Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

Instalação Modelo Excel / VBA / MySQL

Fórum para agrupar todas as propostas de modelos de planilhas de Excel que essa comunidade consegue imaginar. Teve uma idéia? Produziu algo bem bacana? Esse é o lugar!

Moderador: Rafael Monteiro

Avatar do usuário
Mikel Silveira Fraga
Jedi
Jedi
Mensagens: 1173
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 3:27 pm
Localização: Governador Valadares - MG
Contato:

Instalação Modelo Excel / VBA / MySQL

Mensagem por Mikel Silveira Fraga »

Bom dia a todos.

Já algum tempo não posto nenhum modelo no fórum, mas isso é devido a correria que estou vivendo na faculdade. Por falar em estudos, precisei desenvolver um projeto para um evento de pesquisa e resolvi utilizar o Excel-VBA, que já vinha utilizando a algum tempo em projetos no meu serviço, mas ao invés de utilizar o Access como banco de dados, utilizei o MySQL para o projeto.

A planilha foi desenvolvida com base em processos conceituais utilizados para a Administração da Produção, com foco em uma ferramenta específica chamada de MRP (Planejamento das Necessidades de Materiais).

Para o fórum, a ideia maior é de apresentar os recursos utilizados para o desenvolvimento, utilizando neste caso o banco de dados MySQL, que na minha opinião é bastante confiável e seguro, para uso tanto pela Internet, como para Intranet.

Estarei disponibilizando o arquivo via SkyDrive devido seu tamanho. Utilizando um programa de criação de instaladores Inno Setup (viewtopic.php?f=2&t=278#.ULLX_Wesn90), pude incluir o Database MySQL 5 e o Driver ODBC MySQL, sendo que estes dois programas somados possuem aproximadamente 200MB, mas a copilação do instalador reduziu para 11MB. Atualmente a planilha vai funcionar em Sistemas com Win32, pois não consegui configurar um instalador para que o MySQL rodasse em Sistemas Win64. Já estou estudando a possibilidade de disponibilizar um instalador apenas para Win64 e outro Multiplataforma(32 e 64).

Outra coisa que adicionei no instalador é a biblioteca atualizada do MSCOMCTL.OCX. Já discuti sobre o assunto também no fórum (viewtopic.php?f=2&t=2175#p10548) e, para evitar maiores problemas, já adicionei no instalador uma versão atualizada para que os recursos do sistema funcionem sem problema.

Para acesso aos formulários, personalizei as Ribbons (Abas e Botões) do Office 2007/2010, sendo possível sua utilização somente nestas duas versões do Office no momento. Esta personalização foi realizada utilizando recursos XML, que possibilitaram a alteração da estrutura do arquivo Excel, de forma a criar novas abas personalizadas e ocultando o menu padrão do Office. Para acessar esta estrutura dos arquivos, foi utilizado um softwares chamado Office Custom UI Editor, que possibilita a edição das Ribbons 2007/2010 com o uso de comando XML. Estou a algum tempo tentando montar um material sobre esse assunto para divulgação no fórum. Caso se interessem pelo assunto, o programa também estará no SkyDrive para download.

Caso queiram acessar as informaçõs do banco de dados, podem baixar no OneDrive também o programa Heidi SQL. Ele é um administrador de banco de dados MySQL, mas caso queiram, podem utilizar outros de suas preferëncias. Para acesso, basta configurar o programa com as informações abaixo:
- Server: LocalHost ou 127.0.0.1
- Port: 3309
- User: root
- Pwd: 12345

O banco de dados já esta configurado, mas por padrão esta sem informação. O uso da Port 3309 foi feito para se evitar conflito de outros possíveis softwares que estejam utilizando o MySQL como banco de dados. Na realizada, se em seu PC estiver rodando um serviço MySQL, a instalação vai gerar outro serviço, específico para a planilha e não dará conflito com o outro, pois a Port Default do MySQL é a 3306. O mesmo irá ocorrer com o Drive ODBC MySQL, pois já esta com uma configuração personalizada para o projeto.

Segue link para download do material.
Projetos Excel-VBA-MySQL

Bem galera, é isso. Vou ficando por aqui e se tiverem dúvidas, podem entrar em contato.

Abraço a todos.
Editado pela última vez por Mikel Silveira Fraga em Dom Mai 08, 2016 11:37 pm, em um total de 2 vezes.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
LEANDRO ALVES
Manda bem
Manda bem
Mensagens: 161
Registrado em: Dom Jul 25, 2010 7:41 pm

Re: Instalação Modelo Excel / VBA / MySQL

Mensagem por LEANDRO ALVES »

Ficou excelente Mikel :D Parabéns!


Avatar do usuário
Mikel Silveira Fraga
Jedi
Jedi
Mensagens: 1173
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 3:27 pm
Localização: Governador Valadares - MG
Contato:

Re: Instalação Modelo Excel / VBA / MySQL

Mensagem por Mikel Silveira Fraga »

Valeu Leandro.

Ainda tem algumas coisas que pretendo fazer neste modelo, como uma configuração de rede, para que o mesmo sistema esteja instalado em um servidor e outros terminais estejam configurados para acesso via Intranet, controle de usuários para os Ribbons e outros detalhes que ajudam no desempenho do sistema.

Com o tempo vamos trabalhando.

Abraços e obrigado cara.


quenio
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 31
Registrado em: Qui Jul 05, 2012 10:13 pm

Re: Instalação Modelo Excel / VBA / MySQL

Mensagem por quenio »

coloquei ele em modo remoto e em rede você quer o codigo ?


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
PRMPOKER
Consultor
Consultor
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 04, 2012 8:57 am

Re: Instalação Modelo Excel / VBA / MySQL

Mensagem por PRMPOKER »

Bom dia quenio, tudo bem? Disponibiliza aí pra gente.
Mikel, parabéns pelo belo trabalho.
Um abração.


Avatar do usuário
Mikel Silveira Fraga
Jedi
Jedi
Mensagens: 1173
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 3:27 pm
Localização: Governador Valadares - MG
Contato:

Re: Instalação Modelo Excel / VBA / MySQL

Mensagem por Mikel Silveira Fraga »

quenio, boa tarde.

Pode mandar sim, acho interessante ver o resultado da experiência dos outros nesse trabalho.

PRMPOKER, vlw cara. Estou aprendendo ainda e tenho coisa D+ para aprender. Infelizmente, por não ter nenhum bom curso onde moro e não conhecer ninguem que saque de VBA, eu tive mta dificuldade no início.

Minha salvação foi o Tomas e todos do fórum, que com todas as dúvidas e ajudas, consegui me desenvolver mais e mais.

Outra coisa, vou disponibilizar em anexo o arquivo .iss (extensão Inno Setup), pois algumas pessoas gostariam de dar uma olhada no script do instalador. Segue o anexo. Em conjunto seguem os arquivos em lotes (.bat) e a versão do MSCOMCTL.OCX, pois são executados alguns outros scripts junto da instalação.

Vlw a todos.
Anexos
instalador.zip
(466.32 KiB) Baixado 558 vezes


quenio
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 31
Registrado em: Qui Jul 05, 2012 10:13 pm

Re: Instalação Modelo Excel / VBA / MySQL

Mensagem por quenio »

ola mikel,estou tendo alguns problemas na criação de tabelas,você pode me passar seu usuario de adm no banco de dados,estou adaptando sistema de login e senha

att


Avatar do usuário
Mikel Silveira Fraga
Jedi
Jedi
Mensagens: 1173
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 3:27 pm
Localização: Governador Valadares - MG
Contato:

Re: Instalação Modelo Excel / VBA / MySQL

Mensagem por Mikel Silveira Fraga »

quenio, boa noite.

Cara, vc me pegou com esse teu pedido. Agora que eu percebi que o usuário administrador root, não esta configurado com todos os privilégios. Por este motivo vc não consegue criar uma nova tabela. Vacilo meu...

Bem, fiz uma pesquisa pra tentar restaurar as configurações, mas devido ao pouco tempo para dedicar a isso, preferi atualizar o instalador para download com o usuário root com permissão total.

Salve o arquivo do excel que vc modificou, desinstale e instale novamente o sistema, substituindo posteriormente o arquivo .xlsm q vc modificou.

Já esta disponibilizado para download a versão atualizada, ok.

Foi mal o trabalho e vlw pela dica, pois nem eu havia percebido que tinha deixado o usuário administrador sem privilégios totais.

Abraços.


quenio
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 31
Registrado em: Qui Jul 05, 2012 10:13 pm

Re: Instalação Modelo Excel / VBA / MySQL

Mensagem por quenio »

que isso mikel, tentei por comandos aqui, mas não consegui dar privilégios de tabela, fico a sua disposição oks


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder