Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

Office 32bits no Windows 64bits [RESOLVIDO]

Dúvidas gerais sobre Excel
Avatar do usuário
netocasaroli
Consultor
Consultor
Mensagens: 219
Registrado em: Seg Mai 11, 2015 5:24 pm
Localização: Londrina-PR

Office 32bits no Windows 64bits [RESOLVIDO]

Mensagem por netocasaroli »

Galera...

Passei a ter um problema com meus projeto em alguns clientes e preciso de um help... Antes de mais nada, utilizo Office 365 2016 32bits e Windows 10 64bits.

Quando utilizo a biblioteca MSCOMCTL.OCX e tento abrir o arquivo em computadores com Windows 32bits, o Excel retorna erro de referência ausente. Isso não ocorria até poucos dias atrás, mas não fiz nenhuma instalação diferente no Windows ou no Office. Tentei excluir o registro da biblioteca na pasta SysWOW64 e excluir o arquivo, e manter apenas na System32. Dessa forma, não consigo registrar. Se mantenho nas duas pastas, mas registro como ADM apenas na System32, o Excel referencia ela na SysWOW64. Se registro, apago (ou inutilizo o arquivo) em SysWOW64, o Excel continua referencia em SysWOW64, mesmo eu adicionando manualmente direto da pasta System32.

O fato é que de forma alguma consegui fazer com que meus projetos rodem nos clientes com Windows 32bits.

Alguém tem uma luz para isso???
Editado pela última vez por netocasaroli em Seg Fev 15, 2016 11:05 pm, em um total de 1 vez.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
Mikel Silveira Fraga
Jedi
Jedi
Mensagens: 1173
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 3:27 pm
Localização: Governador Valadares - MG
Contato:

Re: Office 32bits no Windows 64bits

Mensagem por Mikel Silveira Fraga »

Fala Neto, blz.

Cara, essa parada de compatibilidade é muito estressante mesmo. Já me deparo com erros assim desde 2010 e até hoje continuo realizando alguns testes com compatibilidade.

Vou dividir contigo algumas regras que aprendi com o tempo e talvez funcionem com você. Vamos primeiro seguir a estrutura de permissão de uso das bibliotecas Ocx:
- Windows: toda a base de desenvolvimento de Componentes Ocx/COM, vem da estrutura de processadores 32 bits. Como já sabemos, uma plataforma Windows 64 bits possui suporte para essa tecnologia, de forma que se possa utilizar normalmente sistemas desenvolvidos em 32 bits;
- MS Office: quando nos deparamos com problemas de compatibilidade de estrutura 32/64 bits, relacionados a Componentes Ocx/COM, o culpado não é o Sistema Windows, mas sim o MS Office. A questão principal é que a Microsoft não oferece suporte de componentes desenvolvidos em plataforma 32 bits, para serem utilizadas em Office 64 bits.

Beleza, talvez essas informações acima não sejam nenhuma novidade, mas existem algumas regras também para a forma como realizar o registro das bibliotecas, conforme abaixo:
- Plataforma 64 bits: quando vamos realizar, manualmente, o registro de Dll/Ocx em alguma versão 64 bits do Windows, para ser utilizado por uma versão do Office 32 bits, o correto é manter as bibliotecas no diretório "SYSWOW64". No momento de se atualizar a biblioteca no Cmd Prompt/Shell Prompt, devemos informar o endereço completo para a ferramenta RegSvr32, conforme modelo.

Código: Selecionar todos

regsvr32 c:\windows\syswow64\mscomctl.ocx
- Plataforma 32 bits: diferentemente da plataforma 64 bits, não é necessário realizar o registro manual, informando o endereço completo. Mas adotar esse procedimento, é considerado uma boa prática de programação.

Código: Selecionar todos

regsvr32 c:\windows\system32\mscomctl.ocx
Neto, existe também a questão de compatibilidade no uso de Declarações de API´s, mas pela descrição de seu erro não é o caso. Porém, talvez vale a pena dar uma olhada.
Não sei se as explicações serão uteis pra você, mas espero ter auxiliado de alguma forma. Precisando, estamos a disposição.
Abraços.


Avatar do usuário
netocasaroli
Consultor
Consultor
Mensagens: 219
Registrado em: Seg Mai 11, 2015 5:24 pm
Localização: Londrina-PR

Re: Office 32bits no Windows 64bits

Mensagem por netocasaroli »

Mikel,

Obrigado pelas dicas!!! Sempre muito bem-vindas e muito pertinentes.

Na verdade o que me causou certo espanto em tudo isso foi o fato de o problema começar recentemente. Tenho um cliente fixo e já há algum tempo estamos trabalhando no mesmo projeto, fazendo inclusões, novas rotinas, etc... Esse arquivo é distribuído em alguns computadores. Os registros da biblioteca MSComctlLib foram feitos em todos os computadores que apresentaram problemas pela primeira vez e depois nunca mais ocorreu problema algum desse tipo. Nesse projeto eu já utilizava várias ListViews. Não acrescentei nenhum objeto dessa biblioteca. De repente, alguns computadores apresentaram o erro. Daí... Regsvr32 neles!!! Mas não adiantava. Tinha que acessar o VBE em cada PC, remover a referência ausente e selecionar novamente. Mas a cada novo arquivo enviado, o processo tinha que ser repetido. Mas não em todos os computadores, mas, aparentemente, apenas nos que possuem Windows 32bits (detalhe: nenhum possui Office 64bits).

Pois é... c'est la vie!!!

Continuarei tentando corrigir, mesmo porque não tenho outra opção... rsrs...

Um abraço meu amigo!!!


Avatar do usuário
Mikel Silveira Fraga
Jedi
Jedi
Mensagens: 1173
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 3:27 pm
Localização: Governador Valadares - MG
Contato:

Re: Office 32bits no Windows 64bits

Mensagem por Mikel Silveira Fraga »

Neto, boa noite.

Então vou para uma próxima análise. Você disse acima que o Windows utilizado era o 10. Se for isso mesmo acredito que o link não vai lhe ajudar. Agora, se estiver utilizando essa planilha com o Windows 7, veja o link abaixo:
- Versão Biblioteca MsComCtl

Veja se isso vai lhe dar alguma ajuda.

Abraços cara!!!


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
netocasaroli
Consultor
Consultor
Mensagens: 219
Registrado em: Seg Mai 11, 2015 5:24 pm
Localização: Londrina-PR

Re: Office 32bits no Windows 64bits

Mensagem por netocasaroli »

Boa noite Mikel,

De fato, era a questão da versão. Atualizei tudo com a mesma versão e o problema acabou. Valeu mesmo meu irmão!!!!

Aproveito para colaborar com o fórum e disponibilizo aqui a versão 6.1.9846.

Um abraço!!
Anexos
MSCOMCTL.OCX_v6.1.9846.rar
(400.07 KiB) Baixado 656 vezes


Avatar do usuário
Mikel Silveira Fraga
Jedi
Jedi
Mensagens: 1173
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 3:27 pm
Localização: Governador Valadares - MG
Contato:

Re: Office 32bits no Windows 64bits

Mensagem por Mikel Silveira Fraga »

Muito bem Neto.

Já baixei a biblioteca atualizada.

Não imaginei que já teria uma nova versão da mesma, mas bom saber. Assim estarei sempre acompanhando as atualizações da mesma.

Forte abraço meu amigo e excelente final de semana.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder