Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

Substituir mensagem de erro “#DIV/0!” por Zero.

Dúvidas gerais sobre Excel
Guilherme
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 28
Registrado em: Seg Out 12, 2009 4:33 pm

Substituir mensagem de erro “#DIV/0!” por Zero.

Mensagem por Guilherme »

Tomás, bom dia.
Mais uma vez preciso da sua ajuda.
Tenho uma planilha muito grande, com uma quantidade enorme de valores, alguns interagindo em operações simples como soma e divisão. Meu problema é que em alguns casos ocorrem erros nesses cálculos por conta da divisão com zero no numerador ou denominador. Gostaria de um código que transformasse as mensagens de erro que aparecem nas células, em “0″ (zero). É possível? Seria só alterar o valor da célula de “#DIV/0!” pelo número zero.

A fórmula "É.ERRO" não serve pra mim neste caso, pois são mais de 25 planilhas com muitos valores em todas elas. Existe alguma forma de fazer por Macro?

Muito obrigado pela ajuda mais uma vez!

Abraços

Guilherme


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: Substituir mensagem de erro “#DIV/0!” por Zero.

Mensagem por webmaster »

Guilherme,

Fazer exatamente o que está pedindo, que é ao encontrar um erro na fórmula da célula apresente o valor 0, só mexendo nas células uma a uma e provavelmente a fórmula ÉERROS é a mais indicada. O que pode ser feito para contornar o problema paleativamente é usar formatação condicional, fazendo com que as célular que apresente erros tenham a cor da fonte configurada para ser a mesma da cor de fundo, o que as tornaria invisíveis.

Por exemplo, a configuração da formatação condicional da célula A1 seria feita com a fórmula =ÉERRO(A1) e a fonte configurada para a cor branca por exemplo. Assim, fórmulas que retornassem em erro ficariam invisíveis na planilha. Essa solução tem limitações pois as células continuariam com valores de erro, e não resultados válidos, o que pode atrapalhar outras fórmulas.

Para resolver isso, o jeito seria aplicar a fórmula ÉERROS ou ÉRRO em todas as células que deseja que tenham esse comportamento. Se for o caso, podemos pensar um uma macro que faça isso. O peso desta solução é ter que prever a fórmula toda vez que for necessária a manutenção desta.

Mais informações sobre tratamento de erros no Excel:

http://office.microsoft.com/en-us/excel ... 11033.aspx

Abraços


Guilherme
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 28
Registrado em: Seg Out 12, 2009 4:33 pm

Re: Substituir mensagem de erro “#DIV/0!” por Zero.

Mensagem por Guilherme »

Tomás, muito obrigado.
Vou continuar pesquisando uma solução prática para essa questão.
Encontrando, posto aqui para o conhecimento de todos.

Ah, mais uma dúvida: Voce poderia me recomendar algum material sobre o VBA para inciantes? Estive procurando este tipo de material mas não tenho certeza sobre qual comprar.

Mais uma vez obrigado, e bom dia.


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: Substituir mensagem de erro “#DIV/0!” por Zero.

Mensagem por webmaster »

Guilherme,

É complicado indicar este tipo de coisa pois vai muito do gosto. Porém, tive uma ótima experiência com o curso do Júlio Battisti. É bem completo e o preço é simbólico:

http://www.juliobattisti.com.br/

Abraços


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Guilherme
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 28
Registrado em: Seg Out 12, 2009 4:33 pm

Re: Substituir mensagem de erro “#DIV/0!” por Zero.

Mensagem por Guilherme »

Tomás,

Era justamente esse que eu estava em dúvida sobre a compra. Agora não tenho mais dúvida. Rs.

Obrigado pela ajuda.

Abraços

Guilherme


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder