Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

formulário de pesquisa vba

Esclarecimentos e dúvidas sob o Modelo de Aplicativo de Cadastro em VBA no Microsoft Excel publicado no site e blog http://www.tomasvasquez.com.br
Silmar Carvalho
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 19
Registrado em: Sex Set 18, 2009 8:16 pm
Localização: Pelotas - RS

Re: formulário de pesquisa vba

Mensagem por Silmar Carvalho »

Tomás,

Desculpe minhas limitações não pude fazer o que você solicitou (baixar planilha no computador c/windows 98) porque a mesma esta compactada e lá não temos e não podemos instalar nada.
Fiquei pensando quando li um comentario seu aqui no fórum sobre as vantagens de utilizar o ADO e SQL que se entendi não é um recurso de VBA, fato que me levou a imainar que pode haver alguma restrição por parte de minha empresa para acessar estas estruturas (ADO e SQL ), visto que sei que a mesma utiliza estes recursos em seus sistemas. Seria uma possibilidade?
Enfim creio não ter jeito mesmo, fica então infelizmente uma ultima opção para mim, saber se podes me ajudar a adaptar a do Ricardo Horta a buscar (pesquisar) de uma forma mais prática?

abraços

Silmar Carvalho


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: formulário de pesquisa vba

Mensagem por webmaster »

Silmar,

Sim e não. O ADO (ActiveX Data Objects) faz parte integrande do Windows já faz muito tempo. Veja mais informações nos links abaixo:

http://support.microsoft.com/kb/183606
http://en.wikipedia.org/wiki/ActiveX_Data_Objects

Mesmo o sistema mais simples utiliza esta biblioteca para acesso a dados (exceto aqueles que acessam arquivos texto, o que tem ficado cada vez mais raro atualmente). Como disse anteriormente, as funcionalidades do ADO que utilizo na planilha requerem a versão 2.5 ou superior. Porém, a versão 2.8 é uma atualização recomendada desde 2003, o que significa que se a atualização do Windows em dia (pelo menos até 2003), esse componente estará lá. Sabendo disso, fiquei tranquilo em utilizá-lo na tela de pesquisa.

Adicionalmente, criei o tutorial abaixo para produzir algo sem ADO no blog como tinha prometido:

http://www.tomasvasquez.com.br/blog/mic ... no-listbox

Quanto ao SQL, não se preocupe. Ele é parte integrante de todo o pacote.

De qualquer forma, vai o link direto da planilha sem zip para download:

http://www.tomasvasquez.com.br/download ... dastro.xls

Abraços


Silmar Carvalho
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 19
Registrado em: Sex Set 18, 2009 8:16 pm
Localização: Pelotas - RS

Re: formulário de pesquisa vba

Mensagem por Silmar Carvalho »

Tomás,

Baixei a planilha novamente conforme orientação. Para não ficar dúvida fiz em duas estações diferentes e em referencias estava selecionado todas refencias iguais as que roda em casa, com exceção que o excel no trabalho é 8.0 / office 8.0 e deu o mesmo problema my array , nas duas máquinas. Creio como voce disse anterirmente ser realmente um problema de ambiente o que não temos como resolver.

A alternativa que fica é aquela do seu tutorial no-list box que já havia visto e achei muito bom para o que preciso, porem não esquencendo sou leigo e insistente e aproveitando sua citação: Para que inventar a roda se ela já existe.
Fiquei com várias dúvidas de como adaptar o no-listbox em sua planilha, o que devo eliminar, como fazer ele ler outra coluna, como ele ira carregar os dados para altereção, como fixar o formulário de pesquisa, enfim sou leio mesmo.

Peço que me ajude a adaptar o no-listbox para sua planilha, se não for pedir d+ talvez você possa públicar uma versão II com este recurso.
Desde de já agradeço e novamente desculpe, não gostaria que pensasse que estou querendo atendimento exclusivo e sim solucionar um problema que talvez outras pessoas possam tambem ter futuramente.

Abraços

Silmar


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: formulário de pesquisa vba

Mensagem por webmaster »

Silmar,

Aí o problema já é outro concorda? Aparentemente, o ADO deixou de ser um problema. No caso do erro na linha do myArray, pode dar mais detalhes de como acontece? Ocorre com qual filtro? Em qual campo?

No caso do filtro com ListBox, sugiro que abramos um outro tópico só para falar disso. Fica mais organizado concorda?

Abraços


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Silmar Carvalho
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 19
Registrado em: Sex Set 18, 2009 8:16 pm
Localização: Pelotas - RS

Re: formulário de pesquisa vba

Mensagem por Silmar Carvalho »

Tomás,

Concordo plenamente! Faz sentido.

Vamos aos detalhes dos erros:( Fiz os teste na sua planilha sem modificações)

Ao Incluir Novo Cadastro
- Mensagem Microsoft Visual Basic = Erro de compilação / Tipo de Automação não suportado pelo VB
- Na programação fica em Azul = Dim result As Vb MsgBoxResult

Ao Excuir Cadastro

mesmo erro acima

Ao Alterar Cadastro

mesmo erro acima

Ao Clicar no botão PESQUISA ainda no cadastro

- Erro de compilação / Não é possível atribuir uma matriz
= em Azul / my Array=rst.Get Rows

abraços

Silmar


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: formulário de pesquisa vba

Mensagem por webmaster »

Silmar,

Tentei simular o erro aqui mas nada do que descreveu ocorreu. Vou montar um ambiente similar ao que apresentou (não prometo para quando) para fazer alguns testes. Apenas confirme as versões do softwares:

Sistema Operacional: Windows 98
Microsoft Office: 2000

Abraços


Silmar Carvalho
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 19
Registrado em: Sex Set 18, 2009 8:16 pm
Localização: Pelotas - RS

Re: formulário de pesquisa vba

Mensagem por Silmar Carvalho »

Tomás,

Fico-lhe grato pelo apoio até aqui fornecido, vou continuar a companhar o forum pois acredito que você criou e disponibilizou para muitos uma fonte de aprendizado, o que vejo como uma atitude positiva e elogiavel.

Segue confirmações solicitadas.

Windows 98

Dados do bloco de notas sobre office:

Offic 97 Standart Edition SR-2
Version=8.0
Platform=x86
ServicePackNumber+Vanilla

Abraços


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: formulário de pesquisa vba

Mensagem por webmaster »

Silmar,

Consegui fazer a planilha funcionar no Excel 97. Segue em anexo para dar uma olhada.

Abraços
Anexos
ModeloCadastro_Excel_97.zip
(51.32 KiB) Baixado 459 vezes


Luciano Ghinzelli
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 4
Registrado em: Seg Dez 07, 2009 8:17 am

Re: formulário de pesquisa vba

Mensagem por Luciano Ghinzelli »

Olá, Tomas e cia!!!
Analizando o Projeto em VBA, procurei adaptá-lo as minhas rotinas...
Então,
Gostaria de encontrar uma forma de redimensionar as colunas do ListBox, de modo que apareça todo o texto existente nas células...

Como fazer isso?

Abraço, a todos!

Luciano


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: formulário de pesquisa vba

Mensagem por webmaster »

Luciano,

Defina a propriedade ColumnWidths. Ela especifica a largura de cada coluna de um ListBox ou ComboBox de várias colunas. As larguras devem ser definidas na ordem e separada por ponto e vírgula, por exemplo: 5;5;10;5. Neste ordem, a primeira coluna tem 5 pixels, a segunda 5 pixels, a terceira 10 pixels e a quarta 5 pixels.

Abraços


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder