Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

Duplicidade, data e impressao - Resolvido

Dúvidas gerais sobre Excel
jovemlima
Consultor
Consultor
Mensagens: 247
Registrado em: Ter Jan 05, 2010 7:20 am

Duplicidade, data e impressao - Resolvido

Mensagem por jovemlima »

Ola Tomaz, tudo bem.

Tomaz andei pesquisando mas nao achei nada parecido e gostaria de sua ajuda novamente.
1º Na sua planilha de cadastro, teria como fazer um comando para que seja impossivel inserir dados com os mesmos codigos?
2º Tb na sua planilha em um campo "de data" formular a forma como o usuario deva digitar ex.dd/mm/aaaa e se ele nao digitar assim dar uma messagem de erro?
3º e neste mesmo raciocinio, estipular que se ele deixar algum campo especifico em branco dar outra messagem dizendo para preencher e nao deixar proseguir.
4º Imprimir serta planilha sem que esta abre, mas dando a opção de escolher a impressora.
* Por exemplo este comando faz imprimir outra planilha da planilha que vc esta inserindo os dados:
Sub ImprimirPlan3()
Worksheets("PRONTUARIO").PrintOut
End Sub
* E este faz abrir a escolha da impressora:
Sub Imprime()
Application.Dialogs(xlDialogPrint).Show
End Sub
* Mas os dois juntos nao dei conta.


Sei que isso e possivel no excel por formulas, mas em macros eu nao sei e nao achei nada a respeito.....
Voce poderia me ajudar?

SDS
Luiz
Editado pela última vez por jovemlima em Qui Out 16, 2014 10:05 am, em um total de 1 vez.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: Duplicidade, data e impressao

Mensagem por webmaster »

Luiz,

Vamos lá:

1 - Sim, mas a idéia é que a coluna código seja o principal identificador do registro, garantindo sua unicidade, o que é necessário para efetuar buscas consistentes, como através de um PROCV. Se tiver algum outro padrão de código para inserir, recomendo que o insira a parte do Código original.
2 - Sim, é possível:

Código: Selecionar todos

Private Sub ValidaData()
    Dim EValido As Boolean
    If Not IsDate(Me.TextBoxData.Text) Then
        EValido = False
    Else
        If Len(Me.TextBoxData.Text) < 10 Then
            EValido = False
        Else
            EValido = True
        End If
    End If
    
    If Not EValido Then
        MsgBox "Data no formato inválido. Obrigatório ser dd/mm/yyyy"
    End If
End Sub
3 - Sim:

Código: Selecionar todos

If IsEmpty(Trim(Me.TextBox.Text)) Or Trim(Me.TextBox.Text) = vbNullString Then
     MsgBox "Campo obrigatório"
End If
4 - Sim. Troque a Visibilidade por VBA, mas desative o ScreenUpdating antes disso e reative depois. Provalmente o usuário não verá nada.

Abraços


jovemlima
Consultor
Consultor
Mensagens: 247
Registrado em: Ter Jan 05, 2010 7:20 am

Re: Duplicidade, data e impressao

Mensagem por jovemlima »

Obrigado pela ajuda, mas como meu conhecimento é pouco, não consegui fazer funcionar as formulas, vou anexar a planilha com as auterações que fiz testando. Não coloquei as suas ajudas porque não consegui fazwer nenhuma funcionar.
Se puder me mostrar onde coloco e como agradeço....

* Na pergunta nº 01 me esprecei mal, eu coloquei um campo de codigo chamado de prontuario, para que eu ou outras pessoas possam usar como controle proprio.

Desde já agradeço.

sds
Luiz
Anexos
CADASTRO MODIFICADO.rar
(105.06 KiB) Baixado 284 vezes


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: Duplicidade, data e impressao

Mensagem por webmaster »

Luiz,

Segue o arquivo modificado. Criei a função ValidaDados e concentrei as alterações nessa função.

Abraços
Anexos
CADASTRO MODIFICADO.rar
(99.61 KiB) Baixado 313 vezes


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


jovemlima
Consultor
Consultor
Mensagens: 247
Registrado em: Ter Jan 05, 2010 7:20 am

Re: Duplicidade, data e impressao

Mensagem por jovemlima »

Ola Tomaz.

Ate estava fazendo certo so que eu estava colocando os comandos juntos com os outros, dae nao dava certo e tb notei que houve umas alteraçoes em outras linhas ...legal aprendio mais um pouco. Obrigado.

Mas no caso da duplicidade de codigo ainda nao achei nada a respeito e realmente criei um campo de codigo secundario do seu da planilha e é este que eu queria que nao houvesse duplicidade.

No caso da impressao nao endendi sua explicação. Eu queria imprimir os dadoa da planilha5 , por um botao localizado na planilha1 e tendo a escolha da impressora. os comandos que achei não fazem isso.


Tomaz novamente muito obrigado.

sds
luiz


jovemlima
Consultor
Consultor
Mensagens: 247
Registrado em: Ter Jan 05, 2010 7:20 am

Re: Duplicidade, data e impressao

Mensagem por jovemlima »

Ola Tomaz,

Poderia me ajudar no caso da duplicidade, achei varios topicos que fazem a leitura e exclusão das duplicidades, mas somente direto nas colunas das planilhas. No caso da sua planilha que tem o formulario não achei nada a respeito.
Teria uma maneira de mostrar durante o cadastro uma messagem de duplicidade e não deixar proceguir. Por exemplo:
CódigoN PRONT
2 17964
3 55577
4 17964
6 52894
7 10587
8 52142
9 52294
10 54262
Na coluna "codigo" normal a seguencia nunca ira dar duplicidade, porem na coluna "pront" que o cadastro é aberto, há duplicidades que eu gostaria que no momento do cadastro fosse impedido. Isso no seu exemplo de planilha de cadastro.
Tem como?

SDS
Luiz


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder