Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

Modelo Cadastro v1 (sem SQL)

Esclarecimentos e dúvidas sob o Modelo de Aplicativo de Cadastro em VBA no Microsoft Excel publicado no site e blog http://www.tomasvasquez.com.br
Avatar do usuário
Mikel Silveira Fraga
Jedi
Jedi
Mensagens: 1173
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 3:27 pm
Localização: Governador Valadares - MG
Contato:

Modelo Cadastro v1 (sem SQL)

Mensagem por Mikel Silveira Fraga »

Bom dia a todos os amigos do fórum, tudo bem?

Bem galera, estou abrindo esse tópico hoje, para compartilhar uma experiência que tive no final de Julho/2015, mas por correria da vida, apenas hoje consegui um tempo.

Na última semana de Julho/2015, tive uma nova experiência ao Ministrar um Curso/Treinamento de VBA Básico, e tenho que admitir que gostei muito de ter vivido a oportunidade.

Como o treinamento teve um conteúdo básico de VBA, utilizei a planilha de Modelo de Cadastro de Fornecedores daqui do fórum, porém a versão 1. Essa escolha se deu ao fato de ter sido o modelo mais simples para demostração de um sistema completo de cadastro. Mas, ainda no arquivo original do fórum, é utilizado a Linguagem SQL para realização dos filtros, no formulário de Pesquisa. Essa foi uma das modificações que fiz na planilha, pois SQL não foi abordado no treinamento.

Nesses arquivos (anexos), eu consegui estrutura toda a consulta do formulário de Pesquisa, utilizando apenas os recursos básicos de programação (functions, loops, ifs, etc), inclusive tendo a possibilidade de ordenação dos resultados (crescente/decrescente).

Como sempre tive ajuda no fórum, quando estava aprendendo sobre VBA, me sinto muito honrado em divulgar esse material com todos, lembrando que mantive todos os direitos autorais nos comentários dos arquivos.

Por uma questão de necessidade, o mesmo arquivo foi feito de duas formas, conforme descrito abaixo:

- Cadastro Arquivo Único: neste anexo, foi gerado um arquivo único (conforme original) para a manipulação dos formulários (front-end) e do banco de dados (back-end). Neste arquivo, o formulário de Pesquisa já esta operando sem a utilização da Linguagem SQL;
Cadastro Arquivo Unico.zip
Modelo Cadastro Fornecedor em um único arquivo.
(53.95 KiB) Baixado 3481 vezes
- Cadastro Arquivos Separados: neste outro anexo, foi gerado arquivos separados, onde um é feito o acesso aos formulários (front-end) e o outro possui apenas o armazenamento dos dados (back-end). Durante o curso, surgiu a necessidade dos alunos em entender a possibilidade de se trabalhar com o cadastro via rede, motivo pelo qual gerei um modelo dos arquivos separados.
Cadastro Arquivos Separados.zip
Modelo Cadastro Fornecedor em arquivos separados.
(48.7 KiB) Baixado 3414 vezes
Além do Modelo de Cadastro, também quero deixar aqui uma listagem das fórmulas do MS Excel (se, somase, indice, corresp, etc), onde é feita uma comparação dos comandos em Português/Inglês. O intuito desse arquivo é de ser um guia, para a utilização da instrução WorksheetFunction, que permite o uso das fórmulas conhecidas do MS Excel via VBA. Acredito que a lista tenha sido gerada para o MS Excel 2003 e, por esse motivo, talvez não esteja completa com todas as fórmulas existentes nas versões atuais do MS Excel.
Lista WorksheetFunction.zip
Lista das Fórmulas do MS Excel para uso com WorksheetFunction.
(51.83 KiB) Baixado 2585 vezes
Apesar de não ser nada novo no fórum, espero que todos gostem do material e que, de alguma forma, seja útil para aperfeiçoamento/estudos dos membros deste fórum, o qual tenho o grande prazer de fazer parte.

Um forte abraço a todos e excelente semana!!!


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: Modelo Cadastro v1 (sem SQL)

Mensagem por webmaster »

Mikel,

Bem... ficou lindo!! Que mais posso dizer?

A iniciativa foi fantástica e agradeço por isso. Como recomendação para a aula, caso se repita e espero que sim, para pesquisas mais simples costumo utilizar este formulário:

http://www.tomasvasquez.com.br/blog/mic ... sa-parte-2

Atende muito bem a muitos casos e é VBA puro.

De resto, posso publicar esses artefatos no blog? Na realidade queria que você entrasse como autor do artigo. Que tal?

Att,


Avatar do usuário
Mikel Silveira Fraga
Jedi
Jedi
Mensagens: 1173
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 3:27 pm
Localização: Governador Valadares - MG
Contato:

Re: Modelo Cadastro v1 (sem SQL)

Mensagem por Mikel Silveira Fraga »

Fala Tomas, tudo bem?

Nossa cara, fiquei muito feliz em ver o seu comentário. Que bom saber que estou seguindo o caminho correto para ajudar todos no fórum.

Bem, o modelo que você postou o link já esta na lista e com certeza vai ir para o próximo curso, já programado entre Dezembro/2015 e Fevereiro/2016.

Em relação a publicação, meu amigo, é uma honra e vai ser muito bacana poder ser o autor do artigo. Realmente estou muito feliz pelo reconhecimento.

Se precisar de mais alguma informação para a publicação, estou a disposição.

Abraços e se cuida.


Avatar do usuário
Mikel Silveira Fraga
Jedi
Jedi
Mensagens: 1173
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 3:27 pm
Localização: Governador Valadares - MG
Contato:

Re: Modelo Cadastro v1 (sem SQL)

Mensagem por Mikel Silveira Fraga »

Boa tarde Tomas, tudo bem?

Cara, ontem recebi uma notificação do blog, falando do post adicionado sobre esse tópico.

Muito obrigado pela moral e reconhecimento. Ficou muito bacana.

Abraços e excelente semana.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Gustavo
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 2
Registrado em: Qui Out 15, 2015 11:09 am

Re: Modelo Cadastro v1 (sem SQL)

Mensagem por Gustavo »

Boa tarde, tudo bem?

Obrigado por compartilhar este material, muito bom, me ajudou muito. Estou com uma dificuldade e preciso ajuda dos amigos.

O que pode se feito para deixar o arquivo do Cadastro Arquivo Único mais rápido quando estou usando aproximadamente 2000 linhas (2000 linhas com valores)?

Muito Obrigado.


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: Modelo Cadastro v1 (sem SQL)

Mensagem por webmaster »

Gusvato,

Tenho que admitir que você levantou um ponto muito interessante, que é a performance deste aplicativo. Entretanto, este é um problema geral e acredito que mereça ter um tópico exclusivo para ele. Pode fazê-lo?

Att


Avatar do usuário
Mikel Silveira Fraga
Jedi
Jedi
Mensagens: 1173
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 3:27 pm
Localização: Governador Valadares - MG
Contato:

Re: Modelo Cadastro v1 (sem SQL)

Mensagem por Mikel Silveira Fraga »

Tomás e Gustavo, boa noite.

Conforme orientação, abri um novo tópico sobre o assunto na seção de Tutoriais e Dicas. Segue link abaixo: Espero que gostei do assunto e da abordagem realizada.

Abraço aos dois e excelente final de semana.


Dionatas Gobbo
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 2
Registrado em: Seg Nov 02, 2015 7:29 pm

Re: Modelo Cadastro v1 (sem SQL)

Mensagem por Dionatas Gobbo »

Me Ajudem

Mikel e Tomaz


Montei uma Agenda de Cadastro de Motorista mas não está dando certo na Userform do Filtro :cry: :cry:

Teria como me dar uma ajuda na para o Botão Exportar funcionar e os Filtros :?:

falta só isso para Terminar meu Projeto.

:D :D :D
Anexos
Agenda Motorista.zip
(204.89 KiB) Baixado 682 vezes


Avatar do usuário
Reinaldo
Jedi
Jedi
Mensagens: 1537
Registrado em: Sex Ago 01, 2014 4:09 pm
Localização: Garça - SP / SCS - SP

Re: Modelo Cadastro v1 (sem SQL)

Mensagem por Reinaldo »

Qto ao btn fitrar, aparentemente o erro deve-se a falta de um elemento de chamada da rotina PopulaListBox
Altere a rotina conforme abaixo e teste:

Código: Selecionar todos

Private Sub btnFiltrar_Click()
Call PopulaListBox(caixa_nome.Text, caixa_cpf.Text, caixa_telefone.Text, caixa_email.Text, caixa_cidade.Text, vbNullString)
End Sub
Quanto a Exportar: Exportar o que? Como Para onde?


Dionatas Gobbo
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 2
Registrado em: Seg Nov 02, 2015 7:29 pm

Re: Modelo Cadastro v1 (sem SQL)

Mensagem por Dionatas Gobbo »

Reinaldo escreveu:Qto ao btn fitrar, aparentemente o erro deve-se a falta de um elemento de chamada da rotina PopulaListBox
Altere a rotina conforme abaixo e teste:

Código: Selecionar todos

Private Sub btnFiltrar_Click()
Call PopulaListBox(caixa_nome.Text, caixa_cpf.Text, caixa_telefone.Text, caixa_email.Text, caixa_cidade.Text, vbNullString)
End Sub
Quanto a Exportar: Exportar o que? Como Para onde?

Exportar em Excel, como o Maikel mandou nos Artigos anteriores de Exemplos, digitava o nome a cidade o próprio filtro puxava as linhas, ai você clicava em exportar o Arquivo gerava outra planilha (pasta 1) com o filtro que voce selecionou.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder