Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

Não consigo inserir imagens de acordo com a escolha de multiplos CheckBox - vba excel

Fórum para dúvidas sobre os fundamentos da linguagem de programação Visual Basic no contexto do VBA
Avatar do usuário
LaerteB
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 96
Registrado em: Qui Out 19, 2017 8:20 am

Não consigo inserir imagens de acordo com a escolha de multiplos CheckBox - vba excel

Mensagem por LaerteB »

Boa tarde, Pessoal!

Sou novo neste Fórum e preciso de uma ajuda e não estou conseguindo nem nos fóruns, na net e nem em livros, desta forma colocarei aqui para que se alguém puder me dar uma luz agradeço.

Estou anexando o arquivo (somente é um exemplo), do meu problema, gostaria que quando eu escolho (por ex.) na combo box o número 3 e sinalizo os checkbox E04 e C05 (no formulário) em seguida apertando o botão OK, a figura (imagem3) apareça a imagem de um cabo (que se encontra no arquivo "Imagem" no C:\). Só que com os códigos que implementei não fazem nada, não aparece nenhuma imagem (na caixa de imagem escolhida no combo box). Outra coisa poderá não ser somente duas checkbox que serão assinaladas, podendo ser assinalada somente 1 ou 2 ou 3 ... todas; as imagens totalizando neste exemplo = a 6 que serão escolhidas de acordo com os checkbox assinalados.

Abaixo os códigos do botão OK:

Private Sub CommandButton1_Click()

Dim sPath As String
Dim Image1
Dim Image2
Dim Image3
Dim Image4
Dim Image5
Dim Image6


ckS = UserForm1.CheckBox1.Value
ckI = UserForm1.CheckBox2.Value
ckE = UserForm1.CheckBox3.Value
ckD = UserForm1.CheckBox4.Value
ckC = UserForm1.CheckBox5.Value

ChDrive "C:"
ChDir "C:\Imagens\"

'sPath = ActiveWorkbook.Path & "\.ico"

figura = ComboBox1.Value

Image1 = figura
Image2 = figura
Image3 = figura
Image4 = figura
Image5 = figura
Image6 = figura


If (ckC = True) And (ckD = True) Then
figura = LoadPicture("C:\Imagens\cabo.ico")

End If

End Sub

Agradeço e aguardo alguma luz para o meu problema.

Abraços Laerte.
Anexos
Modelo teste imagens.rar
(16.7 KiB) Baixado 263 vezes


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
LaerteB
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 96
Registrado em: Qui Out 19, 2017 8:20 am

Re: Não consigo inserir imagens de acordo com a escolha de multiplos CheckBox - vba excel

Mensagem por LaerteB »

Pessoal, boa tarde!

Não estou conseguindo arrumar os meus códigos para que funcione, já tentei achar soluções em outros fóruns e nada, em todos informam somente para uma caixa de imagem (daí existem várias maneiras de colocar e alterar as imagens, mas somente com uma caixa de imagem), para o que estou precisando não encontrei uma maneira que não dê erro.. estou torcendo que alguém tenha uma ideia de como resolver esse meu problema, pois acho que exista muitas pessoas que gostariam tb de saber como usar esse recurso... se caso não houver jeito vou ter que mudar o meu projeto e será muito trabalhoso, mas faz parte...

Agradeço e ainda tenho esperança que alguém de vocês possa me dar uma luz.

Laerte.


srobles
Jedi
Jedi
Mensagens: 805
Registrado em: Qua Mai 06, 2015 7:39 pm

Re: Não consigo inserir imagens de acordo com a escolha de multiplos CheckBox - vba excel

Mensagem por srobles »

LaerteB,

Se possível amigo, disponibilize as imagens ou pasta com as imagens.

Apenas tendo seu modelo, sem saber como são os nomes das imagens e sem elas, fica dificil entender sua necessidade.

Abs


Avatar do usuário
LaerteB
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 96
Registrado em: Qui Out 19, 2017 8:20 am

Re: Não consigo inserir imagens de acordo com a escolha de multiplos CheckBox - vba excel

Mensagem por LaerteB »

Srobles, boa noite!

Obrigado por responder, estou enviando em anexo a pasta com as imagens em .rar; para que possa entender o que estou tentando fazer com o meu modelo.

As imagens não ficarão fixas nas caixas de imagens, e sim pode ser aleatórias (ex. caixa de imagem 1 pode ter qualquer um dos .ico que contém na pasta imagens, e todas as caixas serão preenchidas ou pode até ficar com algumas vazias) de acordo com os checkbox que forem selecionados, pode haver muitas variações.

Aguardo a sua análise e posterior resposta; qualquer coisa pode me perguntar sobre o modelo se necessitar.

abraços Laerte.
Anexos
Imagens.rar
(11.99 KiB) Baixado 241 vezes


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


srobles
Jedi
Jedi
Mensagens: 805
Registrado em: Qua Mai 06, 2015 7:39 pm

Re: Não consigo inserir imagens de acordo com a escolha de multiplos CheckBox - vba excel

Mensagem por srobles »

LaerteB,

Favor, me ajude a entender o que os checkbox representam.

O que cada um deles deve fazer e seus respectivos critérios de operação.

Não estou entendendo qual a necessidade dos checkbox relacionados ás imagens.

Todavia, deixo abaixo o modelo editado conforme validação existente.

PS: Alterei o local onde as imagens são obtidas. Agora a pasta com as imagens deve estar no mesmo local da planilha.

Abs
Anexos
Modelo_Imagens.zip
(39.74 KiB) Baixado 254 vezes


Avatar do usuário
LaerteB
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 96
Registrado em: Qui Out 19, 2017 8:20 am

Re: Não consigo inserir imagens de acordo com a escolha de multiplos CheckBox - vba excel

Mensagem por LaerteB »

Bom dia, Srobles.

Primeiramente obrigado pela resposta e as implementações que fez.. mesmo funcionando para figuras fixas, não seria desta forma como deveria funcionar... vou me explicar com mais detalhes o meu projeto.
Teria mais combo box com numerações diferentes (cada um), as imagens (sempre seriam as mesmas, não sendo diferentes para cada combo box) então não daria certo o seus códigos como colocou (já tinha feito um parecido com o seu no projeto e não deu certo dava alguns erros).. o que vai acontecer é o seguinte, quando um combo box (por ex.) tiver selecionado o nº 5 e os checkbox 03,04 e 05 a imagem 5 na caixa 5 seria preenchida, mais um outro combo box tiver selecionado o nº 14 e os checkbox 01, 03, 04 e 05 a imagem 2 na caixa 14 seria preenchida.. e assim por diante.. e as imagens não seriam apagadas das caixas, permanecendo até que o programa fosse fechado (somente).

O que eu queria dizer é o seguinte: as imagens seriam as mesmas (total de 06 neste exemplo) o que mudaria seriam as caixas de imagens e a numeração das combo box; e poderiam ter duas ou mais imagens iguais (ao mesmo tempo) em caixas de imagens diferentes.

Em anexo uma imagem como exemplo acima citado, para melhor visualização.

Espero que consegui ser mais claro em relação a este exemplo de projeto, qualquer coisa pode me chamar, OK.
Agradeço novamente e aguardo o seu parecer.

abraços Laerte.
Anexos
Exemplo 01.jpg
Exemplo 01.jpg (250.17 KiB) Exibido 6079 vezes


Avatar do usuário
LaerteB
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 96
Registrado em: Qui Out 19, 2017 8:20 am

Re: Não consigo inserir imagens de acordo com a escolha de multiplos CheckBox - vba excel

Mensagem por LaerteB »

Oi Srobles.

Desculpe teve um erro de digitação, em vez da imagem 2 na caixa 14, seria imagem 5 na caixa 2 (com o nº 14 selecionado na 2ª combo box).

Laerte.


Avatar do usuário
LaerteB
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 96
Registrado em: Qui Out 19, 2017 8:20 am

Re: Não consigo inserir imagens de acordo com a escolha de multiplos CheckBox - vba excel

Mensagem por LaerteB »

Olá Pessoal!

Alguém tem alguma ideia de solucionar o meu problema, pois até agora não estou conseguindo e meu projeto está atrasando... estou achando que é muito complicado resolver... e até estou pensando refazer essa parte do meu projeto...

Agradeço qualquer ajuda.

Laerte.


Avatar do usuário
Reinaldo
Jedi
Jedi
Mensagens: 1537
Registrado em: Sex Ago 01, 2014 4:09 pm
Localização: Garça - SP / SCS - SP

Re: Não consigo inserir imagens de acordo com a escolha de multiplos CheckBox - vba excel

Mensagem por Reinaldo »

Estou acompanhando o tópico, e ainda não entendi o que realmente deseja. "Carregar" uma imagem e relativamente simples, porem; aparentemente; o difícil e entender as suas variantes.
Lembre-se que você domina o assunto, e deve ter claro em sua mente o resultado esperado; contudo quem pode/deseja lhe auxiliar não tem conhecimento sobre o assunto e também pouco tempo para analisar a fundo; afinal os colaboradores do fórum têm suas atividades diárias, e o auxilio e prestado nas poucas horas vagas.
Seja um pouco mais didático, Algo como:
Combo1 com valor x; Combo2 com valor y --> se nenhum checkbox selecionado o que acontece?
Combo1 com valor x; Combo2 com valor y --> checkbox 1 selecionado o que acontece?....


Avatar do usuário
LaerteB
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 96
Registrado em: Qui Out 19, 2017 8:20 am

Re: Não consigo inserir imagens de acordo com a escolha de multiplos CheckBox - vba excel

Mensagem por LaerteB »

Bom dia, Reinaldo!

Agradeço a sua resposta e vou tentar explicar de outra forma..

Mesmo com uma ou mais Combo Box (cada uma teria valores diferentes uma da outra), conforme fosse selecionado os checkbox uma imagem seria "carregada" (conforme o valor de "uma" (01) combo box, somente uma combo seria marcada para "carregar" a imagem) na caixa de imagem especifica.

Para melhor exemplificar é o seguinte: na combo1 com valor 2 (a outra combo2 não seria selecionada, ficaria em branco) e nenhum checkbox selecionado nada aconteceria (as caixas de imagens ficariam vazias).

Se a combo1 com valor 2 e checkbox 1,3 e 4 selecionados a imagem 4 seria carregada na caixa de imagem 2;

se a combo2 com valor 14 e checkbox 1 e 5 selecionados a imagem 3 seria carregada na caixa de imagem 14;

se a combo1 com valor 5 e checkbox 2 selecionado a imagem 1 seria carregada na caixa de imagem 5.

Enfatizando que se uma combo estiver selecionada a outra combo fica vazia (não será utilizada), e as caixas de imagens poderão ser "carregadas" com imagens iguais (conforme se visualiza na mensagem anterior) ou não dependendo das checkbox selecionadas.

No exemplo que informei somente tem 06 caixas de imagens e uma combo box, mas só tinha colocado assim como um exemplo, e no meu projeto terá muito mais caixas de imagens e imagens propriamente ditas (mais de 20, por isso duas combos por terem funções diferentes); bem outra coisa no código que informei no começo eu fixei o endereço das imagens (figura = LoadPicture("C:\Imagens\cabo.ico")), pois não vão ser alteradas, para que conforme a variação das checkbox informaria o endereço de uma imagem especifica.

Desta forma eu teria várias combinações de checkbox e informaria o endereço de cada uma das imagens de acordo com essas combinações, contudo não estava funcionando os códigos que informei no começo (já tentei de várias formas e não dava certo).

Seria mais fácil se eu colocasse um código para que pudesse abri uma janela do Windows, e daí pudesse selecionar a imagem para a(s) checkbox selecionada(s), mas não é este o caso, quero que quando selecionada(s) a(s) checkbox (conforme a combinação delas) fosse "carregada" uma imagem (que seria fixa sempre que selecionada a combinação da checkbox por ex. 1 e 5).

Desculpe as explicações anteriores, pensei que estava mais claro, mas vejo que não consegui passar o que queria; agora espero que neste texto tenha ficado mais compreensível; caso não por favor me informar.

Muito obrigado pela paciência, e aguardando.

Abraços Laerte.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder