Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

erro na edição de uma StatusBar

Fórum para dúvidas sobre os fundamentos da linguagem de programação Visual Basic no contexto do VBA
pedro_mexico
Consultor
Consultor
Mensagens: 285
Registrado em: Qua Dez 09, 2015 5:54 pm

erro na edição de uma StatusBar

Mensagem por pedro_mexico »

Boa noite amigos.
estou com um problema,tive que formatar o pc, e depois de instalar tudo, nao consigo trabalhar nas configuraçoes de uma statusbar que tenho em um fivheiro.
dá o erro que se ve na imagem que vou colocar em anexo.
se alguem me conseguir ajudar, agradeço
Obrigado
Anexos
ERRO VBA.jpg
ERRO VBA.jpg (926.81 KiB) Exibido 2812 vezes


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
Mikel Silveira Fraga
Jedi
Jedi
Mensagens: 1173
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 3:27 pm
Localização: Governador Valadares - MG
Contato:

Re: erro na edição de uma StatusBar

Mensagem por Mikel Silveira Fraga »

Boa noite/bom dia Pedro, tudo bem?

Cara, esse erro ocorre quando a biblioteca não esta registrada nos Registros do Windows.

Existem duas características de registros:
1ª) Informar ao Windows que aquela biblioteca existe e o local onde se encontra. Pra isso, usamos o RegSvr32 via Cms, ou Shell;
2ª) Existe uma chave que é informada no Registro do Windows, que permite o uso dessas funções adicionais da janela. Quando a mesma não esta informada, esse erro mostrado por você, ocorre.

Existem duas formas de resolver esse problema:
- Localizar essa chave, a qual eu desconheço totalmente e nunca vi ninguém a utilizando de forma individual;
- Ou instalar o Visual Basic 6, que já realiza a instalação dessa chave automaticamente, permitido ao Excel utilizar as funções adicionais dessa janela.

Acredito que essas instruções pode lhe auxiliar de uma forma, ou de outra.

Demais dúvidas, estamos a disposição.

Forte abraço e excelente final de semana.


pedro_mexico
Consultor
Consultor
Mensagens: 285
Registrado em: Qua Dez 09, 2015 5:54 pm

Re: erro na edição de uma StatusBar

Mensagem por pedro_mexico »

boa noite Mikel Silveira Fraga
de facto é estranho, mas mesmo instalando o visual basic 6 como disse o erro continua.
será do Windows7 que tenho instalado??


Avatar do usuário
Mikel Silveira Fraga
Jedi
Jedi
Mensagens: 1173
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 3:27 pm
Localização: Governador Valadares - MG
Contato:

Re: erro na edição de uma StatusBar

Mensagem por Mikel Silveira Fraga »

Pedro, bom dia.

Eu acredito que seja versão da biblioteca.

Ocorre que geralmente a biblioteca "MsComCtl.ocx" é atualizada pelo windows. Quando você instala do VB6, esta instalando uma biblioteca mais antiga e, o instalador do VB6 é parametrizado para não substituir arquivos de versões mais novas, por versões mais antigas.

O código que é registrado no Registro do Windows esta relacionado a versão antiga e, por esse motivo, não vai funcionar com a versão que foi atualizada.

Faça um teste: instale uma cópia do Windows 7 em uma Máquina Virtual, mas tem que ser uma versão do Win7 sem atualizações inclusas. Instale o Office e o VB6 na sequência e teste. Aconselho desativar as atualizações automáticas nessa cópia virtual do Win7. Se funcionar, o problema com certeza esta relacionada a versão da biblioteca.

Solução, mas não aconselhável: pegar a versão da biblioteca que vem no VB6 e substituir em seu sistema. Na pior da hipóteses, pode gerar a parada do funcionamento de algum recurso de seu Sistema Operacional.

Realmente não indicaria a execução dessa solução, mas a decisão fica em suas mãos.

Analise as possibilidades e nos retorne os resultados, caso decida fazer alguma das situações.

Forte abraço.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder