser inserida na pasta que você tem interesse em gravar os logs.
Abraços,


reinaldo.silva
Manda bem
Manda bem
Mensagens: 137
Registrado em: Ter Mai 11, 2010 12:00 pm

Re: Log de alteração

Mensagem por reinaldo.silva »

fabricio_sp30 escreveu:Reinaldo,
Para a rotina de gravação dos logs, abra o VbaProject e verá que as rotinas estão nas pastas Esta_pasta_trabalho e Plan2(Entrada), sendo que essa segunda pode ser inserida na pasta que você tem interesse em gravar os logs.
Abraços,
Grande Fabricio, cara fiz conforme sua indicação mas acho que meu conhecimentos de VBA são muito fraco rsrs...eu colei o código da plan2(Entrada) dentro da pasta que eu queria exibir os log, mas aparece este erro (wrong number of arguments or invalid property assignment) e aponta a linha log i.
Cara estou enviando a pasta com o código colado na pasta (lotes contábeis manuais) meu... por gentileza da uma olhada se vc entende o erro e me ajuda...valeu cara muito obrigado pela atenção e desculpa a chateação...

Ah, a senha para acessar a planilha lotes contábeis manuais pelo formulário tem que clicar em lotes para postar a senha (@123)
Anexos
CIA 00207 Lotes para postar.7z
(93.65 KiB) Baixado 502 vezes


fabricio_sp30
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 90
Registrado em: Ter Ago 03, 2010 9:40 pm

Re: Log de alteração

Mensagem por fabricio_sp30 »

Reinaldo,
Um conselho. Espero que não me entenda mal.
É super importante , quando se implementa códigos em um projeto já pronto, ter entendimento das funcionalidades e das rotinas que serão implementadas.
Foram indicadas tres rotinas.
-A primeira - tem funcionalidade de gravar os log de alterações realizadas em qualquer pasta, e conforme orientação a mesma deve ser inserida em um local específico e criar uma pasta chamado Historico.

-A segunda - postada pelo nosso amigo Mauro, tem uma funcionalidade de encriptar os dados que achei super interessante e grava os logs em um arquivo texto(txt).

-A terceira - peguei o exemplo que eu havia postado e implementei as rotinas do post do Mauro, gerando assim uma terceira opção. Ou seja com funcionalidades de gravar os logs em uma pasta no mesmo arquivo, encriptar os dados e desencriptar apresentando o log em um LisView no formulário.

Para implementação em seu projeto e conforme sua necessidade ficaria a seu cargo a escolha da melhor forma a te atender. Na sua implementação você esqueceu de algumas rotinas e inseriu parte de outras dentro de rotinas que já estavam com outras funcionalidades em seu projeto. Assim gerou o erro.

Para correção dos erros gerados em sua planilha, com a implementação de Log (verifiquei somente esses recursos), implementei a primeira rotina que como descrito anteriormente tem regras para sua funcionalidade. Desta forma criei a pasta Log e inseri uma rotina no VbaProject em Esta_pasta_trabalho e exclui todas as suas implementações.
A rotina inserida em Esta_pasta_trabalho tem a função de gravar toda e qualquer alteração realizada em qualquer pasta que tenha em sua planilha. Nesta mesma rotina é informado em qual pasta que serão gravados as alterações realizadas. Fiz alguns comentários na rotina, dê uma olhada para agregar conhecimento.
Espero que tenha eu tenha entendido sua necessidade. Anexo arquivo com a implementação.
Abraços.
Anexos
CIA 00207 Lotes para postar.zip
Log de Alterações
(118.3 KiB) Baixado 591 vezes


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder